...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Justiça / SP: Justiça Eleitoral inicia preparação de 114 mil urnas para eleições

SP: Justiça Eleitoral inicia preparação de 114 mil urnas para eleições

Somente na capital paulista, serão usados cerca de 30 mil equipamentos

Bruno Boc­chi­ni — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 24/09/2024 — 11:02
São Paulo
Ver­são em áudio
TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica
Repro­dução: © Anto­nio Augusto/Ascom/TSE

A Justiça Eleitoral ini­ciou, nes­ta terça-feira (24), a preparação de mais de 114 mil urnas que serão uti­lizadas nas eleições munic­i­pais de 6 de out­ubro no esta­do de São Paulo. Somente na cap­i­tal paulista, serão usa­dos cer­ca de 30 mil equipa­men­tos.

A par­tir de hoje, os dis­pos­i­tivos começarão a pas­sar pelos proces­sos de ger­ação de mídias, car­ga e lacração. Após o pro­ced­i­men­to, as máquinas pas­sarão a con­tar com os sis­temas eleitorais e dados de eleitores e can­didatos. Já no proces­so de lacração, todas as por­tas de aces­so físi­co serão fechadas com selos espe­ci­ais pro­duzi­dos pela Casa da Moe­da.

O tér­mi­no dos prepar­a­tivos dev­erá ocor­rer até 4 de out­ubro, antevéspera do pleito. “Durante o perío­do de ger­ação de mídias e preparação das urnas eletrôni­cas, a con­fer­ên­cia das infor­mações intro­duzi­das nas máquinas e a ver­i­fi­cação da inte­gri­dade e aut­en­ti­ci­dade dos sis­temas eleitorais insta­l­a­dos podem ser inspe­cionadas por rep­re­sen­tantes do Min­istério Públi­co, da Ordem dos Advo­ga­dos do Brasil (OAB), dos par­tidos políti­cos, das fed­er­ações e col­i­gações”, desta­cou o Tri­bunal Region­al Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), em nota.

As enti­dades fis­cal­izado­ras poderão ver­i­ficar a inte­gri­dade e aut­en­ti­ci­dade dos sis­temas eleitorais, a reg­u­lar­i­dade dos pro­ced­i­men­tos ado­ta­dos para ger­ação de mídias e preparação das urnas, os dados das urnas e a afix­ação dos lacres.

Após essa eta­pa de preparo, as urnas eletrôni­cas ficarão armazenadas e serão trans­portadas para os locais de votação na véspera do pleito. De acor­do com o TRE-SP, não será pos­sív­el uti­lizar os equipa­men­tos antes de 6 de out­ubro, data do 1º turno, porque os sis­temas estão pro­gra­ma­dos para per­mi­tir o fun­ciona­men­to somente durante o dia e horário da votação.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Justiça de SP extingue penas de policiais pelo massacre do Carandiru

Repressão policial a uma rebelião resultou na morte de 111 detentos André Richter — Repórter …