...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Cultura / SP: maior exibição de Adriana Varejão começa hoje na Pinacoteca

SP: maior exibição de Adriana Varejão começa hoje na Pinacoteca

Repro­du­ção: © Rove­na Rosa/Agência Bra­sil

Mostra reúne 60 trabalhos da artista carioca e vai até 1° de agosto


Publi­ca­do em 26/03/2022 — 09:47 Por Elai­ne Patri­cia Cruz – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

A Pina­co­te­ca São Pau­lo inau­gu­ra hoje (26) a expo­si­ção mais abran­gen­te da obra pro­du­zi­da pela artis­ta Adri­a­na Vare­jão. A mos­tra reú­ne mais de 60 tra­ba­lhos da artis­ta cari­o­ca, rea­li­za­dos entre os anos de 1985 e 2022, alguns deles iné­di­tos e pro­du­zi­dos espe­ci­al­men­te para a oca­sião. A expo­si­ção Adri­a­na Vare­jão: Sutu­ras, Fis­su­ras e Ruí­nas fica em car­taz até o dia 1° de agos­to.

Adriana Varejão
Repro­du­ção: Artis­ta cari­o­ca che­ga a São Pau­lo para a mai­or mos­tra de sua obra — Muri­lo Meirelles/Direitos reser­va­dos

As obras vão ocu­par sete salas da Pina­co­te­ca, além de um espa­ço espe­ci­al no Octó­go­no, área cen­tral do museu, que vai exi­bir cin­co tra­ba­lhos, sen­do dois deles iné­di­tos: Moe­dor e Ruí­na 22. Tam­bém esta­rá em exi­bi­ção a obra Ruí­na Bra­si­lis, que foi doa­do pela artis­ta para o acer­vo da Pina­co­te­ca. A cura­do­ria da mos­tra é de Jochen Volz, dire­tor-geral do espa­ço.

“O que para mim é laten­te nes­ta mos­tra é a manei­ra como Adri­a­na Vare­jão tra­ba­lha com a pin­tu­ra pois, des­de o iní­cio, ela segue uma dire­ção que vai além da bidi­men­si­o­na­li­da­de da tela, usa ele­men­tos que rom­pem a maté­ria; são fres­tas, cor­tes, vaza­men­tos que des­cor­ti­nam uma situ­a­ção e dão um novo sig­ni­fi­ca­do, como por exem­plo as ‘vís­ce­ras’ e ‘car­nes’ que se der­ra­mam em mui­tos dos seus tra­ba­lhos”, diz o tex­to do cura­dor, sobre a expo­si­ção.

A obra de Adri­a­na Vare­jão mes­cla ele­men­tos bar­ro­cos com a arte con­tem­po­râ­nea e ques­ti­o­na o pas­sa­do colo­ni­al. Em seu tra­ba­lho, a super­fí­cie da tela não é ape­nas um supor­te: ela é cor­ta­da, racha­da, talha­da e fis­su­ra­da, expon­do suas entra­nhas e vís­ce­ras e adqui­rin­do novos sen­ti­dos.

Além des­ses tra­ba­lhos, esta­rão expos­tos tam­bém os seus famo­sos azu­le­jos. Uma das salas de expo­si­ção esta­rá dedi­ca­da a essas pin­tu­ras influ­en­ci­a­das pela azu­le­ja­ria por­tu­gue­sa, como a ins­ta­la­ção Azu­le­jões, com­pos­ta por 27 telas.

Obras Adriana Varejão
Repro­du­ção: Obra O Ilu­mi­na­do, de Adri­a­na Vare­jão — Pina­co­te­ca de São Paulo/Obras Adri­a­na Vare­jão

Uma outra sala será dedi­ca­da às obras de Vare­jão que ver­sam sobre as fic­ções his­tó­ri­cas, em que ela bus­ca dar novos sig­ni­fi­ca­dos a mapas, pai­sa­gens e inte­ri­o­res do pas­sa­do colo­ni­al. Nes­ta sala será exi­bi­da a pin­tu­ra Autor­re­tra­tos colo­ni­ais, em que a artis­ta dis­cu­te assun­tos rela­ci­o­na­dos à vio­lên­cia raci­al.

Mais infor­ma­ções sobre a expo­si­ção podem ser obti­das no site da Pina­co­te­ca. A Pina­co­te­ca tem entra­da gra­tui­ta aos sába­dos.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 26-03-2024 Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falando sobre a decisão da CCJ durante coletiva. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Deputado fez declaração ao ser questionado sobre prisão de …