...
domingo ,16 março 2025
Home / Política / SP: mais mulheres, negros e reeleitos na Câmara Municipal

SP: mais mulheres, negros e reeleitos na Câmara Municipal

Número de vereadoras eleitas passou de 13 para 20

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/10/2024 — 20:40
São Paulo
São Paulo (SP) 07/10/2024 - Câmara Municipal de São Paulo. Foto: Gute Garbelotto/CMSP
Repro­dução: © Gute Garbelotto/CMSP

Mais mul­heres, negros e reeleitos foi o sal­do da votação para vereador na Câmara Munic­i­pal de São Paulo. Foram eleitas sete mul­heres a mais na com­para­ção com o pleito ante­ri­or, em 2020. Com 16 vereadores negros, são cin­co a mais que na eleição pas­sa­da.

A ren­o­vação das cadeiras foi menor. Na com­para­ção com a leg­is­latu­ra pas­sa­da, quan­do 21 novos nomes foram eleitos, des­ta vez foram 20 vereadores os eleitos que já não estavam na Câmara.

O salto no número de vereado­ras foi de sete novas eleitas, pas­san­do de 13 para 20, o que rep­re­sen­ta 36,3% no total do número de cadeiras no Par­la­men­to da cidade. Entre as mais votadas estão Ana Car­oli­na Oliveira (Podemos), com 129.563 votos; Aman­da Paschoal (PSOL), com 108.654 votos; Lua­na Zarat­ti­ni (PT), com 100.921 votos, e Lua­na Alves (PSOL), com 83.262 votos.

Na com­para­ção com a leg­is­latu­ra ante­ri­or, São Paulo vai con­tar com 16 vereadores negros e par­dos, cin­co a mais que em 2020. Dez se autode­clar­am par­dos e seis, pre­tos. Um can­dida­to se declar­ou amare­lo, Ken­ji Palum­bo (Pode).

Entre os que se autode­clar­am pre­tos estão Lua­na Alves (PSOL), Pas­to­ra San­dra Alves (União), André San­tos (Repub­li­canos), Son­aira Fer­nan­des (PL) e Keit Lima (PSOL).

O número de reeleitos cresceu um pouco na com­para­ção com o pleito pas­sa­do, ape­nas um a mais em relação ao pleito ante­ri­or. Con­seguiram per­manecer no Leg­isla­ti­vo munic­i­pal 35 nomes. Há qua­tro anos, 34 vereadores tin­ham con­segui­do a reeleição.

No bal­anço final, o PT ficou com a maior ban­ca­da, com oito inte­grantes; MDB, PL e União ficaram em segun­do lugar, com sete rep­re­sen­tantes cada, e o PSOL ter­mi­nou com seis lugares, assim como o Podemos. O PP teve qua­tro, PSD, três, Repub­li­canos e PSB com dois. PV, Novo e Rede Sus­tentabil­i­dade ficam com um rep­re­sen­tante cada.

» Confira a lista completa da nova bancada de vereadores e vereadoras de São Paulo clicando aqui.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Congresso e Judiciário retomam sessões após feriado de Carnaval

Pautas incluem LOA, trama golpista, laqueadura e posse no STM André Richter — Repórter da …