...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Educação / SP: sala de alfabetização com mais de 30 alunos terá dois professores

SP: sala de alfabetização com mais de 30 alunos terá dois professores

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Medida foi anunciada pelo secretário de educação, Rossieli Soares


Pub­li­ca­do em 09/02/2022 — 16:27 Por Elaine Patri­cia Cruz – Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

As salas de aula do 1º ano do ensi­no fun­da­men­tal da rede públi­ca do esta­do de São Paulo que tiverem mais de 30 alunos vão ter dois pro­fes­sores. O anún­cio foi feito hoje (9), em entre­vista cole­ti­va, pelo secretário estad­ual da edu­cação, Rossieli Soares.

A decisão foi toma­da após a sec­re­taria decidir colo­car mais de 30 alunos por sala para ten­tar aten­der às cri­anças que não con­seguiram ser matric­u­ladas na rede públi­ca e estão hoje em uma fila de espera.

“Nós temos algu­mas esco­las em que o lim­ite de módu­lo era de 30 alunos e pas­sou a ter 33, por exem­p­lo. Nestes casos, para aten­der e man­ter a qual­i­dade, a sec­re­taria pela primeira vez con­tratará pro­fes­sores extras. Essas tur­mas pas­sarão a ter dois pro­fes­sores na sala de aula, trazen­do a razão de acom­pan­hamen­to pedagógi­co para um número muito mais bené­fi­co ain­da para os nos­sos estu­dantes”, disse Soares.

“Para apoiar a alfa­bet­i­za­ção ness­es casos, por con­ta do aumen­to do módu­lo, vamos con­tratar um pro­fes­sor a mais para a sala de aula, pas­san­do essa tur­ma a ter um suporte pedagógi­co ain­da maior”, acres­cen­tou.

Segun­do o secretário de Edu­cação, se hou­ver neces­si­dade, o gov­er­no de São Paulo pode inclu­sive bus­car novas vagas na rede par­tic­u­lar. “Todas as medi­das serão feitas e não deixare­mos as cri­anças sem esco­las. É uma deman­da impor­tante para essas cri­anças e não deixará de ser aten­di­da. E, se for necessário, inclu­sive, ir atrás de vagas na rede pri­va­da para ter­mos atendi­men­to, nós fare­mos isso”, afir­mou.

Impacto da pandemia

Ontem, o Min­istério Públi­co estad­ual se reuniu com as sec­re­tarias de Edu­cação estad­ual e munic­i­pal de São Paulo e com a Defen­so­ria Públi­ca para tratar a questão.

Segun­do o gov­er­no, a deman­da aumen­tou neste últi­mo ano por causa dos impactos da pan­demia de covid-19. Com a crise econômi­ca cau­sa­da pelo sur­to san­itário, muitos pais não con­seguiram man­ter os cus­tos da esco­la pri­va­da e pas­saram seus fil­hos para a rede públi­ca.

Ao Min­istério Públi­co, o gov­er­no infor­mou que já con­seguiu aten­der parte das 5.040 cri­anças que estavam aguardan­do para serem matric­u­ladas. Hoje, a fila de espera por uma vaga con­ta com 2.614 alunos. A pre­visão é que todos sejam aten­di­das até o dia 20 de fevereiro.

“Aqui em São Paulo, nen­hu­ma cri­ança ficará fora da esco­la. Até 20 de fevereiro, todas as matrícu­las serão aten­di­das”, disse hoje o gov­er­nador de São Paulo, João Doria. “O gov­er­no do esta­do e a prefeitu­ra se mobi­lizaram e estão via­bi­lizan­do mais vagas para o atendi­men­to pleno da deman­da por matrícu­las na rede públi­ca de ensi­no.”

Até esta quar­ta-feira, a rede públi­ca estad­ual reg­istrou 72.252 matrícu­las para o 1º ano do ensi­no fun­da­men­tal na cap­i­tal, com 6.586 alunos a mais que em 2021. Nas esco­las públi­cas munic­i­pais, o atendi­men­to pas­sou para 49.428 cri­anças em 2022, o que equiv­ale a 5.512 alunos do 1º ano a mais que no ano pas­sa­do.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Autoridade de Proteção de Dados suspende coleta de íris

Empresa oferece criptomoeda a titulares de dados no Brasil Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 24/01/2025 — …