...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Noticias / SP segue em atenção para queimadas; reservatórios estão em alerta

SP segue em atenção para queimadas; reservatórios estão em alerta

Período crítico permanece até quarta-feira

Guil­herme Jerôny­mo – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/10/2025 — 18:04
São Paulo
Itapecerica da Serra (SP), 13/09/2024 - Incêndio em terreno da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, na região metropolitana de São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

O cli­ma seco na região da cap­i­tal e no inte­ri­or de São Paulo colo­cam a região met­ro­pol­i­tana, com mais de 10% da pop­u­lação do país, em situ­ação del­i­ca­da.

Segun­do a Defe­sa Civ­il do Esta­do o risco de incên­dios em veg­e­tação segue ele­va­do em prati­ca­mente todo o ter­ritório paulista, com áreas em nív­el de emergên­cia nas regiões de Ribeirão Pre­to, Bau­ru, Araraquara e Pres­i­dente Pru­dente.

O nív­el de aler­ta ver­mel­ho se con­cen­tra prin­ci­pal­mente no Vale do Paraí­ba, Região Met­ro­pol­i­tana de São Paulo e litoral sul, onde a com­bi­nação de baixa umi­dade e ven­tos con­stantes tam­bém favorece a propa­gação do fogo.

“A análise dos últi­mos dias mostra que as condições críti­cas típi­cas do perío­do de esti­agem con­tin­u­am exigin­do atenção redo­bra­da das equipes munic­i­pais e estad­u­ais”, infor­ma a nota.

A faixa leste do esta­do, incluí­dos o Vale do Ribeira e o litoral norte devem entrar em situ­ação de emergên­cia nes­ta segun­da-feira (6), segun­do o órgão. A situ­ação começa a mudar na terça-feira (7), com mel­ho­ra sen­sív­el somente a par­tir da quar­ta-feira (8).

Neste domin­go (5) foram reg­istra­dos focos de incên­dio de grandes pro­porções nas cidades de Pres­i­dente Vences­lau, Pres­i­dente Pru­dente, Espíri­to San­to do Pin­hal e Ita­pu­ra, sem reg­istro de víti­mas.

Reservatórios

A inten­si­dade da seca na região tem dimin­uí­do a quan­ti­dade de água nos reser­vatórios a um rit­mo de cer­ca de 0,3% das reser­vas por dia.

Neste domin­go, elas estavam em 30,3%. O mar­co de 30% é con­sid­er­a­do críti­co e a par­tir do qual o sis­tema é con­sid­er­a­do em situ­ação emer­gen­cial, como já ocorre des­de o dia primeiro de out­ubro no reser­vatório da Cantareira, o maior do esta­do.

Incêndios no país

O esta­do do Maran­hão ultra­pas­sou o Mato Grosso como unidade fed­er­a­ti­va com maior número de reg­istros de queimadas no país este ano, com 11.511 focos até hoje, e que­da de 4% em relação ao total de focos de 2024.

O esta­do é, den­tre os grandes em número de focos, o úni­co que não apre­sen­tou que­da rel­e­vante este ano, com vari­ação prati­ca­mente nula des­de 2022 e pos­si­bil­i­dade de aumen­to em relação aos últi­mos três anos.

Destaque neg­a­ti­vo no ano pas­sa­do, o Mato Grosso teve diminuição de 80% dos focos, mas ain­da é o segun­do da lista, com 9.399 focos em 2025.

Ter­ceiro com mais reg­istros, o Tocan­tins (8.849 focos) teve que­da de 42%.

Até out­ubro o Brasil reg­istrou 81.374 focos de queimadas, que­da de 62% em relação a 2024 e o val­or mais baixo da déca­da. Os dados são do por­tal do Insti­tu­to Nacional de Pesquisas Espa­ci­ais (Inpe). 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defesa Civil alerta população para tempestade no Sul e Centro-Oeste

Estão previstas chuvas acima de 100 mm em 24 horas e queda de granizo Luiz …