...
quarta-feira ,19 junho 2024
Home / Direitos Humanos / SP: só idosos acima de 65 anos passam a ter gratuidade em transportes

SP: só idosos acima de 65 anos passam a ter gratuidade em transportes

Usuários de transporte público e motoristas de ônibus usam máscaras de proteção contra covid-19 na rua da Consolação
© Rove­na Rosa/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Antes, transporte gratuito era liberado a partir dos 60 anos


Publi­ca­do em 01/02/2021 — 06:07 Por Dani­el Mel­lo — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

Come­ça a valer hoje (1º) o fim da gra­tui­da­de do trans­por­te públi­co para ido­sos com até 65 anos de ida­de na cida­de de São Pau­lo. Só pes­so­as a par­tir des­sa ida­de pas­sam a ter aces­so ao bene­fí­cio. A mudan­ça afe­ta não só os ôni­bus muni­ci­pais, como os cole­ti­vos inter­mu­ni­ci­pais, metrô e trens. A alte­ra­ção esta­be­le­ci­da pela pre­fei­tu­ra e o gover­no de São Pau­lo foi anun­ci­a­da em dezem­bro do ano pas­sa­do. Antes, podi­am usar o trans­por­te sem cus­to pes­so­as a par­tir de 60 anos.

Ago­ra, só têm direi­to a andar de for­ma gra­tui­ta no trans­por­te públi­co da cida­de os ido­sos com 65 anos ou mais. Segun­do a pre­fei­tu­ra, a mudan­ça “acom­pa­nha a revi­são gra­du­al das polí­ti­cas vol­ta­das a essa popu­la­ção”. “A recen­te refor­ma pre­vi­den­ciá­ria que, além de ampli­ar o tem­po de con­tri­bui­ção, fixou ida­de míni­ma de 65 anos para apo­sen­ta­do­ria para homens e 62 para mulhe­res”, jus­ti­fi­ca em nota o Exe­cu­ti­vo muni­ci­pal.

Uma limi­nar judi­ci­al che­gou a sus­pen­der a alte­ra­ção em janei­ro, aten­den­do a uma ação do Sin­di­ca­to Naci­o­nal dos Apo­sen­ta­dos, da Con­fe­de­ra­ção Naci­o­nal dos Tra­ba­lha­do­res das Indús­tri­as Meta­lúr­gi­cas e do Sin­di­ca­to dos Tra­ba­lha­do­res nas Indús­tri­as Meta­lúr­gi­cas Mecâ­ni­cas e de Mate­ri­al Elé­tri­co de São Pau­lo e Mogi das Cru­zes. No entan­to, a deci­são foi rever­ti­da e a nova polí­ti­ca man­ti­da em vigor.

As pes­so­as com menos de 65 anos que têm o Bilhe­te Úni­co da Pes­soa Ido­sa terão o bene­fí­cio blo­que­a­do a par­tir des­ta segun­da-fei­ra.

Além do car­tão, tam­bém é pos­sí­vel aces­sar gra­tui­ta­men­te o ser­vi­ço de trans­por­te apre­sen­tan­do a iden­ti­da­de. O Bilhe­te Úni­co da Pes­soa Ido­sa, que per­mi­te o aces­so gra­tui­to, pode ser soli­ci­ta­do na pági­na da SPTrans .

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Escolas são importantes no combate à LGBTfobia, defendem especialistas

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil Hoje é o Dia Internacional de Combate à Homofobia Publicado …