...
sábado ,25 maio 2024
Home / Espaço / SpaceX lança foguete, mas propulsor explode após separar da Starship

SpaceX lança foguete, mas propulsor explode após separar da Starship

Repro­du­ção: © Reu­ters

Teste vai ajudar a melhorar a confiabilidade do propulsor e da nave


Publi­ca­do em 18/11/2023 — 15:52 Por Luiz Clau­dio Fer­reia — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­síia

ouvir:

A Spa­ceX lan­çou, na manhã des­te sába­do (18), por vol­ta das 10h (horá­rio de Bra­sí­lia), o fogue­te Super Heavy levan­do a nave Starship para um voo subor­bi­tal de tes­te. Não havia tri­pu­la­ção embar­ca­da. Acon­te­ceu uma explo­são do pro­pul­sor, logo após a sepa­ra­ção da nave. Em segui­da, o cen­tro de con­tro­le de lan­ça­men­to per­deu con­ta­to com a Starship.

“O pro­pul­sor sofreu uma rápi­da des­mon­ta­gem não pro­gra­ma­da logo após a sepa­ra­ção do está­gio, enquan­to os moto­res da nave este­lar fun­ci­o­na­vam por vári­os minu­tos em seu cami­nho para o espa­ço”, infor­mou.

A empre­sa dis­po­ni­bi­li­zou no micro­blog X (anti­go Twit­ter) o link para acom­pa­nha­men­to ao vivo. Con­fi­ra o momen­to da deco­la­gem a par­tir do minu­to 38´50”. Con­fi­ra aqui o lan­ça­men­to.

O lan­ça­men­to foi con­si­de­ra­do bem suce­di­do pela Spa­ceX. “A Starship deco­lou com suces­so sob a potên­cia de todos os 33 moto­res”. A pri­mei­ra ten­ta­ti­va foi em abril. O pro­pul­sor explo­diu antes de atin­gir a órbi­ta ter­res­tre. Como des­ta vez, não havia tri­pu­la­ção.

A empre­sa con­si­de­ra que o tes­te vai aju­dar a melho­rar a con­fi­a­bi­li­da­de da Starship em bus­ca de “tor­nar a vida mul­ti­pla­ne­tá­ria”.

A Spa­ceX escre­veu, em nota, que vai ana­li­sar os dados do tes­te e que foi “emo­ci­o­nan­te”. A empre­sa con­si­de­ra que se tra­ta de um tes­te. “O que fize­mos for­ne­ce­rá dados ines­ti­má­veis para con­ti­nu­ar o rápi­do desen­vol­vi­men­to da Starship”.

Edi­ção: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 26/02/2024 - O jornalista palestino Wael Al-Dahdouh, de 53 anos, fazia uma transmissão ao vivo quando recebeu um telefonema informando que sua esposa, dois dos seus filhos, de 7 e 15 anos, mais o neto, com poucos meses de vida, foram assassinatos por um bombardeio israelense, no dia 25 de outubro de 2023.Frame da TV Al Jazeera/Divulgação

Jornalista que perdeu família em Gaza diz que imprensa virou “alvo”

Repro­du­ção: © REUTERS/Mohammed Salem Al-Dahdouh concedeu entrevista exclusiva à Agência Brasil Publi­ca­do em 26/02/2024 — …