...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Justiça / STF arquiva acusação contra trio que hostilizou Moraes em aeroporto

STF arquiva acusação contra trio que hostilizou Moraes em aeroporto

Decisão foi tomada após pedido de retratação feito pelos acusados

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/12/2024 — 16:59
Brasília
Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil/Arquivo
Repro­dução: © Antônio Cruz/ Agên­cia Brasil/Arquivo

O min­istro Dias Tof­foli, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), decid­iu nes­ta segun­da-feira (2) extin­guir a puni­bil­i­dade do trio acu­sa­do de hos­tilizar o min­istro Alexan­dre de Moraes no aero­por­to de Roma, na Itália, em 2023. Com a decisão, o caso será arquiv­a­do e os acu­sa­dos não serão con­de­na­dos.

A decisão de Tof­foli foi toma­da após os advo­ga­dos dos acu­sa­dos pro­to­co­larem no Supre­mo pedi­do de retratação.

Em jul­ho deste ano, a Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) denun­ciou ao STF o casal Rober­to Man­to­vani Fil­ho e Andrea Man­to­vani e o gen­ro deles, Alex Zanat­ta, pelos crimes de injúria e calú­nia.

Segun­do a procu­rado­ria, os acu­sa­dos ofend­er­am Moraes com xinga­men­tos de “ban­di­do”, “com­pra­do”, “comu­nista” e “ladrão” e “frau­dador das eleições”. As ofen­sas ocor­reram quan­do o min­istro, a esposa e três fil­hos estavam na sala de embar­que do aero­por­to.

A par­tir da análise do pedi­do, Tof­foli recon­heceu que a leg­is­lação penal admite a retratação em casos de crimes con­tra a hon­ra.

“Con­sid­er­a­dos o con­tex­to úni­co envol­ven­do os fatos nar­ra­dos na denún­cia e a con­fis­são dos crimes prat­i­ca­dos pelos denun­ci­a­dos (retratação), declaro extin­tas suas puni­bil­i­dades”, decid­iu Tof­foli.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entidades LGBTI+ criticam Meta: “patologização de identidades é grave”

Crescimento da homofobia e dos discursos de ódio também preocupam Léo Rodrigues – Repórter da …