...
quarta-feira ,26 março 2025
Home / Justiça / STJ afasta governador de Alagoas em investigação sobre corrupção

STJ afasta governador de Alagoas em investigação sobre corrupção

Repro­dução: © Assem­bleia Leg­isla­ti­va de Alagoas

Paulo Dantas é suspeito de envolvimento em desvio de recursos públicos


Pub­li­ca­do em 11/10/2022 — 15:41 Por Felipe Pontes – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

A min­is­tra Lau­ri­ta Vaz, do Supe­ri­or Tri­bunal de Justiça (STJ), deter­mi­nou o afas­ta­men­to caute­lar do gov­er­nador Paulo Dan­tas do car­go por 180 dias, além de ter autor­iza­do mais 30 man­da­dos no âmbito da Oper­ação Ede­ma, deflagra­da na man­hã de hoje (11) pela Polí­cia Fed­er­al (PF) e pelo Min­istério Públi­co Fed­er­al (MPF).

A oper­ação apu­ra desvios públi­cos no exec­u­ti­vo alagoano, que teri­am começa­do em 2019. A rela­to­ra do caso no STJ orde­nou ain­da o seque­stro de bens e val­ores que somam R$ 54 mil­hões, incluin­do o blo­queio de dezenas de imóveis.

A inves­ti­gação corre em sig­i­lo, mas a min­is­tra autor­i­zou o MPF a divul­gar infor­mações restri­tas sobre o caso, preser­van­do a intim­i­dade dos envolvi­dos, ain­da que expon­do o afas­ta­men­to do gov­er­nador. De acor­do com o MPF, os sus­peitos são inves­ti­ga­dos pelos crimes de orga­ni­za­ção crim­i­nosa, pec­u­la­to e lavagem de din­heiro.

Ain­da pela decisão, os inves­ti­ga­dos estão impe­di­dos de man­ter con­ta­to entre si e de fre­quen­tar os órgãos públi­cos envolvi­dos na inves­ti­gação.

O caso envolve esque­mas de desvio de salários em gabi­netes da Assem­bleia Leg­isla­ti­va de Alagoas. Dan­tas, do MDB, que dis­pu­ta a reeleição em segun­do turno, foi dep­uta­do estad­ual e estaria envolvi­do nos esque­mas. O gov­er­nador assum­iu o car­go após eleições indi­re­tas, em maio.

Segun­do a PF e o MPF, a neces­si­dade e a urgên­cia das medi­das caute­lares cumpri­das na man­hã de hoje – que incluem bus­ca e apreen­são, seque­stro de bens e afas­ta­men­tos de função públi­ca, ente out­ras medi­das – foram ampla­mente demon­stradas nos autos da inves­ti­gação poli­cial e cor­rob­o­radas pelo Min­istério Públi­co Fed­er­al, o que sub­sid­i­ou a decisão judi­cial.

Agên­cia Brasil ten­ta con­ta­to com o gov­er­nador ou o gov­er­no Alagoas.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

Núcleo 1 é formado pelo ex-presidente e mais sete aliados André Richter – Repórter da …