...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Supercomputador mais potente do país terá capacidade aumentada

Supercomputador mais potente do país terá capacidade aumentada

Repro­dução: © Divul­gação

Expansão do Santos Dumont vai permitir pesquisas mais complexas


Publicado em 06/04/2024 — 12:51 Por Rafael Cardoso — Repórter da Agência Brasil* — Rio de Janeiro

ouvir:

O super­com­puta­dor San­tos Dumont, que opera fisi­ca­mente em Petrópo­lis, Região Ser­rana do Rio de Janeiro, vai ficar mais potente até novem­bro desse ano. O Lab­o­ratório Nacional de Com­putação Cien­tí­fi­ca (LNCC) e a Evi­den, empre­sa do Grupo Atos que tra­bal­ha com com­putação avança­da, assi­naram um novo con­tra­to no val­or de 19,4 mil­hões de dólares, que vai per­mi­tir que a máquina passe dos atu­ais 5,1 Petaflop/s para 17 Petaflop/s de capaci­dade. Segun­do os pesquisadores, será o super­com­puta­dor mais poderoso da Améri­ca Lati­na para estu­dos acadêmi­cos.

Basea­da na arquite­tu­ra BullSe­qua­na XH3000 da Evi­den, essa expan­são é necessária peri­odica­mente para acom­pan­har novas e cres­centes deman­das tec­nológ­i­cas. Um equipa­men­to com essas car­ac­terís­ti­cas cos­tu­ma ficar obso­le­to entre 3 a 6 anos de uso. Depois de finalizar a insta­lação, a nova con­fig­u­ração será disponi­bi­liza­da para a comu­nidade acadêmi­ca a par­tir de janeiro de 2025.

Para efeitos de com­para­ção, a atu­al­iza­ção do super­com­puta­dor fará com que ele ten­ha capaci­dade equiv­a­lente a de dezenas de mil­hares de com­puta­dores mod­er­nos de uso domés­ti­co. A expan­são é finan­cia­da pela Petro­bras e per­mi­tirá que os pesquisadores con­tin­uem real­izan­do pesquisas de pon­ta, assim como sim­u­lações mais com­plexas do que as atu­ais e anális­es de dados em larga escala. A meta é con­tin­uar investin­do em ino­vação e desen­volvi­men­to de estu­dos.

“Em primeiro lugar, o aumen­to da capaci­dade per­mite aten­der um número muito maior de pro­je­tos sendo exe­cu­ta­dos simul­tane­a­mente. Em segun­do lugar, [aumen­ta] a capaci­dade de exe­cu­tar sim­u­lações de sis­temas nat­u­rais e arti­fi­ci­ais ou socioe­conômi­cos de maior com­plex­i­dade. E, ain­da, a análise de dados de maior vol­ume e tam­bém treina­men­to de sis­temas de inteligên­cia arti­fi­cial mais sofisti­ca­dos”, expli­cou Anto­nio Tadeu Gomes, que é tec­nol­o­gista e coor­de­nador do Comitê Gestor do Super­com­puta­dor San­tos Dumont.

O super­com­puta­dor não está restri­to a um pequeno grupo de cien­tis­tas. Qual­quer pesquisador que pre­cise desse tipo de equipa­men­to para a exe­cução de um pro­je­to, pode entrar em con­ta­to com o LNCC e apre­sen­tar a deman­da. O equipa­men­to já aju­dou uma série de estu­dos para o trata­men­to da covid-19, por exem­p­lo. Há pesquisas para cri­ar estraté­gias de uso de fár­ma­cos já exis­tentes para o trata­men­to da doença, assim como pesquisa de bases mol­e­c­u­lares das comor­bidades asso­ci­adas ao desen­volvi­men­to da covid-19 grave. E um estu­do em anda­men­to de análise genômi­ca para iden­ti­fi­cação de mutações somáti­cas e ger­mi­na­ti­vas asso­ci­adas ao câncer.

“O super­com­puta­dor San­tos Dumont está disponív­el para toda a comu­nidade cien­tí­fi­ca nacional, medi­ante apre­sen­tação de pro­je­to. São avali­a­dos o méri­to cien­tí­fi­co e as neces­si­dades de uso de um super­com­puta­dor para exe­cução dele. O pro­je­to é avali­a­do por espe­cial­is­tas na área de com­putação. Nós temos pesquisadores tam­bém das áreas de quími­ca, físi­ca, engen­haria, ciên­cias da com­putação, mete­o­rolo­gia, matemáti­ca, entre out­ras, que nos apoiam na aval­ição e na neces­si­dade de proces­sa­men­to que será ofer­e­ci­do para cada um dos pro­je­tos aprova­dos. A apre­sen­tação de pro­postas pode ser fei­ta em qual­quer perío­do do ano, entre fevereiro e novem­bro. Temos chamadas anu­ais de pro­je­tos”, disse Anto­nio Tadeu.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Meta responde AGU e governo discute ações sobre Facebook e Instagram

Instituição convoca reunião sobre mudanças anunciadas pela Meta Lucas Pordeus León — Repórter da Agên­cia …