...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Esportes / Surfe: Jogos Mundiais são adiados para domingo devido à covid-19

Surfe: Jogos Mundiais são adiados para domingo devido à covid-19

surfistas_brasileiros_isa_games

Repro­du­ção: © Repro­du­ção Twitter/CBSurf

Evento em El Salvador terá seis brasleiros, 4 garantidos na Olimpíada


Publi­ca­do em 29/05/2021 — 22:05 Por Lin­coln Cha­ves — Repór­ter da TV Bra­sil e Rádio Naci­o­nal — São Pau­lo

A Asso­ci­a­ção Inter­na­ci­o­nal de Sur­fe (ISA, sigla em inglês) adi­ou para este domin­go (30) o iní­cio dos Jogos Mun­di­ais da moda­li­da­de, o ISA World Sur­fing Games, que come­ça­ri­am nes­te sába­do (29) em El Sal­va­dor. A deci­são foi toma­da um dia após os orga­ni­za­do­res con­fir­ma­rem 18 casos de infec­ção pelo novo coro­na­ví­rus (covid-19), sen­do 11 atle­tas. Outros dez tes­tes foram incon­clu­si­vos e serão repe­ti­dos.

As dis­pu­tas ocor­rem a par­tir das 11h (horá­rio de Bra­sí­lia), com trans­mis­são ao vivo do Canal Olím­pi­co do Bra­sil. O even­to vai até dia 6. O sur­fe bra­si­lei­ro será repre­sen­ta­do por seis atle­tas: Júlia San­tos, Tati­a­na Wes­ton-Webb e Sil­va­na Lima (vice em 2019) entre as mulhe­res, que com­pe­ti­rão em La Boca­na, e Íta­lo Fer­rei­ra (atu­al cam­peão), Gabri­el Medi­na (bron­ze na últi­ma edi­ção) e Fili­pe Tole­do no mas­cu­li­no, com dis­pu­ta nas águas de El Sun­zal. Deles, somen­te Fili­pe não com­pe­te nes­te domin­go (30). O país bus­ca o segun­do títu­lo con­se­cu­ti­vo por equi­pes no Mun­di­al.

Do sex­te­to, ape­nas Fili­pe e Júlia não esta­rão na Olim­pía­da de Tóquio (Japão). Os sur­fis­tas garan­ti­dos na capi­tal japo­ne­sa se cre­den­ci­a­ram pelos resul­ta­dos no cir­cui­to da Liga Mun­di­al de Sur­fe (WSL, sigla em inglês) de 2019. A com­pe­ti­ção em El Sal­va­dor defi­ne os últi­mos 12 clas­si­fi­ca­dos. No caso bra­si­lei­ro, porém, o limi­te de dois atle­tas por país já foi atin­gi­do.

Surto de covid-19

Ao reve­lar os casos de covid-19 duran­te entre­vis­ta cole­ti­va na sex­ta-fei­ra (28), o pre­si­den­te da ISA, Fer­nan­do Aguer­re, dis­se que os pro­to­co­los de segu­ran­ça ado­ta­dos pela enti­da­de “já pre­vi­am esse tipo de situ­a­ção” e que os infec­ta­dos “foram pron­ta­men­te colo­ca­dos em iso­la­men­to”. Con­for­me o diri­gen­te, “não se tra­ta de um foco gera­do no even­to, mas de casos iso­la­dos”. Os atle­tas infec­ta­dos foram colo­ca­dos em qua­ren­te­na em um hotel ofe­re­ci­do pelo gover­no de El Sal­va­dor. Os nomes não foram divul­ga­dos.

Segun­do a enti­da­de, de quar­ta (26) a quin­ta-fei­ra (27), foram rea­li­za­dos 564 tes­tes entre os envol­vi­dos na com­pe­ti­ção. Os atle­tas com resul­ta­dos nega­ti­vos pode­rão com­pe­tir no domin­go, mas terão de seguir um “rigo­ro­so pro­to­co­lo” de segu­ran­ça e serão sub­me­ti­dos a novos exa­mes duran­te o even­to. Em nota, a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Sur­fe (CBSurf) infor­mou que os repre­sen­tan­tes do país no Mun­di­al “estão todos segu­ros e ins­ta­la­dos em quar­tos indi­vi­du­ais em um hotel que está aten­den­do exclu­si­va­men­te” à equi­pe naci­o­nal.

“Loca­li­za­do em uma praia vizi­nha às prai­as de com­pe­ti­ção, o que nos garan­te mai­or pri­va­ci­da­de e iso­la­men­to, o hotel ofe­re­ce toda a estru­tu­ra neces­sá­ria para o trei­na­men­to, com aca­de­mia, pis­ci­na, sala para aná­li­se de víde­os, e a recu­pe­ra­ção dos nos­sos atle­tas, com sala de fisi­o­te­ra­pia e mas­sa­gem”, afir­mou o pre­si­den­te da CBSurf, Adal­vo Argo­lo, no comu­ni­ca­do à impren­sa.

Edi­ção: Cláu­dia Soa­res Rodri­gues

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fluminense conquista título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Goncalves/Fluminense F. C./Direitos Reser­va­dos Jhon Arias marcou duas vezes para garantir o …