...
quarta-feira ,19 março 2025
Home / Justiça / Suspeito de chefiar milícia no Rio, Zinho depõe à Justiça

Suspeito de chefiar milícia no Rio, Zinho depõe à Justiça

Repro­dução: © Polí­cia Federal/divulgaçlão

Ele responde também por corrupção de policiais e posse ilegal de armas


Pub­li­ca­do em 08/02/2024 — 10:01 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Justiça do Rio de Janeiro fará uma audiên­cia na tarde des­ta quin­ta-feira (8) para ouvir o depoi­men­to de Luiz Antônio da Sil­va Bra­ga, con­heci­do como Zin­ho. Ele é apon­ta­do por inves­ti­gações poli­ci­ais como o líder de uma das prin­ci­pais milí­cias do Rio de Janeiro.

O depoi­men­to, que faz parte da audiên­cia de instrução e jul­ga­men­to de Zin­ho, está pre­vis­to para as 14h, na 1ª Vara Crim­i­nal Espe­cial­iza­da, no fórum cen­tral do Tri­bunal de Justiça.

Zin­ho foi pre­so em dezem­bro do ano pas­sa­do, depois de se entre­gar à Super­in­tendên­cia da Polí­cia Fed­er­al no Rio de Janeiro. Des­de então, está deti­do no Com­plexo Pen­i­ten­ciário de Gericinó, na zona oeste da cidade.

Denun­ci­a­do pelo Min­istério Públi­co, Zin­ho responde pelos crimes de orga­ni­za­ção de milí­cia par­tic­u­lar, extorsão a moradores e com­er­ciantes, cor­rupção de poli­ci­ais, recep­tação de pro­du­tos ilíc­i­tos, porte e posse ile­gal de arma de fogo e explo­sivos.

Segun­do a denún­cia, ele exerce a lid­er­ança da milí­cia con­heci­da como Tropa do Z ou Bonde do Zin­ho, “sendo todos os demais inte­grantes da mal­ta a ele sub­or­di­na­dos. Des­ta for­ma, por ser o capo da súcia, men­tor int­elec­tu­al e líder da empre­sa crim­i­nosa”, diz o tex­to da denún­cia, “detém o domínio final sobre os atos crim­i­nosos prat­i­ca­dos por seus sub­or­di­na­dos”.

 

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Trama golpista: STF marca julgamento de recursos de Bolsonaro e Braga

Ministros votam virtualmente na quarta e na quinta-feira André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil …