...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Meios de comunicação / Suspenso por 4 anos, programa Natureza Viva volta ao ar neste domingo

Suspenso por 4 anos, programa Natureza Viva volta ao ar neste domingo

Repro­dução: © Arqui­vo pes­soal

Atração será transmitida neste domingo na Nacional da Amazônia, às 9h


Publicado em 01/06/2024 — 14:33 Por Lucas Pordeus León — Repórter da Agência Brasil — Brasília

O pro­gra­ma Natureza Viva, da Rádio Nacional da Amazô­nia, um dos veícu­los da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), vol­ta ao ar às 9h deste domin­go (2) após qua­tro anos sus­pen­so. Em 2020, o pro­gra­ma coman­da­do pela jor­nal­ista Mara Régia foi tira­do do ar com o iní­cio da pan­demia.

Natureza Viva foi cri­a­do em 29 de maio de 1993 com o obje­ti­vo de traduzir para os povos da região amazôni­ca o debate trava­do na chama­da Eco 1992, que dis­cu­tiu, no Rio de Janeiro, os efeitos das mudanças climáti­cas e o imper­a­ti­vo de con­stru­ir nova econo­mia que preser­vasse o meio ambi­ente. Era o iní­cio das con­fer­ên­cias sobre Mudanças Climáti­cas da Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), as COPs.

“Jus­to no ano em que a gente está pen­san­do em ser refer­ên­cia para o mun­do, à luz da chega­da da COP30 ao Brasil, em Belém, é impos­sív­el que a pro­gra­mação das rádios se ausen­tasse dessa pau­ta de uma for­ma educa­ti­va. É difer­ente quan­do você dá uma notí­cia de meio ambi­ente porque você não comen­ta, não apro­fun­da, você não des­do­bra o assun­to”, desta­cou Mara Régia.

Em sua reestreia, Mara entre­vista o cli­ma­tol­o­gista Car­los Nobre, ex-dire­tor do Insti­tu­to Nacional de Pesquisas Espa­ci­ais (Inpe), exon­er­a­do no gov­er­no Bol­sonaro. Ele foi escol­hi­do nes­ta sem­ana para inte­grar o grupo Guardiões Plan­etários (Plan­e­tary Guardians). É o primeiro brasileiro a par­tic­i­par do sele­to grupo que tra­bal­ha com pro­teção ambi­en­tal e pop­u­lações vul­neráveis.

A atração ain­da entre­vista a can­to­ra e com­pos­i­to­ra Keilah Diniz — que abor­da os bio­mas Cer­ra­do e Amazô­nia em suas canções; e o poeta do Cer­ra­do Nico­las Behr.

Suspenso por 4 anos, programa Natureza Viva volta ao ar neste domingo. O programa também conta com uma mensagem da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Para a ministra, o Natureza Viva criou uma linguagem de rádio que fala sobre meio ambiente para as populações locais e tradicionais do Brasil. Foto: Mara Régia/Arquivo Pessoal
Repro­dução: Min­is­tra Mari­na Sil­va, na foto com a jor­nal­ista Mara Régia, comem­o­rou o retorno do pro­gra­ma Natureza Viva — Mara Régia/Arquivo Pes­soal

O pro­gra­ma tam­bém con­ta com uma men­sagem da min­is­tra do Meio Ambi­ente, Mari­na Sil­va. Para a min­is­tra, o Natureza Viva criou uma lin­guagem de rádio que fala sobre meio ambi­ente para as pop­u­lações locais e tradi­cionais do Brasil.

“A lin­guagem sim­ples, a capaci­dade de aces­si­bil­i­dade nos temas por parte dos mais difer­entes seg­men­tos, se con­sti­tui uma refer­ên­cia muito pos­i­ti­va na Amazô­nia. Já tive a opor­tu­nidade de par­tic­i­par muitas vezes do pro­gra­ma Natureza Viva, e acho que ago­ra, de vol­ta à Rádio Nacional da Amazô­nia, dá de novo o status que ele merece, que é o de poder alcançar as várias pop­u­lações de seringueiros, índios, ribeir­in­hos, pescadores, que­bradeiras de coco, den­tre out­ros”, desta­cou Mari­na.

Impacto popular

Os ouvintes fiéis do pro­gra­ma se emo­cionaram ao saber do retorno do Natureza Viva. A tra­bal­hado­ra rur­al e poeta Ken­nya Sil­va, de 46 anos, lem­brou que foi por meio das ondas do pro­gra­ma que ela desco­briu os poderes da Moringa oleífera, plan­ta com pro­priedades med­i­c­i­nais e nutri­cionais. Em 2003, Mara man­dou sementes da Moringa para Ken­nya, que vive em Xin­guará, no Pará.

Kennya Silva
Repro­dução: A tra­bal­hado­ra rur­al e poeta Ken­nya Sil­va é ouvintes fiel do pro­gra­ma Natureza Viva — Foto Dri­ca

“Mara me deu a árvore da vida. A Moringa é a plan­ta mais com­ple­ta do mun­do. As pes­soas não davam o dev­i­do val­or e a importân­cia da Moringa. Mas, graças ao seu tra­bal­ho val­oroso no rádio, as pes­soas foram fican­do curiosas sobre essa plan­ta, foram pesquisan­do e foram desco­brindo a riqueza. E, graças a isso, hoje a gente recon­hece que a gente tem ouro em casa plan­ta­do, é o ouro verde que é a Moringa”, rela­tou ao pro­gra­ma Natureza Viva.

Rica em pro­teí­nas, vit­a­m­i­nas e min­erais, a Moringa é recomen­da­da aos país­es pobres pela Orga­ni­za­ção das Nações Unidas (ONU), pelo Fun­do das Nações Unidas para a Infân­cia (Unicef) e pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS), dev­i­do a sua capaci­dade de com­bate à desnu­trição.

Out­ro ouvinte fiel é o Cláu­dio Paixão, jor­nal­ista e pesquisador, que vive em Estre­ito (MA) e cresceu ouvin­do a Rádio Nacional da Amazô­nia.

“A flo­resta­nia está em fes­ta com a vol­ta do Natureza Viva. Meu coração rece­beu com mui­ta ale­gria a notí­cia do retorno do pro­gra­ma”, comen­tou. Para ele, as notí­cias sobre o meio ambi­ente pre­cisam de um espaço de reflexão.

“Mais uma vez o plan­e­ta chama atenção para urgên­cia da mudança nas ativi­dades do ser humano para frear o aque­c­i­men­to glob­al. Muitas das notí­cias sobre o meio ambi­ente são dadas, mas não tiver­am o espaço de reflexão que ape­nas o pro­gra­ma Natureza Viva pro­por­ciona”, desta­cou Cláu­dio Paixão, ao lem­brar-se do desas­tre climáti­co no Rio Grande do Sul.

Pauta incômoda

O pro­gra­ma Natureza Viva foi sus­pen­so em março de 2020, logo após a decre­to que deter­mi­nou o iso­la­men­to social em Brasília, onde o pro­gra­ma era pro­duzi­do. Mara Régia disse que foi comu­ni­ca­da da sus­pen­são do pro­gra­ma por tele­fone e que ele foi tira­do do ar sem avi­so prévio aos ouvintes.

Mara lem­brou que out­ros pro­gra­mas con­tin­uaram no ar, sendo feitos de casa pelos apre­sen­ta­dores. Para a jor­nal­ista da EBC, o moti­vo da sus­pen­são foi políti­co.

“Eles já estavam muito atrav­es­sa­dos comi­go. Proibi­ram que eu veic­u­lasse qual­quer coisa sobre agrotóx­i­co nos meus pro­gra­mas. Era níti­do o desin­ter­esse por essa pau­ta, até porque a boia­da esta­va pas­san­do, como bem disse o [então] min­istro do [Meio Ambi­ente] Ricar­do Salles. Então, durante toda a gestão do gov­er­no pas­sa­do, eu não fui abso­lu­ta­mente lem­bra­da”, afir­mou.

Como ouvir

O pro­gra­ma Natureza Viva pode ser ouvi­do pelo aplica­ti­vo das Rádios EBC; pelo site da Rádio Nacional da Amazô­nia ou sin­tonizan­do dire­ta­mente nas ondas dos rádios, nas fre­quên­cias 11.780 KHz e 6.180 KHz das ondas cur­tas (OC). O Natureza Viva vai ao ar todo domin­go, das 9h às 10h.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Fies: inscrições para o primeiro semestre começam em 4 de fevereiro

Inscrições gratuitas deve ser feitas exclusivamente pela internet Fabío­la Sin­im­bú – Repórter da Agên­cia Brasil …