...
terça-feira ,10 dezembro 2024
Home / Direitos Humanos / Sustentabilidade será tema da Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio

Sustentabilidade será tema da Parada do Orgulho LGBTI+ do Rio

Manifestação ocorrerá no próximo domingo (24) na Praia de Copacabana

Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 21/11/2024 — 08:28
Rio de Janeiro
Ver­são em áudio
Rio de Janeiro (RJ) 17/12/2023 – Participante da 2ª Edição da Parada LGBTQIA+ da Lapa, que acontece pela visibilidade e direitos das pessoas trans. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

A 29ª edição da Para­da do Orgul­ho LGBTI+ do Rio de Janeiro será real­iza­da domin­go (24) na Pra­ia de Copaca­bana, na zona sul da cidade. Além das ban­deiras tradi­cionais da diver­si­dade e cidada­nia LGBTI+, a man­i­fes­tação abor­dará questões da sus­tentabil­i­dade ambi­en­tal e da respon­s­abil­i­dade com o plan­e­ta.

A con­cen­tração do even­to será às 11h, mas a Para­da só começa à tarde, às 15h, no Pos­to 5. Estão pre­vis­tos dez trio elétri­cos, com a par­tic­i­pação dos artis­tas Duda Beat, Diego Mar­tins, Unna X, Gael, Mc Bian­ca, WD, Red­dy Allor, Thaís Mace­do e Pedro Mus­sum. O Hino Nacional será inter­pre­ta­do pela atriz Valéria Bar­cel­los.

Os trios serão mar­ca­dos com temáti­cas lig­adas aos dire­itos LGBTI+ (movi­men­to de mul­heres lés­bi­cas, pes­soas trans, bis­sex­u­ais, ativis­tas LGBTI+ brasileiros) e de out­ros dire­itos humanos (famílias,prevenção e saúde, pes­soas viven­do com HIV/Aids, liber­dade reli­giosa, povo negro, povos orig­inários, Amazô­nia, entre out­ras.

Segun­do o Grupo Arco-Íris, orga­ni­za­ção não gov­er­na­men­tal que pro­move a para­da, é uma vit­rine estratég­i­ca para chamar a atenção da sociedade brasileira para a vio­lên­cia e a dis­crim­i­nação con­tra a pop­u­lação LGBTI+.

A par­tir desse ano, a man­i­fes­tação pre­tende começar um pro­je­to de redução de sua pega­da de car­bono (ou seja, de emis­sões de gas­es de efeito est­u­fa). A ideia é imple­men­tar o Para­da Verde Rumo ao Car­bono Zero até 2027.

A pre­ocu­pação com a sus­tentabil­i­dade será um tema trans­ver­sal da para­da. “Neste ano, ter­e­mos tam­bém ten­das ded­i­cadas à edu­cação ambi­en­tal dos par­tic­i­pantes, com a colab­o­ração de orga­ni­za­ções não gov­er­na­men­tais (ONGs) e real­iza­ção de ofic­i­nas na Pra­ia de Copaca­bana. Acred­i­ta­mos que o primeiro pas­so é edu­car a pop­u­lação LGBTI+ e a sociedade em ger­al sobre a importân­cia da sus­tentabil­i­dade ambi­en­tal, pois viven­ci­amos situ­ações de pre­con­ceito e dis­crim­i­nação e podemos ser van­guar­da na con­strução de soluções para a sus­tentabil­i­dade ambi­en­tal”, afir­ma Cláu­dio Nasci­men­to, pres­i­dente do Grupo Arco-Íris e fun­dador da Para­da.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …