...
segunda-feira ,9 setembro 2024
Home / Noticias do Mundo / Tailândia confirma primeiro caso de nova variante da mpox

Tailândia confirma primeiro caso de nova variante da mpox

© REUTERS/Arlette Bashizi/Proibida repro­dução

Paciente, de 66 anos, viajou recentemente pelo continente africano


Publicado em 22/08/2024 — 10:05 Por Paula Laboissière — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

O Min­istério da Saúde Públi­ca da Tailân­dia con­fir­mou o primeiro caso da nova vari­ante 1b da mpox no país. Em nota, a pas­ta infor­mou que o paciente, um homem de 66 anos, via­jou recen­te­mente pelo con­ti­nente africano, que enfrenta epi­demia dessa vari­ante. Ele retornou à Tailân­dia no dia 14 de agos­to e, no dia seguinte, apre­sen­tou febre e out­ros sin­tomas com­patíveis com a mpox, sendo inter­na­do para trata­men­to.

Um equipe de vig­ilân­cia san­itária con­tabi­li­zou 43 pes­soas que tiver­am con­ta­to próx­i­mo com o paciente, inclu­sive pes­soas que tam­bém estiver­am no con­ti­nente africano, e foram ori­en­tadas a obser­var, ao lon­go dos próx­i­mos 21 dias, o aparec­i­men­to de sin­tomas como febre, erupção cutânea e gânglios lin­fáti­cos aumen­ta­dos. Caso algum sinal da doença se man­i­feste, a recomen­dação do min­istério tai­landês é procu­rar atendi­men­to médi­co.

No comu­ni­ca­do, a pas­ta ressalta que pelo menos seis país­es africanos reg­is­tram sur­to de mpox, incluin­do a Repúbli­ca Democráti­ca do Con­go, Ugan­da, Ruan­da, o Burun­di, Quê­nia e a Cos­ta do Marfim. “Pas­sageiros que estiver­am ness­es país­es terão a tem­per­atu­ra cor­po­ral aferi­da e serão ques­tion­a­dos sobre sin­tomas obser­va­dos, sobre­tu­do erupções cutâneas”, desta­cou o gov­er­no tai­landês.

Via­jantes com sin­tomas con­sis­tentes com mpox, de acor­do com a nota, serão iso­la­dos e colo­ca­dos em quar­ente­na. Em segui­da, autori­dades san­itárias farão a cole­ta de amostras para con­fir­mação ou descarte de casos, além de exam­es físi­cos adi­cionais. Des­de 2022, a Tailân­dia con­fir­mou 827 casos de mpox, sendo 140 em 2024 – todos, até então, da vari­ante anti­ga.

Suécia

Antes da Tailân­dia, um caso da nova vari­ante 1b já havia sido con­fir­ma­do na últi­ma quin­ta-feira (15), um dia depois que a Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) declar­ou o cenário de mpox na África emergên­cia em saúde públi­ca de inter­esse inter­na­cional – o mais alto nív­el de aler­ta da enti­dade.

A detecção da vari­ante na Sué­cia foi a primeira fora do con­ti­nente africano. Autori­dades san­itárias sue­cas infor­maram, à época, que o paciente tam­bém foi infec­ta­do durante pas­sagem pela África e seguia em trata­men­to.

O dire­tor-ger­al da OMS, Tedros Adhanom Ghe­breye­sus, avaliou que a con­fir­mação do caso da nova vari­ante na Sué­cia reforça­va a neces­si­dade de todos os país­es afe­ta­dos pela doença com­bat­erem o vírus de for­ma con­jun­ta.

“Enco­ra­jamos todos os país­es a ampli­ar a vig­ilân­cia, com­par­til­har dados e a tra­bal­har para com­preen­der mel­hor a trans­mis­são, a com­par­til­har fer­ra­men­tas como vaci­nas e a aplicar as lições apren­di­das em emergên­cias de saúde públi­ca de inter­esse inter­na­cional ante­ri­ores”, escreveu, em seu per­fil na rede social X.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Paraty sedia evento sobre saber científico e tradicional para a saúde

Repro­dução:  @ Tv Brasil Representantes de 22 países de todos os continentes estão presentes Publicado …