...
sexta-feira ,14 março 2025
Home / Ciência, Tecnologia, inteligência artificial / Tecnologia 5G vai a leilão hoje; entenda os impactos

Tecnologia 5G vai a leilão hoje; entenda os impactos

Repro­dução: © Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Meta do governo é que 100% das escolas públicas sejam conectadas


Pub­li­ca­do em 04/11/2021 — 06:32 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Após anos de pesquisa, artic­u­lação e nego­ci­ação, está mar­ca­do para hoje (4) o leilão das fre­quên­cias que serão usadas na quin­ta ger­ação de inter­net móv­el, o 5G. Con­sid­er­a­do um grande mar­co tec­nológi­co, o padrão via­bi­liza ino­vações dig­nas de ficção cien­tí­fi­ca: car­ros autodirigíveis, pro­ced­i­men­tos médi­cos a dis­tân­cia, automação com­ple­ta de lin­has de pro­dução, vig­ilân­cia e mon­i­tora­men­to de todo o tráfego urbano, além de entreten­i­men­to em altís­si­ma qual­i­dade e conec­tivi­dade semel­hante à encon­tra­da em país­es desen­volvi­dos.

Mas, segun­do o Min­istério das Comu­ni­cações, as ino­vações do 5G não são ape­nas mel­ho­rias de serviços para uma parcela lim­i­ta­da da sociedade. De acor­do com os ter­mos do cer­tame, aprova­do pelo Tri­bunal de Con­tas da União (TCU) em 25 de agos­to, o leilão do 5G será respon­sáv­el tam­bém pela ampli­ação da inter­net móv­el de quar­ta ger­ação (4G) para local­i­dades que ain­da não con­tam com essa tec­nolo­gia, amplian­do assim a base total de usuários brasileiros.

“Podemos diz­er sem medo de errar que a chega­da do 5G vai levar o país para out­ro pata­mar de inclusão dig­i­tal”, desta­cou  o secretário de Tele­co­mu­ni­cações do Min­istério das Comu­ni­cações, Artur Coim­bra, em entre­vista para a Agên­cia Brasil. “Vamos cobrir todas as rodovias fed­erais com pelo menos conec­tivi­dade 4G, além de ban­da larga móv­el para quase 10 mil local­i­dades rurais, com a expan­são do serviço para esco­las e cen­tros de saúde. Nos­sa meta para o ano que vem, e já temos condições, é de levar inter­net para 100% das esco­las públi­cas do país”, acres­cen­tou o secretário.

Benefícios do 5G:

Sobre o mer­ca­do e os preços que dev­erão ser prat­i­ca­dos com a chega­da da nova tec­nolo­gia, Coim­bra afir­mou que há uma tendên­cia ao avanço tec­nológi­co com a manutenção de preços, e que a adoção do padrão 5G não será eli­ti­za­da. “Na práti­ca, haverá uma mel­ho­ra na dinâmi­ca do cus­to-bene­fí­cio. Em tele­co­mu­ni­cações, há um fenô­meno con­heci­do de avanço tec­nológi­co sem nec­es­sari­a­mente rea­juste de preços”, expli­cou.

Leia tam­bém:
» Leilão do 5G: enten­da o que vem por aí e con­heça as novi­dades
» Agên­cia Brasil expli­ca: o que é a tec­nolo­gia 5G
» Imple­men­tação do 5G e avanços em conec­tivi­dade serão lega­do do gov­er­no

Artur Coim­bra infor­mou que existe tam­bém, den­tro do gov­er­no, uma pre­ocu­pação sobre a escassez de semi­con­du­tores que asso­la o mun­do. Segun­do o secretário, o Min­istério das Comu­ni­cações já elaborou algu­mas alter­na­ti­vas para reforçar e atrair a pro­dução de eletroeletrôni­cos, como tablets e celu­lares com­patíveis com o novo padrão 5G, para solo nacional.

Estrutura e inclusão

Segun­do o Min­istério das Comu­ni­cações, a chega­da do 5G elim­i­nará um dos grandes empecil­hos na uni­ver­sal­iza­ção do aces­so dig­i­tal: a infraestru­tu­ra. A pas­ta infor­mou que o leilão do 5G – de caráter não arreca­datório para o gov­er­no – terá grande parte do din­heiro da con­cessão rever­ti­da para ações de avanço no setor.

De acor­do com Artur Coim­bra, as metas futuras do Min­istério das Comu­ni­cações após o leilão do 5G serão de caráter social, com o obje­ti­vo de traçar os per­fis de brasileiros que ain­da não estão incluí­dos na rev­olução dig­i­tal, mes­mo após chegar à meta de 100% do ter­ritório conec­ta­do.

“Esta­mos muito per­to de elim­i­nar a neces­si­dade de infraestru­tu­ra para levar inclusão dig­i­tal. Ago­ra, vamos focar no uso do Fun­do de Uni­ver­sal­iza­ção dos Serviços de Tele­co­mu­ni­cações [Fust], que vai per­mi­tir cober­tu­ra para todo o agro, para resolver as questões que ain­da limi­tam o aces­so à inter­net pelas pes­soas.”

Os ter­mos do leilão do 5G pre­veem a obri­gação de cober­tu­ra das 26 cap­i­tais e do Dis­tri­to Fed­er­al até jul­ho de 2022. O serviço dev­erá cobrir todas as cidades brasileiras com mais de 50 mil habi­tantes até 2028, enquan­to o serviço de 4G dev­erá cobrir todo o ter­ritório nacional.

O leilão do 5G está mar­ca­do para começar às 10h, no auditório do Espaço Cul­tur­al Rena­to Guer­reiro da Agên­cia Nacional de Tele­co­mu­ni­cações (Ana­tel), em Brasília. A aber­tu­ra do leilão será fei­ta pelo min­istro das Comu­ni­cações, Fábio Faria, pelo pres­i­dente da Ana­tel, Leonar­do de Morais, e por con­sel­heiros da agên­cia. Está pre­vista a pre­sença do pres­i­dente Jair Bol­sonaro na solenidade.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …