...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / Temperatura elevada leva cidade do Rio ao Nível de Calor 2

Temperatura elevada leva cidade do Rio ao Nível de Calor 2

Previsão para hoje é temperatura máxima de 40°C

Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/12/2024 — 10:12
Rio de Janeiro
Em dia de forte calor cariocas se refrescam na praia de Copacabana.
Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro entrou no Nív­el de Calor 2 (NC2), às 09h20 des­ta segun­da-feira (2). Esta eta­pa é a segun­da de cin­co níveis e se car­ac­ter­i­za, segun­do o Sis­tema Aler­ta Rio, órgão de mete­o­rolo­gia da Prefeitu­ra do Rio, “pela pre­visão ou reg­istro de índices de calor tan­to em tem­per­atu­ra, como na umi­dade, entre 36ºC e 40ºC, por um perío­do de um ou dois dias con­sec­u­tivos e por qua­tro horas ou mais”.

Por causa das áreas de insta­bil­i­dade, asso­ci­adas à aprox­i­mação de uma frente fria, a pre­visão para hoje é tem­per­atu­ra máx­i­ma de 40°C. De acor­do com o Sis­tema Aler­ta Rio, as condições mete­o­rológ­i­cas devem con­tin­uar neste pata­mar ao lon­go do dia. Já aman­hã (3) e na quar­ta-feira, a pre­visão é de declínio das tem­per­at­uras em decor­rên­cia da pas­sagem des­ta frente fria.

O mon­i­tora­men­to das condições de tem­po per­manece sendo real­iza­do pelo Sis­tema Aler­ta Rio e qual­quer atu­al­iza­ção será pub­li­ca­da nos canais ofi­ci­ais da Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde e do Cen­tro de Oper­ações.

Para esta situ­ação de inten­so calor, a Prefeitu­ra do Rio recomen­dou, que mes­mo sem ter sede, a pop­u­lação aumente a ingestão de água ou de sucos de fru­tas nat­u­rais, sem adição de açú­car. Além dis­so, con­suma ali­men­tos leves, como fru­tas e sal­adas; use roupas leves e fres­cas; evite bebidas alcoóli­cas com ele­va­do teor de açú­car, porque pode provo­car desidratação.

A exposição dire­ta ao sol deve ser evi­ta­da, prin­ci­pal­mente, entre 10h e 16h. Quan­to aos pets, é pre­ciso evi­tar os pas­seios na mes­ma faixa de horário e é necessário checar tam­bém a tem­per­atu­ra do solo. “Não esqueça de disponi­bi­lizar água fres­ca para o seu pet. Hidratação é fun­da­men­tal”, com­ple­tou.

A prefeitu­ra sug­eriu ain­da que a pop­u­lação acesse as redes soci­ais e sites do Cen­tro de Oper­ações e da Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde para se infor­mar sobre os níveis de calor na cidade do Rio de Janeiro. É muito impor­tante tam­bém, não deixar de tomar medica­men­tos de roti­na, uma vez que o calor pode prej­u­dicar mais quem tem hiperten­são, dia­betes ou insu­fi­ciên­cia cardía­ca. “Ofer­eça água com fre­quên­cia a cri­anças e idosos, mes­mo que não sin­tam sede”, acres­cen­tou.

O Cen­tro de Oper­ações da Prefeitu­ra do Rio esclare­ceu, no entan­to, que “o nív­el de calor não altera os está­gios opera­cionais da cidade” e que o Rio está no Está­gio 1.

 

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …