...
quinta-feira ,25 abril 2024
Home / Noticias do Mundo / Tempestade de areia envolve Pequim em espessa nuvem de poluição

Tempestade de areia envolve Pequim em espessa nuvem de poluição

2021-03-08t115348z_1_lynxmpeh270qf_rtroptp_4_china-economy-target
© Reuters/TINGSHU WANG/Direitos Reser­va­dos (Repro­du­ção)

Visibilidade foi reduzida até 300 metros em algumas áreas


Publi­ca­do em 15/03/2021 — 08:30 Por RTP — Pequim

RTP - Rádio e Televisão de Portugal

Pequim acor­dou hoje (15) envol­ta numa espes­sa nuvem de polui­ção, que redu­ziu a visi­bi­li­da­de até 300 metros em algu­mas par­tes da capi­tal chi­ne­sa, devi­do às mai­o­res tem­pes­ta­des de areia dos últi­mos dez anos no nor­te do país.

As auto­ri­da­des emi­ti­ram o aler­ta ama­re­lo, o ter­cei­ro mais alto, numa esca­la de qua­tro níveis, que impli­ca a sus­pen­são de todas as ati­vi­da­des ao ar livre e o uso de más­ca­ras de pro­te­ção res­pi­ra­tó­ria.

A con­cen­tra­ção de par­tí­cu­las PM2,5 — as mais finas e sus­ce­tí­veis de se infil­tra­rem nos pul­mões -, che­gou a 500 micro­gra­mas por metro cúbi­co, bem aci­ma do limi­te reco­men­da­do pela Orga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS), de 25 micro­gra­mas.

A con­cen­tra­ção de par­tí­cu­las PM10 — as segun­das mais finas e tam­bém sus­ce­tí­veis de se infil­tra­rem no sis­te­ma res­pi­ra­tó­rio -, che­ga­ram a 10 mil micro­gra­mas por metro cúbi­co em algu­mas áre­as da cida­de. Para essas par­tí­cu­las, o limi­te de con­cen­tra­ção reco­men­da­do pela OMS é de 50 micro­gra­mas.

“O fim do mun­do está pró­xi­mo”, iro­ni­za­ram vári­os inter­nau­tas no Wechat, a rede soci­al mais uti­li­za­da na Chi­na. Um meme com um cená­rio apo­ca­líp­ti­co, reti­ra­do do clás­si­co fil­me de fic­ção cien­ti­fi­ca Peri­go Imi­nen­te (“Bla­de Run­ner”, em inglês), e a icô­ni­ca tor­re da tele­vi­são esta­tal chi­ne­sa CCTV ao fun­do, tor­nou-se tam­bém viral na inter­net.

Cer­ca de um quin­to dos voos de e para o Aero­por­to Inter­na­ci­o­nal de Pequim — capi­tal e o Aero­por­to Inter­na­ci­o­nal de Daxing, no sul de Pequim, foram can­ce­la­dos.

Segun­do o Obser­va­tó­rio Mete­o­ro­ló­gi­co Cen­tral da Chi­na, tra­ta-se da mai­or tem­pes­ta­de de areia em uma déca­da. A tem­pes­ta­de é resul­ta­do dos efei­tos com­bi­na­dos do ar frio e dos ciclo­nes na região chi­ne­sa da Mon­gó­lia Inte­ri­or e na Mon­gó­lia. A deser­ti­fi­ca­ção no nor­te e nor­des­te da Chi­na agra­vou os seus efei­tos.

“A tem­pes­ta­de de areia de hoje deve-se sobre­tu­do a fato­res natu­rais, mas tam­bém mos­tra que o nos­so ambi­en­te eco­ló­gi­co ain­da é mui­to frá­gil”, dis­se Zhao Ying­min, vice-minis­tro da Eco­lo­gia e Meio Ambi­en­te da Chi­na, cita­do pela impren­sa esta­tal.

A Chi­na tem ten­tan­do reflo­res­tar e res­tau­rar a região para limi­tar a quan­ti­da­de de areia que atin­ge a capi­tal. A capi­tal chi­ne­sa plan­tou uma “gran­de mura­lha ver­de” de árvo­res para cap­tu­rar a poei­ra e ten­tou cri­ar cor­re­do­res de ar que cana­li­zam o ven­to e per­mi­tem que a areia e outros polu­en­tes pas­sem mais rapi­da­men­te.

As tem­pes­ta­des de areia devem des­lo­car-se para o sul em dire­ção ao del­ta do rio Yangt­se e desa­pa­re­cer na quar­ta (17) ou quin­ta-fei­ra, pre­viu o Minis­té­rio do Ambi­en­te da Chi­na.

Pequim enfren­ta tem­pes­ta­des de areia regu­la­res em mar­ço e abril devi­do à pro­xi­mi­da­de com o deser­to de Gobi.

A Agên­cia Naci­o­nal de Ges­tão de Emer­gên­ci­as da Mon­gó­lia reve­lou que as for­tes tem­pes­ta­des de areia no país resul­ta­ram em seis mor­tes e 81 pes­so­as desa­pa­re­ci­das.

As tem­pes­ta­des de areia afe­ta­ram um total de 12 áre­as no nor­te e noro­es­te da Chi­na, incluin­do a região de Xin­ji­ang e as pro­vín­ci­as de Shan­xi, Gan­su e Ning­xia.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Presos fazem motim em penitenciária no Paraguai

Repro­du­ção: © Minis­te­rio de Jus­ti­cia Para­guai Rebelião foi controlada após 3 horas Publi­ca­do em 16/02/2024 …