...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / Temporais no Paraná: quase 57 mil pessoas foram afetadas

Temporais no Paraná: quase 57 mil pessoas foram afetadas

Repro­dução: © Prefeitu­ra de Rio Negro-PR

Mais de oito mil estão desalojadas ou desabrigadas no estado


Pub­li­ca­do em 14/10/2023 — 11:41 Por Rafael Car­doso — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Os tem­po­rais que atingem o Paraná des­de o iní­cio do mês já impactaram 57 mil pes­soas em 74 municí­pios do esta­do. Os dados estão no bal­anço divul­ga­do neste sába­do (14) pela Defe­sa Civ­il. Pelo menos duas mortes foram reg­istradas e 10 pes­soas ficaram feri­das em decor­rên­cia das chu­vas e dos alaga­men­tos. 

A Defe­sa Civ­il tam­bém infor­mou que 810 pes­soas estão desabri­gadas e, por­tan­to, neces­si­tam das estru­turas de acol­hi­men­to públi­co. São 7.255 os desa­lo­jadas, pes­soas que deixaram as casas, mas con­seguiram refú­gio com ami­gos ou famil­iares.

Segun­do o gov­er­no do esta­do, vai ser des­ti­na­do R$1 mil­hão para acol­her os desabri­ga­dos, o que inclui con­tratação ime­di­a­ta de hotéis e pou­sadas. Os gru­pos pri­or­itários serão ges­tantes, cri­anças, idosos, aca­ma­dos, defi­cientes físi­cos e os demais em situ­ação de vul­ner­a­bil­i­dade. Será ofer­e­ci­da hospedagem com pen­são com­ple­ta durante 15 dias, pror­rogáv­el por mais 15.

O gov­er­no infor­mou que as cidades mais atingi­das pelas chu­vas foram União da Vitória, no Sul do Esta­do, e Rio Negro, na região met­ro­pol­i­tana de Curiti­ba. Mas que a con­tratação emer­gen­cial de hotéis e pou­sadas vale para todos os municí­pios paranaens­es onde hou­ver desabri­ga­dos.

Por con­ta das chu­vas mais fortes nas bacias do Alto e Médio Iguaçu, a pre­visão é de aumen­to do vol­ume de água que chega às Cataratas de Foz do Iguaçu. Na últi­ma medição, na quin­ta-feira (12), a vazão esta­va per­to de 6 mil­hões de litros por segun­do. Nesse fim de sem­ana, esse número pode chegar a 11 mil­hões de litros. A média históri­ca é de 1,5 mil­hão de litros por segun­do.

Previsão do tempo

A pre­visão do Sis­tema Mete­o­rológi­co do Paraná (Simepar) é que a insta­bil­i­dade dimin­ua nesse fim de sem­ana. A região leste e os Cam­pos Gerais terão pre­sença de nuvens e chu­vas finas iso­ladas, por con­ta da cir­cu­lação dos ven­tos que vêm do oceano. No inte­ri­or, a expec­ta­ti­va é de sol. O Cen­tro Nacional de Mon­i­tora­men­to e Aler­tas de Desas­tres Nat­u­rais (Cemaden) reforça que há risco baixo de even­tos geo-hidrológi­cos para o esta­do.

Edição: Aline Leal

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 …