...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / Temporal previsto para o Rio pode atingir nível muito forte

Temporal previsto para o Rio pode atingir nível muito forte

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Governo estadual deve dobrar número de bombeiros em áreas vulneráveis


Publicado em 21/03/2024 — 11:36 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

O Cen­tro Estad­ual de Mon­i­tora­men­to e Aler­tas de Desas­tres Nat­u­rais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) emi­tiu um avi­so de chu­vas fortes para esta quin­ta-feira (21) em todo esta­do, e aler­ta que a pre­visão é de que os tem­po­rais pos­sam atin­gir o nív­el “muito forte” na sex­ta-feira (22).

A inten­si­dade da chu­va pode faz­er com que os acu­mu­la­dos super­em os 200 milímet­ros em 24 horas, vol­ume que pode causar grandes transtornos à mobil­i­dade, quedas de ener­gia, enchentes e desliza­men­tos, infor­ma o cen­tro.

Para se ter uma ideia do que essa quan­ti­dade sig­nifi­ca, é pre­ciso com­parar que cada milímetro de chu­va equiv­ale a 1 litro de água por metro quadra­do de área em uma local­i­dade. Por­tan­to, 200 milímet­ros em 24 horas são 200 litros de água de chu­va cain­do em cada quadra­do de uma local­i­dade no inter­va­lo de ape­nas um dia.

A chega­da de uma frente fria deve causar índices plu­viométri­cos de que cheguem a 49,9 milímet­ros por hora já nas próx­i­mas horas, e ultra­pas­san­do os 50 milímet­ros por hora na madru­ga­da de sex­ta.

O tem­po­ral deve ser acom­pan­hado de raios e rajadas de ven­tos mod­er­a­dos a fortes.

O gov­er­no do esta­do anun­ciou nes­ta man­hã que vai dobrar o efe­ti­vo de mil­itares de serviço no Cor­po de Bombeiros já a par­tir des­ta quin­ta-feira (21), nas áreas onde há maior prob­a­bil­i­dade de inun­dações, alaga­men­tos, desliza­men­tos e desaba­men­tos: as regiões Ser­rana, Sul, Norte/Noroeste e Baix­a­da Flu­mi­nense.

“Nes­sas local­i­dades, os coman­dantes vão ficar aquar­te­la­dos, de pron­tidão jun­to com a tropa, para pronta respos­ta a pos­síveis ocor­rên­cias”.

Alerta de perigo

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) já havia aler­ta­do na quar­ta-feira para uma situ­ação de grande peri­go no esta­do do Rio de Janeiro e arredores na próx­i­ma sex­ta-feira.

O aler­ta do Inmet se pro­lon­ga até o domin­go (24) e pre­vê  chu­va supe­ri­or a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ven­tos supe­ri­ores a 100 km/h.

O insti­tu­to ori­en­ta a pop­u­lação a desli­gar apar­el­hos elétri­cos e quadro ger­al de ener­gia durante a enx­ur­ra­da, além de colo­car doc­u­men­tos e obje­tos de val­or em sacos plás­ti­cos. Além dis­so, é pre­ciso procu­rar abri­go e evi­tar per­manecer ao ar livre.

Temporal começa hoje

O serviço munic­i­pal de mete­o­rolo­gia da cap­i­tal flu­mi­nense, Aler­ta Rio, vê um risco muito alto de o tem­po­ral atin­gir a cidade do Rio. Segun­do o Aler­ta Rio, a pre­visão de tem­po­ral começa às 18h de hoje (21) e vai até 12h de domin­go (24).

A cidade do Rio de Janeiro deve ser afe­ta­da por chu­va forte e rajadas de ven­to de até 76 km/h, e o acu­mu­la­do de chu­va tam­bém pode pas­sar de 200 milímet­ros em 24 horas.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

 

Você pode Gostar de:

Notas do CNU já estão disponíveis para consulta

Divulgação das provas do bloco 4 está suspensa pela Justiça Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 …