...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Justiça / Tentativa de golpe: veja quem ficou de fora da denúncia da PGR

Tentativa de golpe: veja quem ficou de fora da denúncia da PGR

Número total de denunciados pela PGR chegou a 34

Paula Labois­sière – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 19/02/2025 — 11:52
Brasília
Edifício-sede da Procuradoria Geral da República – PGR, em Brasília. Fachada Prédio PGR. Foto: Leobark Rodrigues/Secom/MPF
Repro­dução: © Leo­bark Rodrigues/Secom/MPF

Dez pes­soas que havi­am sido indi­ci­adas pela Polí­cia Fed­er­al (PF) em novem­bro de 2024 na inves­ti­gação que apurou ten­ta­ti­va de golpe de Esta­do e abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito não foram denun­ci­adas nes­ta terça-feira (18) pela Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR). Entre eles, estão o pres­i­dente do PL, Valde­mar Cos­ta Neto, e o ex-asses­sor da Presidên­cia Tér­cio Arnaud.

Por out­ro lado, cin­co nomes que não apare­ce­r­am no doc­u­men­to da PF, divul­ga­do em novem­bro, ago­ra foram denun­ci­a­dos pelo procu­rador-ger­al da Repúbli­ca, Paulo Gonet, entre eles, o ex-dire­tor da Polí­cia Rodoviária Fed­er­al Sil­vinei Vasques.

Na noite des­ta terça-feira (18), a PGR denun­ciou o ex-pres­i­dente Jair Bol­sonaro e mais 33 pes­soas ao Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) pelos crimes de golpe de Esta­doabolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito e orga­ni­za­ção crim­i­nosa.  A acusação tam­bém envolve out­ros mil­itares, entre eles, o ex-min­istro da Casa Civ­il e da Defe­sa Bra­ga Net­to e Mau­ro Cid, ex-aju­dante de ordens de Bol­sonaro.

Foram indiciados pela PF, mas não foram denunciados pela PGR (em ordem alfabética):

1. Alexan­dre Castil­ho Biten­court da Sil­va

2. Amau­ri Feres Saad

3. Ander­son Lima de Moura

4. Apare­ci­do Portela

5. Car­los Gio­vani Del­e­vati Pasi­ni

6. Fer­nan­do Cer­ime­do

7. José Eduar­do de Oliveira e Sil­va

8. Laer­cio Vergilio

9. Tér­cio Arnaud

10. Valde­mar Cos­ta Neto

Foram denunciados pela PGR, mas não estavam no indiciamento da PF (em ordem alfabética):

1.  Fer­nan­do de Sousa Oliveira

2.  Már­cio Nunes de Resende Júnior

3.  Marília Fer­reira de Alen­car

4.  Rodri­go Bez­er­ra de Azeve­do

5.  Sil­vinei Vasques

Entenda

Na denún­cia apre­sen­ta­da ao Supre­mo, Paulo Gonet detal­ha a par­tic­i­pação de Bol­sonaro e dos demais acu­sa­dos e afir­ma que o grupo agiu com vio­lên­cia e grave ameaça para impedir o fun­ciona­men­to dos Poderes da Repúbli­ca e para ten­tar depor o gov­er­no do pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va.

Ain­da de acor­do com a denún­cia, Bol­sonaro con­tou com o auxílio de ali­a­dos, asses­sores e gen­erais para “defla­grar o plano crim­i­noso”, que teria ocor­ri­do por meio de ataques às urnas eletrôni­cas, afronta às decisões do Supre­mo e incen­ti­vo ao plano golpista, entre out­ras acusações.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …