...
quarta-feira ,11 setembro 2024
Home / Economia / Tentativas de fraudes a consumidores passaram de 837 mil em outubro

Tentativas de fraudes a consumidores passaram de 837 mil em outubro

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Segmento com mais ocorrências foi o de bancos e cartões


Pub­li­ca­do em 29/12/2023 — 11:58 Por Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Em out­ubro, foram con­tabi­lizadas 837.419 ten­ta­ti­vas de fraude con­tra con­sum­i­dores e empre­sas no Brasil, o que cor­re­sponde a uma a cada 3,2 segun­dos, segun­do o Indi­cador de Ten­ta­ti­vas de Fraude da Serasa Exper­ian. Em relação a setem­bro, o aumen­to foi de 2,3%. O seg­men­to com a maior parte das ocor­rên­cias foi o de ban­cos e cartões (50,2%) e o menos visa­do pelos crim­i­nosos foi o de serviços (28,2%). 

De acor­do com a Serasa Exper­ian, o cresci­men­to nas ten­ta­ti­vas de fraude nos meses finais do ano é mar­ca­do pelo aumen­to nas com­pras e no uso de crédi­to. De acor­do com a enti­dade, muitos crim­i­nosos ten­tam roubar iden­ti­dades para pedir emprés­ti­mos e abrir con­tas em ban­cos.

“Nesse cenário, a pre­venção de fraudes é uma respon­s­abil­i­dade com­par­til­ha­da entre empre­sas, con­sum­i­dores e autori­dades reg­u­latórias e todos devem estar aten­tos para pro­te­ger suas infor­mações pes­soais e finan­ceiras por meio de fer­ra­men­tas efi­cazes. A segu­rança e aut­en­ti­cação em camadas de pro­teção, que envolve níveis de tec­nolo­gia como bio­me­tria facial, ver­i­fi­cação de doc­u­men­tos, de dis­pos­i­tivos e iden­ti­dade, ain­da são a mel­hor opção para iden­ti­ficar quem é quem e, de fato, blindar pes­soas e empre­sas con­tra golpes”, disse o dire­tor de Pro­du­tos de Aut­en­ti­cação e Pre­venção à Fraude da Serasa Exper­ian, Caio Rocha.

Con­sum­i­dores com idades entre 36 e 50 anos (35,8%) foram os alvos preferi­dos dos frau­dadores, enquan­to aque­les que têm até 25 anos tiver­am a menor incidên­cia (7%).

Em out­ubro, todas as unidades fed­er­a­ti­vas reg­is­traram cresci­men­to nas ocor­rên­cias fraud­u­len­tas, com destaque para a região Norte, que lid­er­ou o rank­ing com as maiores vari­ações em Rondô­nia (3,1%), Ama­zonas (2,7%), Acre (2,7%), Tocan­tins (2,6%) e Roraima (2,6%). Em relação aos locais com mais investi­das crim­i­nosas, São Paulo teve a maior par­tic­i­pação (28,8%) com 241.379.

O indi­cador ain­da mostrou que ocor­reram 3.866 investi­das fraud­u­len­tas a cada um mil­hão de habi­tantes no Brasil. No recorte por unidades fed­er­a­ti­vas, o Dis­tri­to Fed­er­al lid­er­ou o rank­ing (6.376), segui­do por San­ta Cata­ri­na (5.445) e Paraná (5.251).

Edição: Sab­ri­na Craide

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia da Amazônia: famílias criam modelo de negócio com restauração

Repro­dução: © Leonar­do Milano/ICMBio Projeto possibilita melhora na qualidade do plantio Publicado em 05/09/2024 — …