...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Noticias do Mundo / Terceira troca liberta 17 reféns, e lista indica 39 palestinos soltos

Terceira troca liberta 17 reféns, e lista indica 39 palestinos soltos

Repro­du­ção: © REUTERS/Ibraheem Abu Mus­ta­fá

Acordo foi intermediado pelo Egito e pelo Catar e dura quatro dias


Publi­ca­do em 26/11/2023 — 16:22 Por Agên­cia Bra­sil* — São Pau­lo

ouvir:

Na ter­cei­ra roda­da de tro­ca entre reféns e pri­si­o­nei­ros, 14 isra­e­len­ses e três estran­gei­ros, entre eles um rus­so, foram libe­ra­dos nes­te domin­go (26). Entre os reféns, estão nove meno­res de 18 anos, qua­tro mulhe­res e um homem, segun­do infor­ma­ções da agên­cia de notí­ci­as Reu­ters. Lis­ta rece­bi­da pelo Egi­to indi­ca que, como par­te do acor­do de tré­gua, 39 pales­ti­nos pre­sos em Isra­el serão sol­tos. 

O Hamas infor­mou que a liber­ta­ção do refém de Gaza com cida­da­nia rus­sa para a Cruz Ver­me­lha Inter­na­ci­o­nal é um reco­nhe­ci­men­to à posi­ção de Mos­cou.

“A tré­gua está ocor­ren­do sem blo­quei­os”, segun­do o comu­ni­ca­do do Ser­vi­ço de Infor­ma­ções do Esta­do (SIS) do Egi­to. O tex­to diz que 120 cami­nhões de aju­da pas­sa­ram do Egi­to para Gaza nes­te domin­go, incluin­do dois cami­nhões de com­bus­tí­vel e dois com gás de cozi­nha.

A tré­gua de qua­tro dias no con­fli­to foi inter­me­di­a­da pelo Egi­to e pelo Catar e pre­vê a liber­ta­ção de 50 isra­e­len­ses, incluin­do mulhe­res e cri­an­ças, toma­dos como reféns em 7 de outu­bro, e, em tro­ca, Isra­el liber­ta 150 pri­si­o­nei­ros pales­ti­nos, incluin­do mulhe­res e ado­les­cen­tes.

O Hamas anun­ci­ou em um comu­ni­ca­do nes­te domin­go que está bus­can­do esten­der a tré­gua de qua­tro dias com Isra­el, caso sejam fei­tos esfor­ços séri­os para aumen­tar o núme­ro de pri­si­o­nei­ros pales­ti­nos liber­ta­dos.

Conflito

Esta é a  pri­mei­ra inter­rup­ção dos con­fli­tos des­de que os com­ba­ten­tes do Hamas inva­di­ram o sul de Isra­el em 7 de outu­bro, matan­do 1.200 pes­so­as e fazen­do cer­ca de 240 reféns.

Em res­pos­ta, Isra­el lan­çou bom­bas e pro­jé­teis sobre o ter­ri­tó­rio pales­ti­no e com uma ofen­si­va ter­res­tre no nor­te. Até o momen­to, cer­ca de 14.800 pes­so­as, apro­xi­ma­da­men­te 40% delas cri­an­ças, foram mor­tas, infor­ma­ram as auto­ri­da­des de saú­de pales­ti­nas nes­se sába­do (25).

*Com infor­ma­ções da agên­cia de notí­ci­as Reu­ters

Edi­ção: Cami­la Maci­el

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 11/12/2023 – Yasmeen Rabee conversa com jornalistas após pouso do avião KC-30 . A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Mais um grupo de repatriados de Gaza chega ao Brasil

Repro­du­ção: © Anto­nio Cruz/Agência Bra­sil Avião da FAB pousou em Brasília às 3h47 com 48 …