...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Noticias do Mundo / Terceiro grupo de repatriados vindos de Gaza chega ao Brasil

Terceiro grupo de repatriados vindos de Gaza chega ao Brasil

Repro­du­ção: © Gov/FAB

Voo pousou na manhã deste sábado em Brasília


Publi­ca­do em 23/12/2023 — 08:09 Por Dani­el­la Almei­da — Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

O ter­cei­ro gru­po de bra­si­lei­ros e seus paren­tes que esta­vam na Fai­xa da Gaza, no Ori­en­te Médio, che­ga­ram, às 6h53 des­te sába­do (23), a Bra­sí­lia, no avião KC-30 da For­ça Aérea Bra­si­lei­ra (FAB). O voo deco­lou do Cai­ro, capi­tal do Egi­to, na tar­de des­ta sex­ta-fei­ra (22), e durou 13 horas e 56 minu­tos. 

Ao todo, esta­vam a bor­do des­te voo 30 pes­so­as repa­tri­a­das pela Ope­ra­ção Vol­tan­do em Paz, coor­de­na­da pelo gover­no fede­ral, por meio da atu­a­ção do Minis­té­rio das Rela­ções Exte­ri­o­res (MRE), do Minis­té­rio da Defe­sa e da FAB. São elas cin­co homens, 11 mulhe­res e 14 cri­an­ças, a mai­o­ria pales­ti­nos, que mora­vam em Gaza.

Ini­ci­al­men­te, 32 pes­so­as esta­vam na lis­ta do MRE para embar­car com des­ti­no ao Bra­sil, porém, um dos pas­sa­gei­ros desis­tiu da via­gem e um homem ido­so sofreu um aci­den­te vas­cu­lar cere­bral (AVC) antes do embar­que e foi enca­mi­nha­do a um hos­pi­tal egíp­cio.

Ao desem­bar­ca­rem, os 30 repa­tri­a­dos foram aco­lhi­dos por ser­vi­do­res dos Minis­té­ri­os das Rela­ções Exte­ri­o­res, da Jus­ti­ça e Segu­ran­ça Públi­ca, do Desen­vol­vi­men­to e Assis­tên­cia Soci­al, Famí­lia e Com­ba­te à Fome para aten­di­men­to médi­co e psi­co­ló­gi­co, con­fe­rên­cia de docu­men­ta­ção de migra­ção, apli­ca­ção de vaci­nas, se neces­sá­ri­as, e cadas­tra­men­to para rece­bi­men­to de assis­tên­cia soci­al. Fun­ci­o­ná­ri­os da Agên­cia da Orga­ni­za­ção das Nações Uni­das (ONU) para Refu­gi­a­dos (Acnur) tam­bém recep­ci­o­na­ram os repa­tri­a­dos.

O gover­no fede­ral infor­mou que alguns dos repa­tri­a­dos que che­ga­ram a Bra­sí­lia par­ti­rão em novos voos, ain­da nes­te sába­do, sen­do que qua­tro repa­tri­a­dos segui­rão para Rio de Janei­ro, e 23, para São Pau­lo, em voos da FAB. Os três res­tan­tes via­ja­rão para Vitó­ria (ES), em voo comer­ci­al, com pas­sa­gens adqui­ri­das pelo Minis­té­rio da Jus­ti­ça. O obje­ti­vo é que esses pas­sa­gei­ros pas­sem o Natal nes­tes des­ti­nos. Alguns deles têm paren­tes resi­den­tes no Bra­sil ou que vie­ram em voos ante­ri­o­res da ope­ra­ção bra­si­lei­ra.

Des­de o iní­cio do con­fli­to, são 1.555 pas­sa­gei­ros e 53 pets res­ga­ta­dos em 13 voos que já regres­sa­ram ao Bra­sil, vin­dos tan­to de Isra­el como da Fai­xa de Gaza.

Edi­ção: Vini­cius Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Sindicatos argentinos farão protestos contra corte de 7 mil servidores

Repro­du­ção: © REUTERS/Agustin Marcarian/Direitos Reser­va­dos Medida de austeridade foi anunciada pelo governo Milei Publi­ca­do em …