...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Educação / Termina hoje o prazo de inscrição para o Enem 2022

Termina hoje o prazo de inscrição para o Enem 2022

Repro­dução: © Val­ter Campanato/Agência Brasil

Exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro


Pub­li­ca­do em 21/05/2022 — 08:03 Por Karine Melo — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ter­mi­na às 23h59 deste sába­do (21), horário de Brasília, o pra­zo de inscrição para as ver­sões impres­sa e dig­i­tal do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) 2022. Todos os inter­es­sa­dos em faz­er o exame, isen­tos ou não, devem se inscr­ev­er pela Pági­na do Par­tic­i­pante. O exame será apli­ca­do em todos os esta­dos brasileiros, nos dias 13 e 20 de novem­bro.

Pagamento

Pela primeira vez, o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep) pos­si­bil­i­tou o paga­men­to da taxa por meio de PIX e cartão de crédi­to, além do tradi­cional bole­to – Guia de Recol­hi­men­to da União (GRU Cobrança). Vale lem­brar que, após sele­cionar a opção de paga­men­to, não será pos­sív­el alter­ar a escol­ha. O pra­zo para pagar a taxa, no val­or de R$ 85, vai até 27 de maio.

Nome social

O par­tic­i­pante que se iden­ti­fi­ca e quer ser recon­heci­do social­mente pela sua iden­ti­dade de gênero (par­tic­i­pante tran­sex­u­al, trav­es­ti ou trans­gênero) e que já tem o respec­ti­vo nome cadastra­do na Recei­ta Fed­er­al será iden­ti­fi­ca­do pelo nome social no momen­to da inscrição. Con­tu­do, será necessário con­fir­má-lo na Pági­na do Par­tic­i­pante, entre os dias 23 e 28 de jun­ho.

Para os can­didatos que querem ser iden­ti­fi­ca­dos pelo nome social e não têm o respec­ti­vo nome cadastra­do na Recei­ta, o Inep ori­en­ta que seja fei­ta a solic­i­tação de trata­men­to após a inscrição, no perío­do de 23 a 28 de jun­ho, pela Pági­na do Par­tic­i­pante.

Para esse pro­ced­i­men­to, será necessário apre­sen­tar uma lista de doc­u­men­tos de com­pro­vação das condições que o moti­vam: foto atu­al, níti­da, indi­vid­ual, col­ori­da, com fun­do bran­co que enquadre des­de a cabeça até os ombros, de ros­to inteiro, sem uso de ócu­los escuros e arti­gos de chapelar­ia (boné, chapéu, viseira, gor­ro ou sim­i­lares); e cópia dig­i­tal­iza­da, frente e ver­so, de um dos doc­u­men­tos de iden­ti­fi­cação ofi­ci­ais com foto, váli­do. Doc­u­men­tos envi­a­dos fora do pra­zo ou exter­nos à Pági­na do Par­tic­i­pante não serão aceitos. Toda a doc­u­men­tação dev­erá ser anex­a­da e envi­a­da em for­ma­to PDF, PNG ou JPG, com taman­ho máx­i­mo de 2 MB.

Enem

O Exame Nacional do Ensi­no Médio avalia o desem­pen­ho esco­lar dos estu­dantes ao tér­mi­no da edu­cação bási­ca. Ao lon­go de mais de duas décadas de existên­cia, tornou-se uma das prin­ci­pais por­tas de entra­da para a edu­cação supe­ri­or no Brasil, por meio do Sis­tema de Seleção Unifi­ca­da (Sisu) e de ini­cia­ti­vas como o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade para Todos (ProUni). Insti­tu­ições de ensi­no públi­cas e pri­vadas uti­lizam o Enem para sele­cionar estu­dantes.

Os resul­ta­dos são usa­dos como critério úni­co ou com­ple­men­tar dos proces­sos sele­tivos, além de servirem de parâmetro para aces­so aos auxílios gov­er­na­men­tais, como o Fun­do de Finan­cia­men­to Estu­dan­til (Fies).

Os resul­ta­dos indi­vid­u­ais do Enem tam­bém podem ser usa­dos nos proces­sos sele­tivos de insti­tu­ições por­tugue­sas que pos­suem con­vênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acor­dos garan­tem aces­so facil­i­ta­do às notas dos estu­dantes brasileiros inter­es­sa­dos em cur­sar a edu­cação supe­ri­or em Por­tu­gal.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Decisões favoráveis a policiais frustram famílias de vítimas no Rio

Repro­dução: © Freep­ick Em 2024, foram ao menos 5 absolvições ou transferências de corte Publicado …