...
domingo ,16 junho 2024
Home / Noticias / Termina nesta sexta prazo de inscrição no concurso unificado

Termina nesta sexta prazo de inscrição no concurso unificado

Repro­du­ção: © Arte/EBC

Editais foram retificados, e já há mais de dois milhões de candidatos


Publi­ca­do em 09/02/2024 — 08:25 Por Fabío­la Sinim­bú — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Nes­ta sex­ta-fei­ra (9), às 23h59, horá­rio de Bra­sí­lia, ter­mi­na o perío­do de ins­cri­ção do Con­cur­so Públi­co Naci­o­nal Uni­fi­ca­do (CPNU), que vai con­tra­tar 6.640 ser­vi­do­res públi­cos para 21 órgãos fede­rais. Hoje, o núme­ro de ins­cri­tos alcan­çou o recor­de de dois milhões de can­di­da­tos, mas 700 mil ain­da pre­ci­sam pagar a taxa de ins­cri­ção para con­fir­mar a par­ti­ci­pa­ção.

A pro­va será fei­ta em 220 cida­des de todos os esta­dos e Dis­tri­to Fede­ral e será apli­ca­da no dia 5 de maio. Os can­di­da­tos pode­rão con­cor­rer a uma ou mais car­rei­ras em um dos blo­cos temá­ti­cos dos oito edi­tais, que foram recen­te­men­te reti­fi­ca­dos para cor­re­ções de ambi­gui­da­des e infor­ma­ções impre­ci­sas.

Segun­do o Minis­té­rio da Ges­tão e da Ino­va­ção em Ser­vi­ços Públi­cos (MGI) — res­pon­sá­vel pelo pro­ces­so sele­ti­vo — as mudan­ças foram refe­ren­tes às vagas reser­va­das a pes­so­as com defi­ci­ên­cia (PcD) e pes­so­as negras, além de algu­mas exi­gên­ci­as na for­ma­ção para deter­mi­na­das vagas. O obje­ti­vo das mudan­ças foi garan­tir a obser­vân­cia dos prin­cí­pi­os cons­ti­tu­ci­o­nais da admi­nis­tra­ção públi­ca e tam­bém poten­ci­a­li­zar a sele­ção dos pro­fis­si­o­nais mais ade­qua­dos ao exer­cí­cio das atri­bui­ções.

A ins­ti­tui­ção ori­en­ta que os can­di­da­tos dos edi­tais reti­fi­ca­dos no sen­ti­do de que tomem ciên­cia das mudan­ças, inclu­si­ve docu­men­ta­ções que pre­ci­sa­rão ser apre­sen­ta­das em caso de apro­va­ção.

Processo seletivo

Esta é a pri­mei­ra vez que o gover­no fede­ral rea­li­za um pro­ces­so sele­ti­vo no qual é pos­sí­vel o can­di­da­to con­cor­rer a mais de um car­go em dife­ren­tes órgãos, por ordem de inte­res­se, pagan­do ape­nas uma taxa de ins­cri­ção. Para isso, é neces­sá­rio sele­ci­o­nar o blo­co temá­ti­co e o nível de esco­la­ri­da­de com que o can­di­da­to pre­ten­de con­cor­rer, com taxas de ins­cri­ção no valor de R$ 90 para vagas do ensi­no supe­ri­or e R$ 60 para os con­cor­ren­tes de nível médio.

Até o fim do perío­do de ins­cri­ção, os can­di­da­tos que não tive­ram os pedi­dos de isen­ção acei­tos pode­rão pagar a taxa e par­ti­ci­par do con­cur­so. Todo o pro­ces­so de ins­cri­ção é fei­to pela pági­na da Ces­gran­rio, que é ban­ca rea­li­za­do­ra do pro­ces­so sele­ti­vo, com o uso da con­ta gov.br.

Os can­di­da­tos ins­cri­tos pode­rão veri­fi­car os dados finais da ins­cri­ção no dia 29 de feve­rei­ro e no dia 29 de abril será pos­sí­vel a con­sul­ta ao local de pro­va. A pre­vi­são é que no dia 3 de junho sejam divul­ga­dos os resul­ta­dos das pro­vas obje­ti­vas e pre­li­mi­na­res das pro­vas dis­cur­si­vas e de reda­ção. No dia 30 de julho deve sair o resul­ta­do final com a clas­si­fi­ca­ção dos apro­va­dos.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Sobe para 175 o número de mortos no RS após enchentes

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Dois corpos foram encontrados em Teutônia e Agudo Publicado em …