...
domingo ,26 janeiro 2025
Home / Noticias / Termina nesta sexta prazo de inscrição no concurso unificado

Termina nesta sexta prazo de inscrição no concurso unificado

Repro­dução: © Arte/EBC

Editais foram retificados, e já há mais de dois milhões de candidatos


Pub­li­ca­do em 09/02/2024 — 08:25 Por Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Nes­ta sex­ta-feira (9), às 23h59, horário de Brasília, ter­mi­na o perío­do de inscrição do Con­cur­so Públi­co Nacional Unifi­ca­do (CPNU), que vai con­tratar 6.640 servi­dores públi­cos para 21 órgãos fed­erais. Hoje, o número de inscritos alcançou o recorde de dois mil­hões de can­didatos, mas 700 mil ain­da pre­cisam pagar a taxa de inscrição para con­fir­mar a par­tic­i­pação.

A pro­va será fei­ta em 220 cidades de todos os esta­dos e Dis­tri­to Fed­er­al e será apli­ca­da no dia 5 de maio. Os can­didatos poderão con­cor­rer a uma ou mais car­reiras em um dos blo­cos temáti­cos dos oito edi­tais, que foram recen­te­mente reti­fi­ca­dos para cor­reções de ambigu­idades e infor­mações impre­cisas.

Segun­do o Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI) — respon­sáv­el pelo proces­so sele­ti­vo — as mudanças foram ref­er­entes às vagas reser­vadas a pes­soas com defi­ciên­cia (PcD) e pes­soas negras, além de algu­mas exigên­cias na for­mação para deter­mi­nadas vagas. O obje­ti­vo das mudanças foi garan­tir a observân­cia dos princí­pios con­sti­tu­cionais da admin­is­tração públi­ca e tam­bém poten­cializar a seleção dos profis­sion­ais mais ade­qua­dos ao exer­cí­cio das atribuições.

A insti­tu­ição ori­en­ta que os can­didatos dos edi­tais reti­fi­ca­dos no sen­ti­do de que tomem ciên­cia das mudanças, inclu­sive doc­u­men­tações que pre­cis­arão ser apre­sen­tadas em caso de aprovação.

Processo seletivo

Esta é a primeira vez que o gov­er­no fed­er­al real­iza um proces­so sele­ti­vo no qual é pos­sív­el o can­dida­to con­cor­rer a mais de um car­go em difer­entes órgãos, por ordem de inter­esse, pagan­do ape­nas uma taxa de inscrição. Para isso, é necessário sele­cionar o blo­co temáti­co e o nív­el de esco­lar­i­dade com que o can­dida­to pre­tende con­cor­rer, com taxas de inscrição no val­or de R$ 90 para vagas do ensi­no supe­ri­or e R$ 60 para os con­cor­rentes de nív­el médio.

Até o fim do perío­do de inscrição, os can­didatos que não tiver­am os pedi­dos de isenção aceitos poderão pagar a taxa e par­tic­i­par do con­cur­so. Todo o proces­so de inscrição é feito pela pági­na da Ces­granrio, que é ban­ca real­izado­ra do proces­so sele­ti­vo, com o uso da con­ta gov.br.

Os can­didatos inscritos poderão ver­i­ficar os dados finais da inscrição no dia 29 de fevereiro e no dia 29 de abril será pos­sív­el a con­sul­ta ao local de pro­va. A pre­visão é que no dia 3 de jun­ho sejam divul­ga­dos os resul­ta­dos das provas obje­ti­vas e pre­lim­inares das provas dis­cur­si­vas e de redação. No dia 30 de jul­ho deve sair o resul­ta­do final com a clas­si­fi­cação dos aprova­dos.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Museu do Ipiranga celebra aniversário de SP com atividades gratuitas

Programação prevê atividades infantis e para adolescentes Cami­la Boehm — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …