...
domingo ,13 outubro 2024
Home / Noticias / Terra tem agosto com temperatura 1,51 °C acima do nível pré-industrial

Terra tem agosto com temperatura 1,51 °C acima do nível pré-industrial

Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Dados são do Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas da UE


Publicado em 06/09/2024 — 10:24 Por Fabíola Sinimbú — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A tem­per­atu­ra do plan­e­ta ultra­pas­sou no mês de agos­to deste ano 1,51 graus Cel­sius (°C) aci­ma do nív­el pré-indus­tri­al, pelo 13º mês nos últi­mos 14 meses. Foi o agos­to mais quente da Ter­ra da série históri­ca do Serviço Coper­ni­cus para as Alter­ações Climáti­cas da União Europeia, com uma tem­per­atu­ra média do ar na super­fí­cie 0,71 °C aci­ma da média do perío­do 1991 a 2020.

A média na tem­per­atu­ra glob­al, de setem­bro de 2023 a agos­to de 2024, foi a maior reg­istra­da para qual­quer perío­do de 12 meses 0,76 °C aci­ma do perío­do entre 1991 e 2020 e 1,64 °C aci­ma da média pré-indus­tri­al de 1850 a 1900.

A tem­per­atu­ra média da super­fí­cie do mar para agos­to de 2024 foi 20,91°C, con­sideran­do as zonas Tem­per­adas e Intertrop­i­cal, a cer­ca de 10 met­ros de pro­fun­di­dade. De acor­do com Serviço Coper­ni­cus para as Alter­ações Climáti­cas, esse é o segun­do val­or mais alto já reg­istra­do para o mês, e ape­nas 0,07°C abaixo de agos­to de 2023.

De acor­do com o Bole­tim Agos­to de 2024, pub­li­ca­do pela insti­tu­ição nes­ta sex­ta-feira (6), é prováv­el que o ano de 2024 supere as tem­per­at­uras reg­istradas em 2023. “Essa sequên­cia de tem­per­at­uras recordes está aumen­tan­do a prob­a­bil­i­dade de 2024 ser o ano mais quente já reg­istra­do. Os even­tos extremos rela­ciona­dos à tem­per­atu­ra teste­munhados neste verão só se tornarão mais inten­sos, com con­se­quên­cias mais dev­as­ta­do­ras para as pes­soas e o plan­e­ta, a menos que tomem­os medi­das urgentes para reduzir as emis­sões de gas­es de efeito est­u­fa.”, afir­mou a dire­to­ra adjun­ta do Coper­ni­cus Cli­mate Change Ser­vice, Saman­tha Burgess.

Na análise hidrológ­i­ca, a insti­tu­ição con­sta­tou ain­da que agos­to foi mais seco do que a média na maior parte da Améri­ca do Sul e reg­istrou a incidên­cia de incên­dios flo­restais no Brasil.

Finan­cia­do pela União Europeia, o Coper­ni­cus é o prin­ci­pal pro­gra­ma de obser­vação da Ter­ra que uti­liza medições de satélites, navios, aeron­aves e estações mete­o­rológ­i­cas em todo o mun­do, para pro­duzir anális­es de dados sobre da atmos­fera, mar­in­ho, Ter­ra, alter­ações climáti­cas, segu­rança e emergên­cia.

O pro­gra­ma é coor­de­na­do e geri­do pela Comis­são Europeia e imple­men­ta­do em parce­ria com Esta­dos-Mem­bros, Agên­cia Espa­cial Europeia (ESA), Orga­ni­za­ção Europeia para a Explo­ração de Satélites Mete­o­rológi­cos, Cen­tro Europeu de Pre­visões Mete­o­rológ­i­cas em Médio Pra­zo, entre out­ros.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Central de atendimento telefônico do INSS não funciona neste sábado

Feriado nacional suspende atendimento pelo canal 135 Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 12/10/2024 — 08:33 Brasília …