...
sábado ,13 julho 2024
Home / Economia / Teste do Censo 2022 ouviu mais de 111 mil pessoas nos estados e no DF

Teste do Censo 2022 ouviu mais de 111 mil pessoas nos estados e no DF

Repro­dução: © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Maior população recenseada foi de Engenheiro Paulo de Frontin (RJ)


Pub­li­ca­do em 17/03/2022 — 10:02 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Teste Nacional do Cen­so Demográ­fi­co 2022, real­iza­do de 4 de novem­bro de 2021 a 12 de fevereiro deste ano, resul­tou em 111.184 pes­soas recenseadas em local­i­dades sele­cionadas nos 26 esta­dos brasileiros e no Dis­tri­to Fed­er­al. Desse total, as mul­heres somaram 57.514 (51,7%) e os home­ns, 53.670 (48,3%). A pop­u­lação idosa, de 60 anos ou mais, alcançou 18.575 pes­soas (16,7%). As infor­mações foram divul­gadas hoje (17) pelo Insti­tu­to Brasileiro de Geografia e Estatís­ti­ca (IBGE).

Foi a primeira vez que o IBGE orga­ni­zou um teste como esse para o Cen­so Demográ­fi­co, que será ini­ci­a­do em 1º de agos­to deste ano e mostra resul­ta­dos em caráter exper­i­men­tal. Todas as local­i­dades vis­i­tadas serão nova­mente recenseadas durante a cole­ta ofi­cial de dados em todo o país.

O respon­sáv­el pelo pro­je­to téc­ni­co do Cen­so, Luciano Tavares Duarte, mestre em estu­dos pop­u­la­cionais e pesquisas soci­ais, desta­cou a importân­cia do teste para o lev­an­ta­men­to, “maior oper­ação estatís­ti­ca que o IBGE real­iza em uma déca­da, com infor­mações detal­hadas sobre a pop­u­lação em 8,5 mil­hões de quilômet­ros quadra­dos — mais de 70 mil­hões de domicílios”.

A real­iza­ção do Cen­so Demográ­fi­co vai envolver mais de 200 mil pes­soas, muitas sem exper­iên­cia em cole­tas de dados ante­ri­ores, o que reforça a importân­cia do teste. Duarte esclare­ceu que o fase exper­i­men­tal foi fei­ta em um “esforço de capac­i­tação, qual­i­fi­cação e aper­feiçoa­men­to”, visan­do a iden­ti­ficar ajustes necessários nos sis­temas e equipa­men­tos, que já estão sendo proces­sa­dos no sis­tema de indi­cadores gerais de cole­ta, para mel­ho­ria das infor­mações, e tam­bém nos man­u­ais explica­tivos.

Visitas

Os téc­ni­cos do IBGE vis­i­taram tan­to bair­ros de cap­i­tais, como Belo Hor­i­zonte (MG), Macapá (AP) e Sal­vador (BA), quan­to local­i­dades mais afas­tadas, entre elas a comu­nidade ribeir­in­ha de Novo Reman­so, a 200 quilômet­ros (km) de Man­aus, ou o municí­pio de Tigrin­hos, a nove horas de car­ro de Flo­ri­anópo­lis.

No total, foram recensea­d­os nove municí­pios, qua­tro dis­tri­tos, sete bair­ros e dez local­i­dades nos 26 esta­dos e no DF. As local­i­dades de Angra dos Reis e Paraty, além de ter­ras indí­ge­nas, ter­ritórios quilom­bo­las e fave­las em Nova Iguaçu, no esta­do do Rio, não tiver­am os resul­ta­dos divul­ga­dos, porque essas comu­nidades “não foram exaus­ti­va­mente recenseadas”, expli­cou o IBGE. Isso vai ocor­rer na cole­ta ofi­cial do Cen­so.

Os recenseadores vis­i­taram 59.535 endereços, sendo que 39.477 eram Domicílios Par­tic­u­lares Per­ma­nentes Ocu­pa­dos com ao menos um morador na data de refer­ên­cia do teste, em 31 de out­ubro de 2021. Em 1.106 dess­es domicílios (2,8%), os recenseadores não con­seguiram faz­er entre­vis­tas.

Das 38.371 entre­vis­tas real­izadas, 98,1% foram no for­ma­to pres­en­cial (37.644), 1,3% pela inter­net (501) e 0,6% por tele­fone (226), rep­re­sen­tan­do essa últi­ma modal­i­dade uma ino­vação que será apli­ca­da tam­bém no Cen­so Demográ­fi­co de 2022 e que “ofer­ece à pop­u­lação mais uma for­ma de prestar infor­mação ao IBGE”, ressaltou Luciano Duarte. A média de moradores encon­tra­da foi de 2,8 por domicílio.

O municí­pio vis­i­ta­do com a maior pop­u­lação recensea­da foi Engen­heiro Paulo de Fron­tin, no Rio de Janeiro, com 12.304 pes­soas, em 7.563 endereços vis­i­ta­dos (4.819 domicílios ocu­pa­dos). Nes­sa cidade, a pop­u­lação diminuiu, na com­para­ção com o Cen­so 2010, infor­mou o IBGE.

A menor pop­u­lação foi encon­tra­da em Jardim Olin­da, no Paraná. Local­iza­do a 552 km de Curiti­ba, Jardim Olin­da é o menor dos 399 municí­pios do esta­do. Lá, 1.391 pes­soas foram recenseadas e 854 endereços vis­i­ta­dos (517 domicílios com moradores).

Idosos

O maior per­centu­al de idosos (26%) foi encon­tra­do no bair­ro de Ama­r­ali­na, em Sal­vador, que tam­bém apre­sen­tou o maior índice de mul­heres (56,3%). As rep­re­sen­tantes do sexo fem­i­ni­no tiver­am per­centu­al ligeira­mente supe­ri­or ao dos home­ns na maio­r­ia das local­i­dades.

No sen­ti­do inver­so, o destaque foi o dis­tri­to de Sucuri, em Mato Grosso (MT), onde 54% dos moradores eram home­ns. O IBGE salien­tou que essa foi a primeira vez que o municí­pio de Sucuri foi recensea­do com sta­tus de dis­tri­to. Foi ele­va­do a essa cat­e­go­ria em maio de 2011. Sucuri ain­da per­tence ao municí­pio de Cuiabá. O teste apurou ali uma pop­u­lação de 1.501 res­i­dentes, em 871 endereços vis­i­ta­dos, sendo 513 domicílios com moradores. Das oito local­i­dades com mais home­ns que mul­heres, qua­tro eram municí­pios: Tigrin­hos (SC), Jardim Olin­da (PR), Lagoin­ha do Piauí (PI) e Lajea­do (TO).

O teste do Cen­so em Rondô­nia (RO) foi feito no bair­ro Liber­dade, em Por­to Vel­ho, maior cap­i­tal brasileira em exten­são ter­ri­to­r­i­al, com 34 mil km², e apurou aumen­to de pes­soas com 60 anos ou mais em relação ao últi­mo Cen­so. Em 2010, essa faixa etária rep­re­sen­ta­va 8,8% da pop­u­lação do bair­ro; no teste, con­sta­tou-se que ela subiu para 18,3%. Foram apu­ra­dos 2.851 res­i­dentes e vis­i­ta­dos 1.949 endereços, sendo 1.114 domicílios com moradores.

No Piauí, o teste ocor­reu em Lagoin­ha do Piauí, a 100 km da cap­i­tal Teresina e um dos menores municí­pios do Brasil em exten­são ter­ri­to­r­i­al, com ape­nas 67 km². Ao con­trário da maio­r­ia dos municí­pios do país, e a exem­p­lo de Sucuri (MT), lá tam­bém exis­tem mais home­ns do que mul­heres. Eles con­stituem 51,1% da pop­u­lação, con­tra 48,9% de mul­heres. O teste apurou pop­u­lação de 2.892 res­i­dentes, em 1.644 endereços vis­i­ta­dos (1.010 domicílios com moradores).

Abordagens

O teste nacional mostrou tam­bém que a comu­nidade ou local­i­dade vis­i­ta­da mais dis­tante de uma cap­i­tal de esta­do foi Tigrin­hos, em San­ta Cata­ri­na, situ­a­da a 630 quilômet­ros, nove horas de car­ro de Flo­ri­anópo­lis. Tigrin­hos apre­sen­tou aumen­to pop­u­la­cional de 32,2%. Foram vis­i­ta­dos 1.081 endereços, sendo 860 domicílios com morador, e apu­ra­dos 2.322 res­i­dentes, con­tra 1.757 em 2010, o que resul­ta em 565 pes­soas a mais.

As abor­da­gens pela inter­net foram maiores na local­i­dade Cen­tro de Baca­bal (MA) e no bair­ro Ilha do Mosqueiro, em Belém (PA), com 5,2% e 5,1%, respec­ti­va­mente. Por tele­fone (7,5%), a  maior abor­dagem ocor­reu na local­i­dade de Minas Brasil, em Belo Hor­i­zonte.

Luciano Duarte fez um ape­lo aos brasileiros para o novo Cen­so Demográ­fi­co: “Par­ticipem, con­tribuam nes­sa grande oper­ação para o bem do nos­so país”.

Detalhamento

O dire­tor de Geo­ciên­cias do IBGE, Clau­dio Sten­ner, desta­cou que o detal­hamen­to geográ­fi­co per­mite às autori­dades elab­o­rar políti­cas de saúde, edu­cação e trans­portes, além de abastec­i­men­to de água, por exem­p­lo, em áreas mais afas­tadas. “Mostra como são difer­entes os municí­pios”. Segun­do Sten­ner, “essa riqueza é só o Cen­so que dá. E isso a gente vai ter para todo o ter­ritório nacional”, acres­cen­tou.

Ele infor­mou que no mês de jul­ho, os super­vi­sores do Cen­so estarão nas ruas ver­i­f­i­can­do as car­ac­terís­ti­cas de infraestru­tu­ra urbana “para cada face de quadra do país” Essa eta­pa não envolve abor­dagem às pes­soas. Sten­ner referiu-se ain­da às Reuniões de Plane­ja­men­to e Acom­pan­hamen­to do Cen­so (Repacs), que visam a bus­car apoio e parce­ria em todos os lugares do Brasil para pos­tos de cole­ta. Segun­do o dire­tor, um acor­do téc­ni­co foi fir­ma­do nes­ta sem­ana com o Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS) para cessão de espaços que sir­vam de pos­tos de cole­ta de dados. As Repacs, segun­do ele, estão em está­gio adi­anta­do.

Teste Nacional do Censo
Repro­dução: Teste Nacional do Cen­so — Arte/Agência Brasil

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Secretário de Educação de Belford Roxo é preso em operação da PF

Repro­dução: © Polí­cia Federal/divulgação Ação conta com o apoio do Ministério Público Federal no Rio …