...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Esportes / Thiago Paulino protesta no pódio contra decisão que lhe tirou o ouro

Thiago Paulino protesta no pódio contra decisão que lhe tirou o ouro

Repro­du­ção: © Taku­ma Matsushita/CPB/Direitos Reser­va­dos

Brasileiro ficou com bronze após apelação da China


Publi­ca­do em 04/09/2021 — 02:00 Por Mar­ce­lo Bran­dão — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

A cerimô­nia de pre­mi­a­ção do arre­mes­so de peso clas­se F57 da Para­lim­pía­da, rea­li­za­da no Está­dio Olím­pi­co na madru­ga­da des­te sába­do (4), foi mar­ca­da pela polê­mi­ca envol­ven­do a inva­li­da­ção do resul­ta­do da pro­va final, com a anu­la­ção dos dois melho­res arre­mes­sos do bra­si­lei­ro Thi­a­go Pau­li­no, que per­deu o ouro e ficou com o bron­ze. Da che­ga­da à saí­da do pódio, o bra­si­lei­ro pro­tes­tou e expres­sou sua indig­na­ção duran­te toda a cerimô­nia.

Pau­li­no subiu ao pódio pri­mei­ro, como fazem todos os ter­cei­ros colo­ca­dos, mas, ao pas­sar pelo cen­tro do tabla­do, na posi­ção do meda­lhis­ta de ouro, pisou fir­me e apon­tou para o chão, como se mar­cas­se sua posi­ção de con­tra­ri­e­da­de à deci­são final. Com aque­le ges­to ele expres­sou, sem dizer qual­quer pala­vra, que, na ver­da­de, ele era o legí­ti­mo meda­lhis­ta de ouro.

Duran­te toda cerimô­nia de pre­mi­a­ção, Pau­li­no mos­trou sua revol­ta com o ocor­ri­do. Sina­li­zou nega­ti­va­men­te vári­as vezes, inclu­si­ve quan­do rece­beu a meda­lha de bron­ze. No momen­to das fotos, Pau­li­no abai­xou a cabe­ça e ergueu o punho direi­to. Além dele, o tam­bém bra­si­lei­ro Mar­co Auré­lio Bor­ges par­ti­ci­pou da pre­mi­a­ção, fican­do com a pra­ta.

Chineses apelam ao júri do IPC

Thi­a­go Pau­li­no per­deu a meda­lha de ouro mais de dez horas após con­quis­tá-la. O Comi­tê Para­lím­pi­co Chi­nês entrou com um recur­so con­tra o segun­do e o ter­cei­ro arre­mes­sos do bra­si­lei­ro. Os dois arre­mes­sos foram os melho­res entre os de todos os com­pe­ti­do­res, e o mai­or deles, de 15,10 metros (m), foi o da meda­lha de ouro. Com a inva­li­da­ção, Pau­li­no caiu para o ter­cei­ro lugar, com a sua melhor mar­ca ain­da váli­da sen­do de 14,77 m.

A pro­va aca­bou às 9h50 (horá­rio de Bra­sí­lia) des­ta sex­ta-fei­ra (3), e per­to das 21h do mes­mo dia veio a deci­são da orga­ni­za­ção dos jogos acei­tan­do uma ape­la­ção da Chi­na, que inva­li­dou os melho­res arre­mes­sos de Pau­li­no. Segun­do o Comi­tê Para­lím­pi­co Inter­na­ci­o­nal (IPC, na sigla em inglês), o vídeo ofi­ci­al dos arre­mes­sos foram revi­sa­dos e os árbi­tros da pro­va con­sul­ta­dos antes da deci­são final.

Segun­do o Comi­tê Para­lím­pi­co Bra­si­lei­ro (CPB), os chi­ne­ses pro­tes­ta­ram duran­te e após a pro­va, mas os árbi­tros não acei­ta­ram os argu­men­tos. Por isso, foram ao júri de ape­la­ção, uma ins­tân­cia do IPC. Esse júri deci­diu de for­ma favo­rá­vel à ape­la­ção, mas não reve­lou qual ima­gem mos­tra­va a irre­gu­la­ri­da­de dos arre­mes­sos.

“O Bra­sil apre­sen­tou ima­gens das trans­mis­sões de TV dos arre­mes­sos em que não havia qual­quer indí­cio de infra­ção no movi­men­to de arre­mes­so do atle­ta, mas a ale­ga­ção do júri é que o vídeo acu­sa­tó­rio seria de outro ângu­lo, mas se recu­sou a mos­trar o vídeo que emba­sou a deci­são”, afir­mou o CPB em nota.

banner_toquio2021

Edi­ção: Fábio Lis­boa

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dorival Jr faz 1ª convocação da seleção brasileira para jogos em março

Repro­du­ção: © Staff Images/CBF/Direitos Reser­va­dos Time encara Inglaterra e Espanha em 23 e 26 de …