...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Meio Ambiente / Trabalhador e brigadista morrem em incêndios em São Paulo

Trabalhador e brigadista morrem em incêndios em São Paulo

Mortes foram em fazendas em Neves Paulista e Corumbataí

Guil­herme Jerony­mo — Repórter da Agên­cia Brasil *
Pub­li­ca­da em 27/09/2024 — 19:30
 — Atu­al­iza­da em 27/09/2024 — 20:14
São Paulo
São Paulo (SP) 24/08/2024 - Foco de incêndio próximo a rodovia presidente Castelo Branco, o governo de São Paulo cria gabinete de crise para combate a incêndios Estradas são interditadas e 30 municípios estão em alerta máximo Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

A Defe­sa Civ­il e a Sec­re­taria de Segu­rança Públi­ca de São Paulo con­fir­maram a morte de um tra­bal­hador de 47 anos de idade da Fazen­da Monte Ale­gre, no municí­pio de Neves Paulista, no noroeste paulista, atingi­da por um incên­dio. O homem esta­va sendo procu­ra­do des­de a tarde de quin­ta-feira (26), quan­do desa­pare­ceu ao ten­tar con­duzir o gado da pro­priedade para uma área segu­ra. 

Em nota, a Polí­cia Civ­il infor­mou que o Cor­po de Bombeiros foi aciona­do para aux­il­iar no com­bate ao incên­dio, que se alas­trou para pro­priedades viz­in­has, mobi­lizan­do unidades de Miras­sol e São José do Rio Pre­to, tam­bém na região noroeste.

O Insti­tu­to de Crim­i­nalís­ti­ca real­i­zou a perí­cia no local e o Insti­tu­to Médi­co Legal (IML) realizará o exame necroscópi­co na víti­ma, ain­da sem data con­fir­ma­da. O caso foi reg­istra­do na Del­e­ga­cia de Neves Paulista como morte sus­pei­ta e incên­dio.

Tam­bém nes­ta quin­ta-feira dois brigadis­tas foram atingi­dos durante com­bate a incên­dio em uma plan­tação no municí­pio de Corum­bat­aí. Um deles mor­reu no local.

Segun­do a Defe­sa Civ­il, o incên­dio começou na quar­ta-feira (25), quan­do já havia atingi­do 1.200 hectares entre pastagem, canavial e Área de Preser­vação Per­ma­nente (APP). Além do Cor­po de Bombeiros atu­aram brigadis­tas das usi­nas Moreno, Tietê e Cof­co.

Nes­ta sex­ta-feira 13 municí­pios paulis­tas reg­is­traram incên­dios. Segun­do a Defe­sa Civ­il, ain­da há cin­co municí­pios com incên­dios ativos no esta­do: em Bananal, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Ipeú­na e Jaú. O esta­do empre­ga um  avião e dois helicópteros no com­bate às chamas. O avanço de uma frente-fria colab­o­ra com o com­bate, mas a Defe­sa Civ­il espera pio­ra das condições e recrude­sci­men­to dos níveis de aler­ta a par­tir de domin­go (29).

Parques

A Sec­re­taria de Meio Ambi­ente, Infraestru­tu­ra e Logís­ti­ca do Esta­do de São Paulo anun­ciou que reabrirá 69 de suas 82 Unidades de Con­ser­vação na segun­da-feira (30). Os par­ques estad­u­ais estão fecha­dos des­de o dia 1º de setem­bro por questões de segu­rança e para dire­cionar equipes para o com­bate aos incên­dios flo­restais no esta­do. Ao menos metade do ter­ritório de São Paulo per­manece em esta­do de aler­ta ou emergên­cia, por causa da seca.

Segun­do nota do gov­er­no, a decisão foi toma­da após uma reunião do Gabi­nete de Crise, que avaliou mel­ho­ra nas condições climáti­cas pre­vis­tas para os próx­i­mos dias e no grau de risco de incên­dios flo­restais. As 13 unidades de con­ser­vação que con­tin­uarão fechadas serão reavali­adas a par­tir de 12 de out­ubro, por estarem em regiões que não têm pre­visão de chu­va e têm focos de incên­dio próx­i­mos.

A reaber­tu­ra é par­cial, com parte das ativi­dades de vis­i­tação sus­pen­sa ou com horários difer­en­ci­a­dos, sem descar­tar pos­si­bil­i­dade de novos fechamen­tos.

* Matéria atu­al­iza­da às 20h14 para acres­cen­tar infor­mações

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …