...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Economia / Transferência bancária por DOC termina nesta segunda-feira

Transferência bancária por DOC termina nesta segunda-feira

Repro­du­ção: © José Cruz/Agência Bra­sil

Com sucesso do Pix, ferramenta tornou-se obsoleta nos últimos anos


Publi­ca­do em 15/01/2024 — 06:48 Por Well­ton Máxi­mo — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Após qua­tro déca­das de exis­tên­cia, a trans­fe­rên­cia por meio de Docu­men­to de Ordem de Cré­di­to (DOC) aca­ba nes­ta segun­da-fei­ra (15), às 22h. Nes­se horá­rio, os ban­cos dei­xa­rão de ofe­re­cer o ser­vi­ço de emis­são e de agen­da­men­to, tan­to para pes­so­as físi­cas quan­to jurí­di­cas, para trans­fe­rên­cia entre ins­ti­tui­ções finan­cei­ras dis­tin­tas.

No ano pas­sa­do, as ins­ti­tui­ções ban­cá­ri­as havi­am anun­ci­a­do o fim da moda­li­da­de de trans­fe­rên­cia. A data máxi­ma de agen­da­men­to do DOC vai até 29 de feve­rei­ro, quan­do os ban­cos ter­mi­nam de pro­ces­sar os paga­men­tos, encer­ran­do o sis­te­ma defi­ni­ti­va­men­te.

Além do DOC, dei­xa­rá de ser ofe­re­ci­da tam­bém, as 22h de hoje, a Trans­fe­rên­cia Espe­ci­al de Cré­di­to (TEC), moda­li­da­de por meio da qual empre­sas podem pagar bene­fí­ci­os a fun­ci­o­ná­ri­os e que tam­bém está em desu­so.

Nos últi­mos anos, o DOC e a TEC per­de­ram espa­ço para o Pix, sis­te­ma de trans­fe­rên­cia ins­tan­tâ­nea do Ban­co Cen­tral sem cus­to para pes­so­as físi­cas. Cri­a­do em 1985, o DOC per­mi­te o repas­se de recur­sos até as 22h, com a tran­sa­ção sen­do qui­ta­da no dia útil seguin­te à ordem. Caso seja fei­to após esse horá­rio, a trans­fe­rên­cia só é con­cluí­da dois dias úteis depois.

Estatísticas

Segun­do levan­ta­men­to da Fede­ra­ção Bra­si­lei­ra de Ban­cos (Febra­ban), com base em dados do Ban­co Cen­tral, as tran­sa­ções por DOC soma­ram 18,3 milhões de ope­ra­ções no pri­mei­ro semes­tre de 2023, ape­nas 0,05% do total de 37 bilhões de ope­ra­ções fei­tas no perío­do.

Em núme­ro de tran­sa­ções, o DOC ficou bem atrás dos che­ques (125 milhões), da TED (448 milhões), dos bole­tos (2,09 bilhões), do car­tão de débi­to (8,4 bilhões), do car­tão de cré­di­to (8,4 bilhões) e do Pix, a moda­li­da­de pre­fe­ri­da dos bra­si­lei­ros, com 17,6 bilhões de ope­ra­ções.

Uti­li­za­da prin­ci­pal­men­te para trans­fe­rên­cia de gran­des valo­res, a Trans­fe­rên­cia Ele­trô­ni­ca Dis­po­ní­vel (TED) con­ti­nu­a­rá em vigor. Cri­a­da em 2002, a TED per­mi­te o envio dos recur­sos entre ins­ti­tui­ções dife­ren­tes até as 17h dos dias úteis, com a tran­sa­ção levan­do até meia-hora para ser qui­ta­da.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Segundo dia de operação no Rio deixa 4 mil alunos sem aulas

Repro­du­ção: twitter.com/PMERJ Nove suspeitos foram mortos e dois PMs ficaram feridos Publi­ca­do em 28/02/2024 — …