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Transpetro anuncia três novos concursos para admissão ao longo de 2024

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil

Empresa oferecerá 207 vagas para os quadros de terra e de mar


Pub­li­ca­do em 29/09/2023 — 20:07 Por Alana Gan­dra – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

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A Transpetro (Petro­bras Trans­porte S.A.) anun­ciou, nes­ta sex­ta-feira (29), a real­iza­ção de con­cur­sos públi­cos para admis­são de pes­soal de ter­ra e mar. São 207 vagas, das quais, 154 para os níveis médio e supe­ri­or do quadro de ter­ra e 53 para o quadro de mar. Os aprova­dos serão admi­ti­das na empre­sa ao lon­go de 2024.

As inscrições podem ser feitas até 30 de out­ubro no site do  Ces­granrio, orga­ni­zador do con­cur­so. As provas serão real­izadas em dezem­bro, e o resul­ta­do final será divul­ga­do no dia 5 de março. O últi­mo con­cur­so públi­co da Transpetro foi em 2018.

A empre­sa tem atual­mente 5.065 empre­ga­dos – 3.273 do quadro de ter­ra e 1.781 do quadro de mar. A difer­ença é pes­soal lig­a­do dire­ta­mente à dire­to­ria da Transpetro, infor­mou à Agên­cia Brasil o ger­ente exec­u­ti­vo de Recur­sos Humanos da com­pan­hia, Alexan­dre Almei­da.

Nos três edi­tais lança­dos, a Transpetro inovou ao dobrar para 10% o per­centu­al de vagas esta­b­ele­ci­do por lei para pes­soas com defi­ciên­cia, além de garan­tir 20% dos pos­tos para can­didatos negros de ambos os sex­os. A ideia é com­por tam­bém um cadas­tro de reser­va, que poderá ser uti­liza­do de acor­do com a neces­si­dade da com­pan­hia.

Importância

Almei­da desta­cou a importân­cia das vagas que estão sendo aber­tas na Transpetro. Segun­do ele, hoje, a empre­sa tem duas questões fun­da­men­tais, que são bal­izado­ras para os con­cur­sos: há neces­si­dade de reposição de pes­soas, porque hou­ve proces­sos de aposen­ta­do­ria e de desliga­men­to, por inter­esse do próprio empre­ga­do, e porque a empre­sa tra­bal­ha­va muito com empre­ga­dos cedi­dos pela Petro­bras. “Então, uma parte desse pes­soal novo a gente foca exclu­si­va­mente para recom­posição dos nos­sos times de tra­bal­ho, mas já pen­san­do no hor­i­zonte de cresci­men­to da empre­sa, que está desen­vol­ven­do novos serviços para aten­der a Petro­bras e tam­bém out­ras empre­sas do setor de petróleo que estão atuan­do atual­mente no Brasil.”

Ele desta­cou que há um déficit sig­ni­fica­ti­vo de marí­ti­mos no quadro de oper­ação de navios da empre­sa e que é pre­ciso repor esse efe­ti­vo com bre­v­i­dade, porque isso impacta dire­ta­mente na pos­si­bil­i­dade da empre­sa oper­ar”. Para poder nave­g­ar, um navio da Transpetro pre­cisa estar com todas as funções preenchi­das na hora em que a embar­cação zarpa. “A ausên­cia de um marí­ti­mo obri­ga a segu­rar out­ra pes­soa no lugar dele, e isso faz o que a gente chama de dobra”. Ou seja, a pes­soa que tin­ha a expec­ta­ti­va de desem­bar­car aca­ba sendo impe­di­da de fazê-lo. “A min­ha neces­si­dade hoje de repor ess­es empre­ga­dos do quadro de mar apon­ta na reposição do efe­ti­vo.”

A Transpetro ain­da não está levan­do em con­ta ain­da a con­strução de navios, porque isso depende da aprovação e inclusão de novas embar­cações no plane­ja­men­to estratégi­co da Petro­bras. Essa dis­cussão ain­da está sendo trava­da inter­na­mente. Se hou­ver sinal­iza­ção pos­i­ti­va a respeito, a Transpetro redis­cu­tirá o dimen­sion­a­men­to do efe­ti­vo de mar. Hoje, a com­pan­hia opera uma fro­ta de 26 navios.

Regionalização

Out­ro destaque dos edi­tais é a real­iza­ção de provas region­ais para o pes­soal de ter­ra, o que per­mite que os can­didatos escol­ham a região onde pre­ten­dem tra­bal­har. Nas vagas do quadro de mar, a dis­pu­ta é nacional.

De acor­do com Almei­da, a intenção é que pes­soas pos­sam se can­di­datar para admis­são nas local­i­dades onde a Transpetro opera. A empre­sa atua em diver­sas cidades e, às vezes, é difí­cil, por exem­p­lo, movi­men­tar um empre­ga­do que é de São Paulo para uma cidade no inte­ri­or ou para den­tro da Flo­res­ta Amazôni­ca. “A adap­tação desse empre­ga­do é mais difí­cil”. Com o con­cur­so sendo region­al, a ideia é val­orizar de fato as pes­soas do entorno das insta­lações da empre­sa ou, na mel­hor das hipóte­ses, do esta­do ou região onde ela vive, para que, “não, nec­es­sari­a­mente, se acabe expor­tan­do pes­soas para essas insta­lações”.

Para o quadro de ter­ra, dois con­cur­sos con­tabi­lizam 64 vagas para nív­el médio, em 13 car­gos, e 90 para nív­el supe­ri­or, dis­tribuí­das em 28 funções. Out­ro cer­tame é des­ti­na­do ao quadro de mar, com 53 vagas para ofi­ci­ais, sub­o­fi­ci­ais e guarnição. O proces­so sele­ti­vo terá val­i­dade de um ano, poden­do ser pror­ro­ga­do por igual perío­do.

No quadro de ter­ra, os profis­sion­ais de nív­el médio terão remu­ner­ação ini­cial de R$ 5.563,90 e os profis­sion­ais de nív­el supe­ri­or, de R$ 12.739,70. Os empre­ga­dos do quadro de mar têm remu­ner­ação e bene­fí­cios no mes­mo pata­mar dos vigentes no mer­ca­do marí­ti­mo. Para as vagas de empre­ga­dos que tra­bal­ham embar­ca­dos, a remu­ner­ação, incluin­do grat­i­fi­cação, pode chegar a R$ 15.410,02, val­or que cor­re­sponde ao do rendi­men­to do 2º ofi­cial de náu­ti­ca ou do 2º ofi­cial de máquinas.

Os admi­ti­dos terão dire­ito ain­da a out­ros bene­fí­cios, entre os quais plano de car­reira; auxílio-creche ou auxílio acom­pan­hante; bene­fí­cio edu­ca­cional; assistên­cia mul­ti­dis­ci­pli­nar de saúde; bene­fí­cio far­má­cia; plano opcional de pre­v­idên­cia com­ple­men­tar e pro­gra­ma de assistên­cia espe­cial, des­ti­na­do a pes­soas com defi­ciên­cia.

Provas e documentos

Para os car­gos de nív­el médio do quadro de ter­ra, haverá provas de con­hec­i­men­tos bási­cos de por­tuguês e matemáti­ca e de con­hec­i­men­tos especí­fi­cos.

Para os car­gos de nív­el supe­ri­or do quadro de ter­ra, a avali­ação envolve por­tuguês, inglês e con­hec­i­men­tos especí­fi­cos. Para os can­didatos ao car­go de advo­ga­do, está pre­vista ain­da pro­va dis­cur­si­va.

As avali­ações do quadro de mar envolvem testes de con­hec­i­men­tos bási­cos e especí­fi­cos para cada car­go, bem como avali­ação físi­ca.

A empresa

Operan­do 49 ter­mi­nais (28 aqua­viários e 21 ter­restres), cer­ca de 8,5 mil quilômet­ros de dutos e 36 navios, a Transpetro é a maior sub­sidiária da Petro­bras e a maior com­pan­hia de logís­ti­ca mul­ti­modal de petróleo e deriva­dos da Améri­ca Lati­na.

A com­pan­hia pres­ta serviços a dis­tribuido­ras, à indús­tria petro­quími­ca e às demais empre­sas do setor de óleo e gás. A carteira da com­pan­hia con­ta com mais de 180 clientes.

Edição: Nádia Fran­co

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