...
domingo ,27 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Transporte clandestino é tema do Caminhos da Reportagem

Transporte clandestino é tema do Caminhos da Reportagem

Programa vai ao ar nesta segunda-feira, às 23h, na TV Brasil

TV Brasil
Pub­li­ca­do em 24/02/2025 — 09:02
Brasília
Brasília (DF) 24/02/2025 - Ônibus apreendidos pela ANTT em operação acompanhada pelo Caminhos da Reportagem. Frame TV Brasil
Repro­dução: © Frame TV Brasil

“Trans­porte: fal­ta mobil­i­dade, sobra pirataria” é o tema do episó­dio inédi­to do Cam­in­hos da Reportagem. A atração jor­nalís­ti­ca da emis­so­ra públi­ca vai ao ar hoje (24), às 23h, na TV Brasil.

Tra­je­tos lon­gos ou cur­tos, em áreas urbanas ou rurais: o trans­porte clan­des­ti­no está pre­sente em todos eles, uma situ­ação irreg­u­lar que já faz parte do dia a dia do país. Essa irreg­u­lar­i­dade aca­ba sendo acei­ta social­mente por grande parte da pop­u­lação, seja pela difi­cul­dade de aces­so a trans­porte públi­co em alguns locais, seja pela econo­mia quan­do com­para­da ao preço das pas­sagens legal­izadas.

“O Brasil, tradi­cional­mente, tem um trans­porte cole­ti­vo ruim”, diz David Duarte Lima, pres­i­dente do Insti­tu­to Brasileiro de Segu­rança no Trân­si­to (IST). Os locais de menor movi­men­tação, segun­do ele, são os menos aten­di­dos, porque o Esta­do e as empre­sas pri­or­izam onde há maior neces­si­dade e tam­bém onde haverá mais lucro. “Áreas pouco mais remo­tas e que não dari­am tan­to lucro ficam rel­e­gadas, ao Deus dará”, enfa­ti­za.

Brasília (DF) 24/02/2025 - Katia mora no DF e usa ônibus pirata para conseguir visitar a familia no Maranhão. Frame TV Brasil
Repro­dução: Katia mora no DF e usa ônibus pira­ta para con­seguir vis­i­tar a famil­ia no Maran­hão. Frame TV Brasil

A aux­il­iar de coz­in­ha Kátia Nery mora em Brasília, mas todos os anos vai para Bar­ra do Cor­da, no Maran­hão, onde a família dela mora. Como não con­segue ir de avião, sem­pre via­ja por via ter­restre em um ônibus clan­des­ti­no. “A gente econ­o­miza de R$ 500 a R$ 600 nesse trasla­do de ida e vol­ta, por isso opta pelo piratão, que ofer­ece o mes­mo con­for­to e fica mel­hor na econo­mia”, expli­ca.

Em 2023, um ônibus clan­des­ti­no capo­tou na BR-070, matan­do cin­co pes­soas. Momen­tos antes, o veícu­lo havia sido para­do por agentes da Agên­cia Nacional de Trans­portes Ter­restres (ANTT), quan­do foi con­stata­do que era irreg­u­lar. O ônibus esta­va sendo escolta­do até a rodoviária mais próx­i­ma, para deixar os pas­sageiros. Mas o motorista ten­tou escapar: aceler­ou e, com a pista mol­ha­da pela chu­va e os pneus care­cas, perdeu o con­t­role.

Brasília (DF) 24/02/2025 - Mizael Lucas foi um dos sobreviventes de capotamento de ônibus clandestino. Frame TV Brasil
Repro­dução: Trans­porte clan­des­ti­no e fal­ta de mobil­i­dade são temas do Cam­in­hos da Reportagem des­ta segun­da-feira (24) — Frame TV Brasil

Miza­el Lucas foi um dos sobre­viventes e car­rega as mar­cas daque­le dia, que o impos­si­bili­tam de tra­bal­har: dores con­stantes, uma lesão per­ma­nente no apar­el­ho gas­troin­testi­nal e cica­trizes pro­fun­das na per­na. “Só quero que se resol­va tudo, que eles paguem, fiquem pre­sos pelas víti­mas que fale­ce­r­am”, afir­ma. Entre os mor­tos esta­va Maria de Deus, de 64 anos. “Lá no Maran­hão, eles têm um ter­mi­nal e ven­dem as pas­sagens, min­ha mãe sem­pre saiu de lá, sem­pre via­jamos ness­es ônibus”, lem­bra Auri­ane Cra­teus, fil­ha da víti­ma.

Tam­bém em 2023, um ônibus pira­ta com torce­dores do Corinthi­ans capo­tou na Rodovia Fer­não Dias, próx­i­mo a Belo Hor­i­zonte, matan­do sete pes­soas e ferindo 30. Uma das víti­mas foi Hamil­ton Rogério dos San­tos. A irmã dele, Andrea Cristi­na dos San­tos, con­ta que a tor­ci­da sem­pre con­trata­va a mes­ma empre­sa, que era reg­u­lar­iza­da. “Jus­to nesse dia, eles can­ce­laram porque o pes­soal de São José dos Cam­pos pediu para ir num car­ro só”. Então, uma empre­sa irreg­u­lar foi con­trata­da. O aci­dente foi cau­sa­do por uma fal­ha na fre­nagem por má manutenção, além de out­ras irreg­u­lar­i­dades.

Os ônibus inter­estad­u­ais clan­des­ti­nos cir­cu­lam com mais fre­quên­cia do que se imag­i­na. A equipe do Cam­in­hos da Reportagem acom­pan­hou uma oper­ação da ANTT na BR-153, que liga o Norte ao Sul do país. Em ape­nas uma man­hã, cin­co veícu­los que fazi­am o trans­porte pira­ta foram apreen­di­dos pela ANTT e qua­tro pela Agên­cia Goiana de Reg­u­lação (AGR). Em um dos ônibus clan­des­ti­no, o veícu­lo lev­a­va 36 cubanos, que havi­am embar­ca­do em Belém, no Pará.

Para David Duarte Lima, é pre­ciso não só com­bat­er o trans­porte clan­des­ti­no no país, mas dar alter­na­ti­vas para a pop­u­lação. “Trans­porte de qual­i­dade pre­cisa ter pon­tu­al­i­dade, segu­rança, preço razoáv­el, con­for­to e flu­idez”, afir­ma. “É pos­sív­el ter um trans­porte bom para todos”.

Sobre o programa

Pro­dução jor­nalís­ti­ca sem­anal da TV Brasil, o Cam­in­hos da Reportagem leva o tele­spec­ta­dor a uma viagem pelo país e pelo mun­do atrás de pau­tas espe­ci­ais, com visão difer­ente, insti­gante e com­plexa de cada um dos assun­tos escol­hi­dos.

No ar há mais de uma déca­da, o pro­gra­ma é uma das atrações jor­nalís­ti­cas mais pre­mi­adas não só do canal, como tam­bém da tele­visão brasileira. Para con­tar grandes histórias, os profis­sion­ais inves­tigam assun­tos vari­a­dos e rev­e­lam os aspec­tos mais rel­e­vantes de cada um.

Saúde, econo­mia, com­por­ta­men­to, edu­cação, meio ambi­ente, segu­rança, prestação de serviços, cul­tura e out­ros temas são abor­da­dos de maneira úni­ca. As matérias temáti­cas lev­am con­teú­do de inter­esse para a sociedade pela tela da emis­so­ra públi­ca.

Questões atu­ais e polêmi­cas são tratadas com pro­fun­di­dade e seriedade pela equipe de profis­sion­ais do canal. O tra­bal­ho min­u­cioso e bem exe­cu­ta­do é recon­heci­do com diver­sas pre­mi­ações impor­tantes no meio jor­nalís­ti­co.

Exibido às segun­das, às 23h, o Cam­in­hos da Reportagem tem horário alter­na­ti­vo na madru­ga­da de terça, às 4h30. A pro­dução disponi­bi­liza as edições espe­ci­ais no site do pro­gra­ma e no YouTube da emis­so­ra. As matérias ante­ri­ores tam­bém estão no aplica­ti­vo TV Brasil Play, disponív­el nas ver­sões Android e iOS, e no site da TV Brasil Play.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hoje é Dia destaca os direitos das domésticas e acidentes de trabalho

Confira os destaques da semana entre 27 de abril a 3 de maio. Ril­ton Pimentel …