...
sexta-feira ,13 dezembro 2024
Home / Eleições 2022 / TRE-SP: biometria não é meio ágil de votar; é meio seguro

TRE-SP: biometria não é meio ágil de votar; é meio seguro

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Para diretor-geral, filas estão dentro das expectativas do tribunal


Pub­li­ca­do em 02/10/2022 — 16:35 Por Agên­cia Brasil — São Paulo

Ouça a matéria:

Diver­sos eleitores de São Paulo têm recla­ma­do de enfrentar filas demor­adas para votar nas eleições de hoje (2). Segun­do o dire­tor-ger­al do Tri­bunal Region­al Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Clau­cio Cor­rêa, as filas estão den­tro das expec­ta­ti­vas do tri­bunal, mas hou­ve atra­so em algu­mas seções eleitorais do esta­do de São Paulo por causa do uso de bio­me­tria para a iden­ti­fi­cação dos eleitores.

“A bio­me­tria não é um meio ágil de votar, é um meio seguro de votação. Ela serve para garan­tir que o eleitor que com­pare­cer per­ante a mesa recep­to­ra de votos real­mente é de fato quem diz ser. É este o obje­ti­vo da bio­me­tria: traz­er mais segu­rança para o resul­ta­do das eleições”, disse, em entre­vista cole­ti­va con­ce­di­da na sede do TRE, na tarde de hoje (2).

Nes­ta eleição, mes­mo que não ten­ha com­pare­ci­do ao cartório eleitoral para cole­tar seus dados bio­métri­cos, se o eleitor tiv­er reg­istra­do a sua impressão dig­i­tal em algum órgão par­ceiro da Justiça Eleitoral, como o Depar­ta­men­to Nacional de Trân­si­to (Dena­tran), ela pode ser uti­liza­da para a sua iden­ti­fi­cação. Segun­do o tri­bunal, são feitas qua­tro ten­ta­ti­vas de iden­ti­fi­cação por bio­me­tria. Se não fun­cionar, é fei­ta então uma per­gun­ta de um dado pes­soal ao eleitor ou eleito­ra para lib­er­ar a urna para votação. Além dis­so, todos pre­cisam apre­sen­tar um doc­u­men­to pes­soal com foto para votar.

Além da bio­me­tria, out­ro prob­le­ma que pode ter con­tribuí­do para as filas mais exten­sas, disse o dire­tor do TRE-SP, pode ter sido o grande fluxo de eleitores que escol­her­am votar no mes­mo horário. “Nós sabe­mos, de maneira mapea­da, que das 11h até por vol­ta das 14h é um horário de pico, porque muitos eleitores e eleitoras querem votar um pouco antes do almoço ou logo na sequên­cia”, disse ele.

A expec­ta­ti­va do tri­bunal é que, em algu­mas seções eleitorais, a votação se encerre somente por vol­ta das 18h ou 19h. No entan­to, o dire­tor do TRE aler­ta que só os eleitores que com­pare­cerem à seção eleitoral até as 17h poderão votar hoje (2).

Quem estiv­er no local até as 17h, vai rece­ber uma sen­ha e a votação só será encer­ra­da até que todos que estavam aguardan­do na fila, e com sen­ha, ter­minem de reg­is­trar seus votos. Só então será emi­ti­do o bole­tim de urna daque­la seção e, por fim, os dados serão trans­mi­ti­dos ao Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral para total­iza­ção.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula

Paciente encontra-se lúcido e acordado Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 10/12/2024 …