...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Política / TRE-SP não recebeu queixa sobre agressões em debate eleitoral

TRE-SP não recebeu queixa sobre agressões em debate eleitoral

Repro­dução: Face­book

MPE diz que tomará medidas para garantir lisura do pleito municipal


Publicado em 16/09/2024 — 19:03 Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil — São Paulo

ouvir:

O Tri­bunal Region­al Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) infor­mou, no final da tarde des­ta segun­da-feira (16), que não rece­beu nen­hu­ma rep­re­sen­tação sobre a agressão físi­ca do can­dida­to do PSDB à prefeitu­ra de São Paulo, José Luiz Date­na (PSDB), ao can­dida­to do PRTB, Pablo Marçal, durante debate pro­movi­do na noite de domin­go (15) pela TV Cul­tura. 

Em nota, o TRE-SP disse que atua ape­nas quan­do é provo­ca­do pelo Min­istério Públi­co Eleitoral (MPE), por par­tidos políti­cos, col­i­gações, fed­er­ações, can­di­datas ou can­didatos. “A atu­ação da Justiça Eleitoral acon­tece quan­do é provo­ca­da, caben­do aos legit­i­ma­dos no proces­so eleitoral  a ini­cia­ti­va de rep­re­sen­tações, recla­mações e pedi­dos de dire­ito de respos­ta, sal­vo exceções pre­vis­tas em lei. Até o momen­to, não foi rece­bi­da nen­hu­ma rep­re­sen­tação ref­er­ente ao debate ocor­ri­do no domin­go (15) na TV Cul­tura.”

O tri­bunal repu­diou qual­quer tipo de vio­lên­cia ou ofen­sas entre os can­didatos e entre eleitores. “O TRE-SP defende um debate de ideias civ­i­liza­do, respeitoso e pací­fi­co, a fim de que o eleitora­do obten­ha as infor­mações necessárias para realizar a escol­ha de seus can­didatos e can­di­datas de for­ma con­sciente e respon­sáv­el, con­tribuin­do, dessa for­ma, para a con­sol­i­dação da nos­sa democ­ra­cia”, diz o comu­ni­ca­do.

O Min­istério Públi­co Eleitoral de São Paulo infor­mou que “tomará as medi­das cabíveis” para garan­tir a lisura da eleição munic­i­pal, “repri­m­in­do com­por­ta­men­tos que colo­cam em xeque a democ­ra­cia, val­or tão preza­do pelo con­jun­to dos brasileiros”.

O MPE ressaltou que repro­va vee­mente­mente as cenas ocor­ri­das no debate, “quan­do a fal­ta de urban­idade e lhaneza [fran­queza] demon­stra­da por can­didatos que pleit­eiam o car­go de prefeito da maior cidade do país cul­mi­nou em agressão físi­ca”.

Polícia

A Sec­re­taria de Segu­rança Públi­ca (SSP) infor­mou, em nota, que a Polí­cia Civ­il abriu inquéri­to sobre a agressão e con­fir­mou que Pablo Marçal já prestou depoi­men­to e fez queixa crim­i­nal con­tra Date­na. “O caso é inves­ti­ga­do por meio de inquéri­to poli­cial instau­ra­do pelo 15º DP (Itaim Bibi), área dos fatos. A víti­ma prestou depoi­men­to nes­ta segun­da-feira e ofer­e­ceu rep­re­sen­tação crim­i­nal. Ima­gens são anal­isadas, e a autori­dade poli­cial req­ui­si­tou exame de cor­po de deli­to ao can­dida­to. Demais diligên­cias prosseguem para o esclarec­i­men­to dos fatos”, diz o tex­to.

Durante o debate na noite de ontem na TV Cul­tura, após uma série de acusações feitas por Marçal con­tra a rep­utação de Date­na, o can­dida­to do PSDB jogou uma cadeira no can­dida­to do PRTB.

Marçal foi ao Hos­pi­tal Sírio-Libanês após o ocor­ri­do. “O paciente Pablo Hen­rique Marçal foi admi­ti­do no Hos­pi­tal Sírio-Libanês em São Paulo ontem, 15, após trau­ma­tismo na região do tórax à dire­i­ta e em pun­ho dire­ito, sem maiores com­pli­cações asso­ci­adas. Foi avali­a­do pelas equipes de clíni­ca médi­ca e de orto­pe­dia e está de alta hos­pi­ta­lar”, disse o hos­pi­tal, em nota.

Edição: Nádia Fran­co

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Eleições 2024: número de eleitos da área de saúde tem aumento

Já os ligados à educação registraram queda Bruno Boc­ch­ni — Repórter da Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do …