...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Cultura / Trem do Samba vai fazer festa neste sábado em Oswaldo Cruz

Trem do Samba vai fazer festa neste sábado em Oswaldo Cruz

Encontro tradicional do Rio vai partir da Central do Brasil

Cristi­na Indio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 07/12/2024 — 10:37
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro 06/12/2024 Trem do Samba Crédito: Divulgação Trem do Samba
Repro­dução: © Hen­rique Esteves/Trem do Samba/Divulgação

Em comem­o­ração ao Dia Nacional do Sam­ba, 2 de dezem­bro, o Trem do Sam­ba, encon­tro tradi­cional do Rio de Janeiro, vai par­tir mais uma vez da Cen­tral do Brasil, no cen­tro da cidade, rumo a Oswal­do Cruz, bair­ro da zona norte que, ao lado de Madureira, é o berço da Portela e do Império Ser­ra­no, duas agremi­ações com forte história lig­a­da ao sam­ba.

Nes­ta 29ª edição do even­to, a ani­mação começará às 15h com um show no pal­co Monar­co mon­ta­do na Cen­tral do Brasil, com a pre­sença do can­tor e com­pos­i­tor Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz, o ide­al­izador do encon­tro, das vel­ha guar­da da esco­las de sam­ba Vila Isabel, Salgueiro, Mangueira e Império Ser­ra­no, e das Matri­ar­cas do Sam­ba, entre out­ros.

Rio de Janeiro 06/12/2024 Trem do SambaCrédito: Divulgação Trem do Samba/Henrique Esteves
Repro­dução: Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz coman­da o Trem do Sam­ba — Foto: Hen­rique Esteves/Trem do Samba/Divulgação

Inspiração

O Trem do Sam­ba é inspi­ra­do na viagem de trem que Paulo da Portela, fun­dador da esco­la de sam­ba, e out­ros sam­bis­tas, fazi­am no iní­cio do sécu­lo 20, para fugir da repressão da polí­cia ao gênero musi­cal. Jus­ta­mente no mes­mo horário que eles seguiam para Oswal­do Cruz, às 18h04, a comem­o­ração vai con­tin­uar com rodas de sam­ba no inte­ri­or de trens que levarão o públi­co ao fim do tra­je­to.

“É uma reafir­mação de uma luta per­sis­tente. Todo lugar onde as pes­soas são col­o­nizadas, se aca­ba com o idioma. Vier­am para o Brasil talvez até mil­hares de etnias difer­entes de seres humanos escrav­iza­dos e, segun­do alguns his­to­ri­adores, a essên­cia dis­so, porque eram muitas lín­guas, está muito no can­domblé da Bahia e no sam­ba do Rio de Janeiro. Imag­i­na um país inteiro can­tar sam­ba. Tem uma coisa assim de ressig­nificar muito forte, porque musi­cal­mente é o idioma do país”, expli­ca Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz em entre­vista à Agên­cia Brasil.

Rio de Janeiro 06/12/2024 Trem do SambaCrédito: Divulgação Trem do Samba/Henrique Esteves
Repro­dução: Trem do Sam­ba con­ta com mais de 20 rodas de sam­ba — Divul­gação Trem do Samba/Henrique Esteves

Festa

O sam­ba vai se espal­har tam­bém pelas ruas de Oswal­do Cruz com muitas atrações em mais de 20 rodas de sam­ba. “O cara vai de trem, daqui a pouco ele sen­ta em um out­ro lugar, pega o cavaquin­ho, e começa a faz­er uma roda de sam­ba tam­bém. É muito legal. A tendên­cia é que aumente mais e ten­ha sem­pre essas rodas. Vira a noite desse jeito. É como se você fos­se para o Mara­canã e tivesse dire­ito de entrar no cam­po e chutar a bola para den­tro do gol. É mais ou menos isso”, disse Mar­quin­hos.

Haverá ain­da três locais de apre­sen­tações de shows, um na Rua Áti­la da Sil­veira, onde foi mon­ta­do o pal­co Tica Doca; na Portelin­ha com o pal­co Man­a­ceia, e na Rua João Vicente, com o pal­co Can­deia. Os três vão rece­ber artis­tas como Pret­inho da Ser­rin­ha, Moa­cyr Luz e o Sam­ba do Tra­bal­hador, Dori­na e Mul­heres na Roda de Sam­ba e Ton­in­ho Ger­aes.

“Eu vejo o Trem do Sam­ba hoje como o maior fes­ti­val de sam­ba de raiz do país. É a primeira vez que estou par­tic­i­pan­do. Estou muito hon­ra­do e muito feliz em poder faz­er parte desse time. Quero agrade­cer ao Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz e a toda a pro­dução pelo con­vite e agrade­cer tam­bém a todos os músi­cos que foram antes de mim, lá no iní­cio, tocan­do den­tro do trem para hoje a gente chegar no fes­ti­val com vários pal­cos. Mui­ta gente tocou den­tro do trem para isso. Estou muito feliz e gostaria de diz­er tam­bém, para finalizar, que este movi­men­to todo do sam­ba é um ato de resistên­cia da cul­tura pop­u­lar do nos­so país”, disse Pret­inho da Ser­rin­ha à Agên­cia Brasil.

Público

Segun­do Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz, em 2023, cer­ca de 116 mil pes­soas par­tic­i­param da fes­ta, que este ano pode super­ar essa mar­ca.

Como o públi­co aumen­ta a cada ano, a con­ces­sionária Super­Via, respon­sáv­el pelo serviço de trens no Rio de Janeiro, mon­tou um esque­ma com 14 com­posições para a ida e a vol­ta de Oswal­do Cruz. A primeira, espe­cial ape­nas para con­vi­da­dos, levará Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz e os inte­grantes da vel­ha guar­da das esco­las de sam­ba. As out­ras vão par­tir às 18h24, 18h44, 19h04 e 19h24 com gru­pos dis­tribuí­dos pelos trens ani­man­do a viagem.

Rio de Janeiro 06/12/2024 Trem do SambaCrédito: Divulgação Trem do Samba/Henrique Esteves
Repro­dução: A cada ano o públi­co cresce com o pro­je­to Trem do Sam­ba — Divul­gação Trem do Samba/Henrique Esteves

As com­posições sairão da platafor­ma 2 da Cen­tral do Brasil.

Para o ide­al­izador do Trem do Sam­ba, jun­to com o públi­co, o pro­je­to cresceu durante os anos e atual­mente empre­ga 1.500 pes­soas. A pas­sagem pode ser adquiri­da com 1kg de ali­men­to não perecív­el, e deve ser entregue na bil­hete­ria da Cen­tral do Brasil entre 13h e 19h. Para o retorno, a pas­sagem deve ser com­pra­da com ante­cedên­cia ou uti­lizar o Rio­Card Mais.

“Se percebe o cresci­men­to tam­bém porque o Trem do Sam­ba a vida inteira foi um even­to pela luta do sam­ba tradi­cional, sem faz­er juí­zo de val­or de ninguém. É um even­to que se can­ta sam­ba tradi­cional. Hoje, o que pro­lif­era é uma meni­na­da que já pas­sou pelo Trem do Sam­ba, fazen­do roda de sam­ba pela cidade”, comen­tou Mar­quin­hos de Oswal­do Cruz, acres­cen­tan­do que o sam­ba fez esco­la.

Trens extras

Para a vol­ta das rodas de sam­ba, a con­ces­sionária plane­jou via­gens extras com trens sain­do em direção à Cen­tral do Brasil, às 23h40, 0h20 e 1h10.Em direção à Japeri (0h, 0h40 e 1h20), e a San­ta Cruz, interli­ga­do ao ramal Deodoro (23h50, 0h30 e 1h).

Em Oswal­do Cruz vão parar somente os trens da fes­ta. Nos out­ros trens, os pas­sageiros da grade reg­u­lar partin­do da Cen­tral do Brasil que quis­erem ir para Oswal­do Cruz terão que seguir até Ben­to Ribeiro, por uma questão de logís­ti­ca, e embar­car na próx­i­ma com­posição no sen­ti­do opos­to para retornar a Oswal­do Cruz.

A Super­Via sug­eriu que o públi­co do Trem do Sam­ba pro­grame as via­gens por meio do Plane­je sua Viagem no seu aplica­ti­vo ou, em caso de dúvi­das, deve faz­er con­ta­to com a Cen­tral de Atendi­men­to pelo número 0800 726 9494.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …