...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias / Trens e ônibus tentam normalizar operação na zona oeste do Rio

Trens e ônibus tentam normalizar operação na zona oeste do Rio

Repro­dução: © TV Brasil

Milicianos praticaram série de atentados ao transporte público


Pub­li­ca­do em 24/10/2023 — 07:37 Por Vini­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A cir­cu­lação de trens no ramal San­ta Cruz, que atende à zona oeste no Rio, per­manece alter­a­da na man­hã des­ta terça-feira (24). Ape­sar de as estações entre San­ta Cruz e Cam­po Grande terem sido reaber­tas, o iní­cio da cir­cu­lação de trens se deu às 4h, mais tarde que o nor­mal, e hou­ve sus­pen­são de trens espe­ci­ais e expres­sos que aten­dem à região.

Mili­cianos atacaram uma com­posição de trem da Super­via que par­tia de San­ta Cruz na noite de segun­da (23),  e a cab­ine do veícu­lo foi incen­di­a­da. Segun­do a con­ces­sionária, pas­sageiros e maquin­ista desem­bar­caram em segu­rança. Com o ataque, a cir­cu­lação de trens foi sus­pen­sa entre Cam­po Grande e San­ta Cruz, fechan­do seis estações.

Os ataques ocor­reram após uma oper­ação da Polí­cia Civ­il de com­bate à maior milí­cia do esta­do, que atua na zona oeste da cap­i­tal. Matheus da Sil­va Rezende, o Faustão, acu­sa­do de ser um dos líderes da milí­cia na zona oeste da cap­i­tal, mor­reu durante a ação, e mili­cianos ini­cia­ram uma série de aten­ta­dos ao trans­porte públi­co.

Segun­do o Sindi­ca­to das Empre­sas de Ônibus do Municí­pio do Rio de Janeiro, Rio Ônibus, 35 veícu­los foram incen­di­a­dos entre a tarde e a noite de ontem. Esse foi o maior ataque a ônibus já reg­istra­do em um úni­co dia na cidade, segun­do o sindi­ca­to.

Ao menos cin­co veícu­los artic­u­la­dos do BRT tam­bém foram queima­dos, além de uma das estações do BRT Tran­soeste, que teve a cir­cu­lação total­mente sus­pen­sa. O corre­dor é uma impor­tante lig­ação entre Bar­ra da Tiju­ca, San­ta Cruz e Cam­po Grande.

“A oper­ação na zona oeste está em proces­so de nor­mal­iza­ção na man­hã de hoje. As empre­sas do con­sór­cio San­ta Cruz estão empen­hadas em reg­u­larizar o serviço no menor pra­zo pos­sív­el”, disse o Rio Ônibus.

A MOBI Rio, que opera o BRT, infor­ma que os serviços dos corre­dores Tran­scar­i­o­ca e Tran­solimpi­ca estão operan­do nor­mal­mente, mas o Tran­soeste está com inter­va­l­os irreg­u­lares. Os serviços das lin­has even­tu­ais Pin­go D’água, Mag­a­rça e Mato Alto, os “diretões”, já começaram a fun­cionar, mas o diretão San­ta Cruz x Alvo­ra­da ain­da não.

Às 23h15 de ontem, o Cen­tro de Oper­ações da Prefeitu­ra do Rio infor­mou que o municí­pio retornou ao Está­gio de Mobi­liza­ção, dev­i­do à redução  dos impactos provo­ca­dos pelos ataques a ônibus ini­ci­a­dos na tarde de ontem.

O Está­gio de Mobi­liza­ção é o segun­do nív­el em uma escala de cin­co e sig­nifi­ca que há riscos de ocor­rên­cias de alto impacto na cidade.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Em 5 anos, homicídios caem mais de 30% em seis estados e no DF

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Em 2018 e 2019, houve queda mesmo com 45,5 mil registros …