...
quarta-feira ,24 julho 2024
Home / Noticias / Trens no RS reduzem intervalo de viagens; 10 estações seguem fechadas

Trens no RS reduzem intervalo de viagens; 10 estações seguem fechadas

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Cobrança de passagem continua suspensa


Publicado em 23/06/2024 — 18:14 Por Daniella Almeida — Repórter da Agência Brasil — Brasília

ouvir:

A Empre­sa de Trens Urbanos de Por­to Ale­gre (Tren­surb), no Rio Grande do Sul, terá via­gens mais fre­quentes, a par­tir des­ta segun­da-feira (24). Os inter­va­l­os entre par­tidas de trens vão diminuir de 20 min­u­tos para 18 min­u­tos.

Em 13 de maio, a Tren­surb sus­pendeu a cir­cu­lação dos trens, por questões de segu­rança, dev­i­do ao alaga­men­to de diver­sas estações por causa das enchentes no esta­do. Somente, após o recuo das águas, a limpeza das estações e tril­hos, a empre­sa reto­mou a oper­ação par­cial do metrô, em caráter emer­gen­cial. Atual­mente, a cir­cu­lação dos trens ocorre diari­a­mente das 6h às 21h.

Os trens urbanos aten­dem a cin­co municí­pios da região met­ro­pol­i­tana de Por­to Ale­gre. No momen­to, das 23 estações que lig­am a cap­i­tal às cin­co cidades, dez seguem fechadas, des­de maio. Somente o tre­cho entre os municí­pios de Canoas e Novo Ham­bur­go tem sido gra­tu­ito. A cobrança de pas­sagem con­tin­ua sus­pen­sa porque o sis­tema de emis­são de bil­hete foi afe­ta­do pelas inun­dações.

Em tem­pos de oper­ação reg­u­lar, a Tren­surb atende 110 mil pes­soas por dia. Neste perío­do de retoma­da dos serviços, o número reg­istra­do tem sido, em média, de 45 mil pas­sageiros diários.

Os pas­sageiros que pre­cisam se deslo­car até Por­to Ale­gre são trans­porta­dos em ônibus oper­a­dos pela Metro­plan da Estação Math­ias Vel­ho, em Canoas, até o Cen­tro Históri­co de Por­to Ale­gre.

Drenagem e limpeza de estações

Na segun­da-feira (17), a Tren­surb con­cluiu o esgo­ta­men­to da água acu­mu­la­da na estação rodoviária do metrô. Ao todo, 7 mil­hões de litros de água foram drena­dos.

Em segui­da, teve iní­cio a eta­pa de limpeza na unidade, que ocorre simul­tane­a­mente nas estações Mer­ca­do [Públi­co] e São Pedro.

A Tren­surb pre­vê que, até o fim deste mês, seja con­cluí­da a eta­pa de limpeza das três estações, incluin­do a reti­ra­da do lodo e lixo dos locais.

Edição: Car­oli­na Pimentel

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dia do Amigo: relação é fundamental para a saúde mental, diz psicóloga

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Especialistas ressaltam que ter amizades é importante desde a infância …