...
quinta-feira ,25 julho 2024
Home / Saúde / Triagem de sangue em hemocentros terá teste de malária

Triagem de sangue em hemocentros terá teste de malária

Repro­dução: © Davidyson Damasceno/Agência Brasília

Medida dá mais segurança para as transfusões de sangue


Pub­li­ca­do em 11/11/2022 — 12:54 Por Viní­cius Lis­boa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A triagem das bol­sas de sangue na hemorrede [con­jun­to de Serviços de Hemo­ter­apia e Hema­tolo­gia] públi­ca brasileira pas­sará a con­tar com teste especí­fi­co para malária, anun­ciou hoje (11), no Rio de Janeiro, a Fun­dação Oswal­do Cruz (Fiocruz).

A ino­vação trará mais segu­rança às trans­fusões de sangue e per­mi­tirá a redução de 12 meses para um mês do perío­do de imped­i­men­to à doação [de sangue] de pes­soas que estiverem em áreas endêmi­cas para malária.

O gan­ho no con­t­role das bol­sas de sangue se dá com o iní­cio da implan­tação do Kit Nat Plus, desen­volvi­do pelo Insti­tu­to de Tec­nolo­gia em Imuno­bi­ológi­cos (Bio-Man­guin­hos/­Fiocruz). O Hemorio, no Rio de Janeiro, foi o primeiro hemo­cen­tro a rece­ber essa tec­nolo­gia e já liber­ou os primeiros resul­ta­dos em novem­bro.

Hemocentros

A implan­tação se dá em parce­ria com a Coor­de­nação Ger­al de Sangue e Hemod­eriva­dos (CGSH) do Min­istério da Saúde (MS). Segun­do a Fiocruz, mais três hemo­cen­tros devem ser con­tem­pla­dos até o fim do ano e a atu­al­iza­ção deve estar pre­sente em todos os hemo­cen­tros do país até o final de 2023.

Des­de 2011, o Kit Nat é pro­duzi­do em Bio-Man­guin­hos e tem como alvos os vírus HIV e os cau­sadores da hepatite B e hepatite C. Segun­do a Fiocruz, des­de que Bio-Man­guin­hos ini­ciou a pro­dução do Kit Nat, 30 mil­hões de bol­sas de sangue doadas na rede públi­ca do Brasil foram tes­tadas com a tec­nolo­gia forneci­da pelo insti­tu­to.

O apri­mora­men­to do kit brasileiro traz ain­da a van­tagem de per­mi­tir o uso em amostras de doadores de órgãos ou doadores fale­ci­dos em para­da car­dior­res­pi­ratória, amplian­do tam­bém a segu­rança em trans­plantes.

O novo kit desen­volvi­do em Bio-Man­guin­hos tam­bém tem gan­hos de sen­si­bil­i­dade e otimiza­ção do tem­po de análise.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrição para 1ª etapa do Revalida termina nesta sexta-feira

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil Provas estão previstas para dia 25 de agosto Publicado em …