...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Meios de comunicação / Trilha de Letras entrevista Felipe Neto no programa de número 150

Trilha de Letras entrevista Felipe Neto no programa de número 150

Episódio vai ao ar na quarta-feira, às 23h30, na TV Brasil

TV Brasil
Pub­li­ca­da em 02/10/2024 — 08:30
Brasília
Rio de Janeiro (RJ), 27/09/2024 - Trilha de Letras, atração literária da TV Brasil, chega ao programa 150 com Felipe Neto. Foto: Fernando Chaves/TV Brasil
© Fer­nan­do Chaves/TV Brasil

Para comem­o­rar a edição de número 150, o pro­gra­ma literário Tril­ha de Letras, pro­dução orig­i­nal da TV Brasil no ar des­de 2017, exibe uma entre­vista exclu­si­va do influ­en­ci­ador dig­i­tal e escritor Felipe Neto para a apre­sen­ta­do­ra Eliana Alves Cruz na quar­ta-feira (2), às 23h30.

O con­vi­da­do espe­cial con­ver­sa sobre a nova pub­li­cação Como enfrentar o ódio, livro recém-lança­do em que rela­ta o proces­so de toma­da de con­sciên­cia políti­ca.

Rio de Janeiro (RJ), 27/09/2024 - Trilha de Letras, atração literária da TV Brasil, chega ao programa 150 com Felipe Neto. Foto: Fernando Chaves/TV Brasil
Repro­dução: Rio de Janeiro (RJ), 27/09/2024 — Tril­ha de Letras, atração literária da TV Brasil, chega ao pro­gra­ma 150 com Felipe Neto — Fer­nan­do Chaves/TV Brasil

“Todo esse proces­so de amadurec­i­men­to da min­ha vida foi públi­co. Então das min­has certezas erradas até os meus maiores erros e amadurec­i­men­to, eu fiz isso de uma maneira muito públi­ca e por isso acabei fican­do com essa imagem hipócri­ta, de mudar con­forme o jogo porque ninguém quer enten­der o seu proces­so. Só os seus resul­ta­dos. E nis­so as pes­soas igno­ram tudo o que te lev­ou a chegar a um deter­mi­na­do lugar”, expli­ca.

Com direção de Emília Fer­raz, o Tril­ha de Letras está em sua quar­ta tem­po­ra­da e bus­ca debater temas atu­ais da sociedade por meio da lit­er­atu­ra. Com janela sem­anal na pro­gra­mação da TV Brasil, o con­teú­do é grava­do na Bib­lioMai­son, a bib­liote­ca do Con­sula­do da França no Rio de Janeiro.

O Tril­ha de Letras está disponív­el em for­ma­to pod­cast nas platafor­mas dig­i­tais. Tam­bém pode ser acom­pan­hado no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emis­so­ra públi­ca. O pro­gra­ma ain­da tem trans­mis­são na Rádio MEC às quar­tas, 23h.

Transformação social

Durante o papo, o youtu­ber recor­da suas exper­iên­cias nas redes soci­ais, comen­ta seu pro­je­to do clube do livro, cita ini­cia­ti­vas como o movi­men­to Cala Boca Já Mor­reu, lem­bra da polêmi­ca com a obra de Macha­do de Assis e desta­ca a importân­cia do fomen­to à leitu­ra na infân­cia.

“A lit­er­atu­ra é, na min­ha con­cepção, a maior arma de uma sociedade em defe­sa da democ­ra­cia e do pacto civ­i­liza­tório. Não é ape­nas a int­elec­tu­al, de livro-reportagem ou biografia, a fic­cional e a de fan­ta­sia são capazes de trans­for­mar uma vida. Trans­for­mou a min­ha. Trans­for­ma a de pes­soas ao meu redor o tem­po inteiro. Quan­do eu fun­dei o clube do livro foi para ver essa trans­for­mação ser ain­da maior”, afir­ma.

“A lit­er­atu­ra é, de todas as artes, a úni­ca em que você é coau­tor. A gente viveu isso na rádio. Na lit­er­atu­ra, quan­do você lê um livro, você cria jun­to com o autor o que está acon­te­cen­do ali. A lit­er­atu­ra, por traz­er essa cria­tivi­dade, faz você enx­er­gar vários mun­dos difer­entes sob óti­cas difer­entes. Isso traz para a gente empa­tia, tol­erân­cia, cal­ma, paciên­cia”, diz

Sobre o programa

Des­de a sua estreia, o Tril­ha de Letras já rece­beu cen­te­nas de autores, edi­tores e per­son­al­i­dades do uni­ver­so dos livros com pro­priedade para refle­tir sobre o mer­ca­do edi­to­r­i­al no país e no exte­ri­or. Já pas­saram pelo Tril­ha de Letras nomes como Antônio Tor­res, Bráulio Bessa, Cacá Diegues, Domeni­co de Masi, Duca Rachid, Fab­rí­cio Carpine­jar, Fer­nan­da Tor­res, Marçal Aquino, Marceli­no Freire, Mari­na Colas­an­ti, Martha Medeiros, Mary Del Pri­ore, Nei Lopes, Nél­i­da Piñon, Pilar del Rio, Sér­gio Rodrigues, Thali­ta Rebouças, Viviane Mosé e Xico Sá.

Na atu­al tem­po­ra­da, com Eliana Alves Cruz, o pro­gra­ma rece­beu entre os con­vi­da­dos nomes como Ana Maria Gonçalves, Cár­men Lúcia, Car­la Madeira, Con­ceição Evaris­to, Daniela Arbex, Elisa Lucin­da, Geo­vani Mar­tins, Ita­mar Vieira Jr, Jefer­son Tenório, Leonar­do Boff, Mil­ton Hatoum e Lil­ia Schwar­cz.

TV Brasil já exibiu out­ras três tem­po­radas do Tril­ha de Letras. As duas primeiras foram apre­sen­tadas pelo escritor Raphael Montes. A ter­ceira, por Katy Navar­ro. A jor­nal­ista, escrito­ra e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quar­ta tem­po­ra­da, que tem uma ver­são na Rádio MEC.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Publicitário Washington Olivetto morre aos 73 anos no Rio

Ele estava internado no Hospital Copa Star Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 14/10/2024 — 08:55 Rio …