...
segunda-feira ,9 dezembro 2024
Home / Meios de comunicação / Trilha de Letras recebe escritor e antropólogo Maurício de Almeida

Trilha de Letras recebe escritor e antropólogo Maurício de Almeida

Programa da TV Brasil vai ao ar nesta quarta-feira 13, às 23h

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 13/11/2024 — 08:00
Brasília
Rio de Janeiro (RJ), 12/11/2024 - Programa Trilha de Letras tem conversa com escritor Maurício de Almeida. Frame: TV Brasil/Divulgação
Repro­dução: © TV Brasil/Divulgação

A edição inédi­ta do  Pro­gra­ma Tril­ha de Letras que a TV Brasil exibe nes­ta quar­ta-feira (13), às 23h, traz um bate-papo com o escritor e antropól­o­go campineiro Mau­rí­cio de Almei­da. Durante a con­ver­sa com a apre­sen­ta­do­ra Eliana Alves Cruz, o autor fala do seu ter­ceiro livro, “Equa­to­ri­ais” (2023).

A obra reúne 13 con­tos inspi­ra­dos por uma série de via­gens feitas por Mau­rí­cio de Almei­da em decor­rên­cia de suas ativi­dades profis­sion­ais. Ele é servi­dor públi­co da Fun­dação Nacional dos Povos Indí­ge­nas (Funai) e real­iza diver­sos tra­bal­hos de cam­po pelo país.

A par­tir dessas via­gens — por locais descon­heci­dos pela maio­r­ia dos brasileiros -, o escritor fala sobre per­son­agens que estão fora das suas zonas de con­for­to, inter­agin­do com situ­ações e pes­soas que em suas vidas cotid­i­anas provavel­mente nun­ca con­hece­r­am. Em Equa­to­ri­ais Mau­rí­cio fala sobre relações pater­nas, questões fundiárias e povos orig­inários.

A estreia de Mau­rí­cio de Almei­da na lit­er­atu­ra foi com Bei­jan­do Dentes (2008), livro de con­tos vence­dor do Prêmio Sesc de Lit­er­atu­ra 2007. Sua segun­da pub­li­cação é o romance A Instrução da Noite (2016), agra­ci­a­do com o Prêmio São Paulo de Lit­er­atu­ra em 2017 na cat­e­go­ria Autor Estre­ante com até 40 anos. Além de ter par­tic­i­pa­do de diver­sas coletâneas literárias, Mau­rí­cio teve obras traduzi­das para o espan­hol e inglês e escreveu peças de teatro e roteiros para audio­vi­su­al.

Ain­da durante a atração da emis­so­ra públi­ca, a jor­nal­ista Jor­dana Pires indi­ca o títu­lo O Barul­ho do Fim do Mun­do (2023), de Denise Emmer, no quadro Dan­do a Letra, espaço com dicas de livros. Em uma nar­ra­ti­va que mescla o imag­inário e o real, a obra explo­ra o real­is­mo mági­co para con­tar a história de uma casa e uma meni­na que sofre nas mãos de tira­nos.

Sobre o programa

Tril­ha de Letras bus­ca debater os temas mais atu­ais dis­cu­ti­dos pela sociedade por meio da lit­er­atu­ra. A cada edição, o pro­gra­ma recebe um con­vi­da­do difer­ente. A atração foi ide­al­iza­da em 2016 pela jor­nal­ista Emília Fer­raz, atu­al dire­to­ra do pro­gra­ma que entrou no ar em abril de 2017. Nes­ta tem­po­ra­da, os episó­dios foram grava­dos na Bib­lioMai­son, bib­liote­ca do Con­sula­do da França no Rio de Janeiro

TV Brasil já pro­duz­iu três tem­po­radas do pro­gra­ma e rece­beu mais de 200 con­vi­da­dos nacionais e estrangeiros. As duas primeiras tem­po­radas foram apre­sen­tadas pelo escritor Raphael Montes. A ter­ceira, por Katy Navar­ro, jor­nal­ista da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC). A jor­nal­ista, escrito­ra e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quar­ta tem­po­ra­da, que tam­bém gan­ha uma ver­são na Rádio MEC.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caminhos da Reportagem mostra situação de imigrantes no país

Um lar além das fronteiras vai ao ar hoje (9). às 23h, na TV Brasil EBC …