...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Justiça / TSE aprova uso da força federal nas eleições em cidades de 12 estados

TSE aprova uso da força federal nas eleições em cidades de 12 estados

Militares irão atuar no primeiro turno, no dia 6 de outubro

André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 24/09/2024 — 22:14
Brasília
Ver­são em áudio
Natal (RN) , 18.03.2023 - Força Nacional atua no Rio Grande do Norte. Foto: Tom Costa /MJSP
Repro­dução: © TOM COSTA/MJSP

O Tri­bunal Supe­ri­or Eleitoral (TSE) aprovou nes­ta terça-feira (24) o envio de mil­itares fed­erais para realizar a segu­rança de locais de votação no primeiro turno das eleições munic­i­pais, que será real­iza­do no dia 6 de out­ubro.

Por una­n­im­i­dade, os min­istros aprovaram um pacote de 53 proces­sos para garan­tir o envio de sol­da­dos das Forças Armadas para municí­pios dos esta­dos de Tocan­tins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ama­zonas, Ceará, Maran­hão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraí­ba e Rio Grande do Norte.

Durante a sessão, a pres­i­dente do TSE, Cár­men Lúcia, desta­cou que a req­ui­sição de forças fed­erais é um pro­ced­i­men­to comum que ocorre em todas as eleições.

“Os gov­er­nadores comu­ni­cam aos tri­bunais region­ais eleitorais (TREs) que eles pre­cisam de forças fed­erais para garan­tir a votação e a apu­ração”, ressaltou a min­is­tra.

O envio de tropas fed­erais ocorre quan­do um municí­pio infor­ma à Justiça Eleitoral que não tem capaci­dade de garan­tir a nor­mal­i­dade do pleito com o efe­ti­vo poli­cial local.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Justiça de SP extingue penas de policiais pelo massacre do Carandiru

Repressão policial a uma rebelião resultou na morte de 111 detentos André Richter — Repórter …