...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Esportes / Tuna Luso vence Humaitá e fica perto da classificação na Série D

Tuna Luso vence Humaitá e fica perto da classificação na Série D

Repro­dução: © Lucas Sampaio/AscomTLB

TV Brasil transmite domingo Brasil de Pelotas x Caxias, às 15h


Pub­li­ca­do em 01/07/2023 — 18:28 Por Lin­coln Chaves — Repórter da EBC — São Paulo

ouvir:

A par­ti­da entre a Tuna Luso, do Pará, e o Humaitá, do Acre, mar­cou, neste sába­do (1º), o iní­cio das trans­mis­sões da Série D do Campe­ona­to Brasileiro de Fute­bol pela TV Brasil em 2023. Os paraens­es vence­r­am por 2 a 0, no Está­dio Fran­cis­co Vasques, o Sousa, em Belém, pela 11ª roda­da da com­petição, equiv­a­lente à quar­ta divisão do fute­bol nacional.

A vitória lev­ou a Tuna aos 22 pon­tos, prati­ca­mente encam­in­han­do a clas­si­fi­cação à eta­pa elim­i­natória da Série D. A Águia Guer­reira — como é con­heci­da a equipe de Belém — ini­ciou o fim de sem­ana na vice-lid­er­ança do Grupo A.

No momen­to, são nove pon­tos de difer­ença para o Prince­sa do Solimões, do Ama­zonas, time quin­to colo­ca­do e que está jogan­do nes­ta tarde con­tra o São Raimun­do, de Roraima, no Canarin­ho, em Boa Vista.

O Humaitá — tam­bém chama­do de Tourão de Por­to Acre — per­manece com 14 pon­tos, na quar­ta posição, mas deve ser ultra­pas­sa­do por Prince­sa (13 pon­tos) ou São Raimun­do (11 pon­tos). Os qua­tro primeiros da chave avançam para o mata-mata. Restam três rodadas para o fim da fase de gru­pos.

As equipes voltam a cam­po no próx­i­mo fim de sem­ana. No sába­do (8), às 18h, o Humaitá recebe o Águia de Marabá, do Pará, no Flo­restão, em Rio Bran­co. No domin­go (9), às 15h, a Tuna encara o São Fran­cis­co, do Acre, nova­mente no Souza.

A Série D na TV Brasil, por sua vez, con­tin­ua neste domin­go (2), com o due­lo gaú­cho entre Brasil de Pelotas e Cax­i­as, às 15h, no Está­dio Ben­to Fre­itas, em Pelotas (RS). A par­ti­da vale pelo Grupo H da com­petição.

Superioridade paraense

Com o elen­co todo à dis­posição, o téc­ni­co da Tuna, Júlio César Nunes, repetiu a for­mação que venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na roda­da pas­sa­da, no Está­dio Zin­ho de Oliveira, em Marabá. No Humaitá, foram qua­tro mudanças em relação ao time der­ro­ta­do pelo São Fran­cis­co por 1 a 0, no Flo­restão. Hou­ve, ain­da, tro­ca na comis­são, com o preparador de goleiros Doriel­son Mendes coman­dan­do a equipe e Mau­rí­cio Carneiro — que esta­va como treinador — reas­su­min­do a preparação físi­ca.

O primeiro tem­po foi total­mente dom­i­na­do pela Tuna. Pres­sio­n­an­do o Humaitá no cam­po defen­si­vo, o time da casa assus­tou logo no primeiro min­u­to, com Emer­son Nike. O ata­cante desvi­ou de cabeça um cruza­men­to pela esquer­da do lat­er­al Cás­sio, acer­tan­do a trave. Na sequên­cia, o ata­cante Pedrin­ho arriscou o chute de fora da área e obrigou o goleiro Tião a se esticar todo para man­dar a bola para fora.

Aos 13 min­u­tos, o meia Luk­in­ha teve a chance em cobrança de fal­ta na entra­da da área, mas a bati­da saiu mas­ca­da e parou em Tião, que defend­eu em dois tem­pos. A pressão dos anfitriões, enfim, deu resul­ta­do aos 25. Pedrin­ho bateu escant­eio pela dire­i­ta e o ata­cante Paulo Rangel, de cabeça, man­dou para as redes.

O segun­do gol não demor­ou a sair. Aos 34 min­u­tos, Pedrin­ho avançou pela esquer­da e cru­zou rasteiro. Paulo Rangel deixou a bola pas­sar e Emer­son Nike final­i­zou no can­to, amplian­do a van­tagem paraense. Aos 43, após a tro­ca de pass­es na entra­da da área, Luk­in­ha chutou de bico, rente à trave esquer­da. Nos acrésci­mos, Tião ain­da salvou uma bati­da perigosa de Paulo Rangel, quase na peque­na área, pela dire­i­ta, des­vian­do para a trave.

O cenário não se alter­ou na vol­ta do inter­va­lo, com a Tuna toman­do con­ta do cam­po do Humaitá. Aos 13 min­u­tos, o ata­cante Mil­iano domi­nou na área, pela dire­i­ta, e cru­zou na cabeça de Paulo Rangel, que escorou de cabeça no can­to de Tião. O gol, porém, foi anu­la­do, por imped­i­men­to do jogador da Águia Guer­reira.

As alter­ações, algu­mas moti­vadas por lesão, dimin­uíram sen­sivel­mente a inten­si­dade da par­ti­da no segun­do tem­po. Con­fortáv­el com a vitória, a Tuna pas­sou a mar­car a par­tir do meio de cam­po, poupan­do fôlego e sain­do com peri­go nos con­tra-ataques. O Humaitá, ape­sar de ter mais a bola que nos 45 min­u­tos ini­ci­ais, pouco assus­tou a meta dos anfitriões, que chegaram ao déci­mo jogo sem der­ro­tas na Série D.

Regulamento

A Série D reúne 64 times, sendo os qua­tro rebaix­a­dos da Série C do ano pas­sa­do (Brasil de Pelotas, Atléti­co-CE, Fer­roviário-CE e Campinense-PB) e 60 que se clas­si­ficaram de acor­do com vagas dis­tribuí­das via torneios estad­u­ais de 2022.

Na primeira fase, os clubes estão divi­di­dos em oito gru­pos com oito equipes em cada, que due­lam entre si duas vezes, total­izan­do 14 par­tidas. As chaves são region­al­izadas.

As eta­pas seguintes são elim­i­natórias, com jogos de ida e vol­ta. Os qua­tro semi­fi­nal­is­tas garan­tem aces­so à ter­ceira divisão nacional de 2024.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Flamengo é bicampeão carioca após empate sem gols com Fluminense

É o 39º título do Rubro-Negro que venceu jogo de ida por 2 a 1 …