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Turma pioneira no novo ensino médio supera barreiras e conclui curso

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Repro­du­ção: © CNI/José Pau­lo Lacerda/Direitos reser­va­dos

Projeto é desenvolvido em parceria pelo Sesi e o Senai


Publi­ca­do em 13/04/2021 — 06:30 Por Dani­lo Mace­do — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

Alu­nos bol­sis­tas da pri­mei­ra tur­ma do novo ensi­no médio, no pro­je­to imple­men­ta­do em par­ce­ria pelo Ser­vi­ço Soci­al da Indús­tria (Sesi) e o Ser­vi­ço Naci­o­nal de Apren­di­za­gem Indus­tri­al (Senai), apre­sen­tam bons resul­ta­dos nos estu­dos e no mer­ca­do de tra­ba­lho. Além de alguns terem rece­bi­do notas entre as mais altas na reda­ção do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem), a Con­fe­de­ra­ção Naci­o­nal da Indús­tria (CNI) des­ta­ca que, mes­mo com as adver­si­da­des inten­si­fi­ca­das pela pan­de­mia de covid-19, que levou à sus­pen­são das aulas e ele­vou a taxa de desem­pre­go entre os jovens, mui­tos con­se­gui­ram supe­rar as difi­cul­da­des, con­cluir a últi­ma eta­pa esco­lar e dar os pri­mei­ros pas­sos pro­fis­si­o­nais.

Ao todo, 198 estu­dan­tes de cin­co esta­dos (Ala­go­as, Bahia, Cea­rá, Espí­ri­to San­to e Goiás) con­cluí­ram o cur­so em dezem­bro do ano pas­sa­do, den­tro do pro­gra­ma de for­ma­ção téc­ni­ca e pro­fis­si­o­nal, rece­ben­do o cer­ti­fi­ca­do de con­clu­são do ensi­no médio e tam­bém o diplo­ma de téc­ni­co em ele­tro­téc­ni­ca. Entre os alu­nos da pri­mei­ra tur­ma, ini­ci­a­da em 2018, 81,5% vie­ram de esco­las públi­cas, 87% são da clas­se D e 13% são da clas­se C. De acor­do com o Sesi e o Senai, o cur­so de ele­tro­téc­ni­ca foi esco­lhi­do para a tur­ma pilo­to por ser uma ocu­pa­ção trans­ver­sal, abran­gen­do ati­vi­da­des de manu­ten­ção, pro­je­to e exe­cu­ção tan­to elé­tri­ca quan­to ele­trô­ni­ca.

As esco­las de todo o país têm até 2022 para imple­men­tar o novo mode­lo. Porém, por cau­sa da pan­de­mia, as redes de ensi­no rela­tam difi­cul­da­des para imple­men­tar os novos cur­rí­cu­los. O cha­ma­do novo ensi­no médio pre­ten­de apro­xi­mar os conhe­ci­men­tos apren­di­dos em sala com a rea­li­da­de dos estu­dan­tes e per­mi­tir que eles esco­lham áre­as de estu­do com as quais tenham mais afi­ni­da­de. Para isso, a for­ma­ção tem uma par­te do cur­rí­cu­lo comum e outra dire­ci­o­na­da a uma área téc­ni­ca, esco­lhi­da pelo alu­no, com ênfa­se em lin­gua­gens, mate­má­ti­ca, ciên­ci­as da natu­re­za, ciên­ci­as huma­nas ou ensi­no téc­ni­co.

“Além de se pre­pa­rem para a facul­da­de e o mer­ca­do de tra­ba­lho, os jovens rela­tam desen­vol­vi­men­to pes­so­al, já que o novo méto­do de ensi­no tem abor­da­gem inter­dis­ci­pli­nar e incen­ti­va tra­ba­lhos em gru­po, o auto­co­nhe­ci­men­to e o pro­ta­go­nis­mo na cons­tru­ção de um pro­je­to de vida e de car­rei­ra”, des­ta­ca a CNI. Segun­do a enti­da­de, o pro­je­to já foi ampli­a­do para 23 esta­dos (RS, MG, SP e RJ estão em fase de ade­qua­ção) e con­ta com cer­ca de 10,4 mil alu­nos. Atu­al­men­te, além de ele­tro­téc­ni­ca, ofe­re­ce mais 19 opções de cur­sos téc­ni­cos.

Ao lon­go dos três anos de cur­so, os estu­dan­tes rece­bem até 1.800 horas de aulas dedi­ca­das à Base Naci­o­nal Comum Cur­ri­cu­lar (BNCC) e pelo menos mais 1.200 horas dedi­ca­das aos pro­gra­mas de for­ma­ção de livre esco­lha. Segun­do a CNI, entre os alu­nos da pri­mei­ra tur­ma for­ma­da, há pro­fis­si­o­nais pres­tan­do ser­vi­ços de manu­ten­ção e ins­ta­la­ção elé­tri­ca em gran­des empre­sas, ban­co, imó­veis resi­den­ci­ais, escri­tó­rio de arqui­te­tu­ra, obras de cons­tru­ção, entre outros. Mui­tos deles aguar­dam ago­ra, com expec­ta­ti­va, o resul­ta­do da pri­mei­ra cha­ma­da do Sis­te­ma de Sele­ção Uni­fi­ca­da (Sisu), que ofe­re­ce mais de 209,1 mil vagas em cur­sos de gra­du­a­ção de 110 uni­ver­si­da­des públi­cas.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

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