...
quinta-feira ,22 fevereiro 2024
Home / Noticias / TV Brasil apresenta atrações musicais inéditas no ano-novo

TV Brasil apresenta atrações musicais inéditas no ano-novo

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil

Gustavo Lins, Bebeto, Fafá de Belém e Amazônia Jazz Band fazem shows


Publi­ca­do em 31/12/2021 — 10:35 Por EBC — Bra­sí­lia

Para emba­lar a che­ga­da de 2022, a TV Bra­sil exi­be três shows iné­di­tos nes­ta sex­ta (31), a par­tir das 22h30. A pro­gra­ma­ção espe­ci­al traz espe­tá­cu­los dos can­to­res Gus­ta­vo Lins e Bebe­to, além de um tri­bu­to a Sebas­tião Tapa­jós com a Amazô­nia Jazz Band e a par­ti­ci­pa­ção de Fafá de Belém.

As duas pri­mei­ras per­for­man­ces foram gra­va­das com exclu­si­vi­da­de no his­tó­ri­co estú­dio 3 do canal, no Rio de Janei­ro, para o pro­gra­ma Todas as Bos­sas, apre­sen­ta­do por Bia Apa­re­ci­da. Já a home­na­gem ao músi­co para­en­se foi regis­tra­da pela emis­so­ra afi­li­a­da TV Cul­tu­ra do Pará, inte­gran­te da Rede Naci­o­nal de Comu­ni­ca­ção Públi­ca (RNCP), no The­a­tro da Paz, em Belém.

As atra­ções têm reper­tó­rio auto­ral. O pago­dei­ro Gus­ta­vo Lins abre a fai­xa musi­cal com suas com­po­si­ções român­ti­cas que são suces­so do gêne­ro. Logo depois, às 23h30, o sam­ba-rock do vete­ra­no Bebe­to agi­ta o públi­co com clás­si­cos dos bai­les e um som ani­ma­do que atra­ves­sa déca­das. Na sequên­cia, à 0h15, o des­ta­que é a reve­rên­cia à mar­can­te obra do vio­lo­nis­ta Sebas­tião Tapa­jós.

#VemVer

As novi­da­des ain­da con­tem­plam a exi­bi­ção do Fes­ti­val de Músi­ca da Naci­o­nal FM no pri­mei­ro dia do ano, no sába­do (1/1), às 22h30. O espe­ci­al foi gra­va­do no Tea­tro da Cai­xa Cul­tu­ral, em Bra­sí­lia, com a par­ti­ci­pa­ção dos fina­lis­tas e per­for­man­ce da Ban­da Base do Fes­ti­val.

Outro des­ta­que é o pro­gra­ma Can­to e Sabor do Bra­sil, atra­ção que com­bi­na culi­ná­ria, músi­ca e bate-papo, apre­sen­ta­da por Pau­li­nho Del Ribei­ro. A pro­du­ção estre­ou na teli­nha do canal na últi­ma sema­na de 2021 e vai ao ar no domin­go (2/1), às 11h.

Para encer­rar, tam­bém no domin­go (2/1), às 22h30, o Par­ti­tu­ras traz uma edi­ção espe­ci­al com o X Encon­tro de Teno­res do Bra­sil. O espe­tá­cu­lo foi regis­tra­do pela emis­so­ra afi­li­a­da TV Encon­tro das Águas, no Tea­tro Ama­zo­nas, em Manaus.

Apresentação intimista

O can­tor Gus­ta­vo Lins res­ga­ta as prin­ci­pais obras de sua tra­je­tó­ria em um show inti­mis­ta, voz e vio­lão, no ar às 22h30, na TV Bra­sil. O pago­dei­ro cari­o­ca cele­bra os 18 anos de car­rei­ra do con­vi­da­do. Talen­to­so com­po­si­tor, o bam­ba entoa músi­cas gra­va­das por ele e lem­bra­das pela inter­pre­ta­ção de outros artis­tas.

Expo­en­te da nova gera­ção do pago­de, Gus­ta­vo Lins con­quis­tou uma legião de fãs com hits auto­rais. A dis­co­gra­fia de oito álbuns do bam­ba reú­ne can­ções que são ento­a­das em coro pelo públi­co nas suas apre­sen­ta­ções.

O reper­tó­rio para o espe­ci­al inclui deze­nas de letras e melo­di­as que encan­tam cora­ções apai­xo­na­dos. As fai­xas “Só de olhar”, “Dei­xa eu te que­rer”, “Pra ser feliz”, “Máqui­na do tem­po”, “Escon­di­da” e “Daqui você não pas­sa” são algu­mas das mais sig­ni­fi­ca­ti­vas de uma vas­ta lis­ta.

Para essa per­for­man­ce na TV Bra­sil, Gus­ta­vo Lins tam­bém esco­lheu com­po­si­ções pró­pri­as que estou­ra­ram nas vozes de outros músi­cos con­sa­gra­dos do por­te de Alci­o­ne, Belo, Fer­ru­gem, Neti­nho de Pau­la, Péri­cles, Exal­ta­sam­ba, Jei­to Mole­que, Pique Novo, Pixo­te, Os Tra­ves­sos, Revelação, Sor­ri­so Maro­to, Sowe­to e Tur­ma do Pago­de.

Energia do rei dos bailes

Ído­lo de gera­ções, Bebe­to can­ta na teli­nha da emis­so­ra públi­ca suces­sos de sua bri­lhan­te vida artís­ti­ca. Ao som do sam­ba-rock, o artis­ta con­sa­gra­do sobe ao pal­co do Todas as Bos­sas às 23h30. As obras do vete­ra­no con­quis­ta­ram tama­nha reper­cus­são que alça­ram o músi­co ao títu­lo de “rei dos bai­les”.

O artis­ta compôs vári­as músi­cas reple­tas de suin­gue. As obras de Bebe­to tra­zem a lin­gua­gem do coti­di­a­no com malan­dra­gem ao abor­da­rem situ­a­ções irre­ve­ren­tes e urba­nas. Na TV Bra­sil, ele sol­ta a voz em hits como “A bele­za é você meni­na”, “Jés­si­ca”, “Praia e sol”, “Mona­li­sa” e “Meni­na Caro­li­na”, com ver­sos voca­li­za­dos por fãs de nor­te a sul do país.

Bebe­to come­çou sua tra­je­tó­ria em apre­sen­ta­ções nas noi­tes de São Pau­lo. No iní­cio, foi influ­en­ci­a­do por astros como Bea­tles e Tri­ni Lopez devi­do a pou­ca exe­cu­ção de músi­cas bra­si­lei­ras na épo­ca. Essa expe­ri­ên­cia o incen­ti­vou a com­bi­nar rit­mos até sur­gir o fenô­me­no que mar­cou sua car­rei­ra.

Suces­so nas déca­das de 1970 e 1980, o sam­ba-rock, esti­lo musi­cal desen­vol­vi­do pelo can­tor, vol­tou a ficar em evi­dên­cia a par­tir dos anos 2000. Bebe­to atrai até hoje gran­des pla­tei­as em seus shows pelo país, inclu­si­ve o públi­co jovem que redes­co­briu suas com­po­si­ções pela inter­net.

Com um som dan­çan­te, a músi­ca de Bebe­to con­ta­gia as pes­so­as e esti­mu­la a movi­men­ta­ção nas pis­tas. Talen­to­so, ele desen­vol­veu um modo de tocar reple­to de par­ti­cu­la­ri­da­des com sua carac­te­rís­ti­ca pega­da na gui­tar­ra.

Tributo a Sebastião Tapajós

Refe­rên­cia na cul­tu­ra para­en­se, o vio­lo­nis­ta e com­po­si­tor Sebas­tião Tapa­jós é home­na­ge­a­do com um espe­tá­cu­lo que a TV Bra­sil apre­sen­ta na pro­gra­ma­ção espe­ci­al de ano-novo. Natu­ral do esta­do, a diva Fafá de Belém abre o tri­bu­to à 0h15 ao can­tar “Navio Gai­o­la” com sua pre­sen­ça de pal­co incon­fun­dí­vel.

A pro­du­ção foi rea­li­za­da no The­a­tro da Paz e acom­pa­nha­da pela TV Cul­tu­ra do Pará, emis­so­ra afi­li­a­da que faz par­te da Rede Naci­o­nal de Comu­ni­ca­ção Públi­ca (RNCP). Com regên­cia do maes­tro Edu­ar­do Lima, a per­for­man­ce da Amazô­nia Jazz Band res­ga­ta temas fol­cló­ri­cos, con­teú­dos regi­o­nais e músi­ca popu­lar, aspec­tos pre­sen­tes na obra do sau­do­so vio­lo­nis­ta.

A exten­sa pro­du­ção artís­ti­ca de Tapa­jós é reve­ren­ci­a­da pela orques­tra que exe­cu­ta reper­tó­rio em tri­bu­to ao céle­bre para­en­se. O músi­co fale­ceu há pou­cos meses, no dia 2 de outu­bro de 2021, aos 78 anos, no muni­cí­pio de San­ta­rém, após sofrer um infar­to agu­do do mio­cár­dio.

No decor­rer de sua car­rei­ra, Sebas­tião Tapa­jós fez relei­tu­ras de melo­di­as e can­ções de gran­des com­po­si­to­res bra­si­lei­ros. O artis­ta rein­ter­pre­tou tra­ba­lhos de Vil­la-Lobos, Rada­més Gnat­ta­li, Guer­ra-Pei­xe, Car­to­la, Ary Bar­ro­so e Pixin­gui­nha.

Inte­res­sa­do nos assun­tos da cul­tu­ra regi­o­nal, ele estu­dou os rit­mos da Amazô­nia e rea­li­zou álbuns em par­ce­ria com astros naci­o­nais da gran­de­za de Her­me­to Pas­co­al, Baden Powell e Sivu­ca, além de estran­gei­ros como Astor Piaz­zol­la, Ger­ry Mul­li­gan, Oscar Peter­son e Paqui­to D’Rivera.

Acla­ma­do no exte­ri­or, Tapa­jós gra­vou em diver­sos paí­ses onde cos­tu­ma­va se apre­sen­tar em tur­nês por diver­sos paí­ses. As can­ções do com­po­si­tor para­en­se ain­da foram inter­pre­ta­das por nomes como Emí­lio San­ti­a­go, Mil­ti­nho, Pery Ribei­ro, Jane Duboc, Fafá de Belém e Nil­son Cha­ves.

For­ma­da em 1994 no Pará, a Amazô­nia Jazz Band se dis­tin­gue pela qua­li­da­de téc­ni­ca ali­a­da à ver­sa­ti­li­da­de do reper­tó­rio e à recep­ti­vi­da­de do públi­co ao lon­go de sua tra­je­tó­ria. Com reper­tó­rio diver­so, o gru­po exe­cu­ta não só os clás­si­cos nor­te-ame­ri­ca­nos escri­tos para essa for­ma­ção, mas tam­bém as con­tri­bui­ções con­tem­po­râ­ne­as de com­po­si­to­res estran­gei­ros, bra­si­lei­ros e per­so­na­gens locais do esta­do.

Programação de verão

O espe­ci­al de Ano Novo pre­pa­ra­do pela TV Bra­sil está reple­to de boa músi­ca para o públi­co cur­tir a vira­da para 2022 em alto e bom som. Con­vi­da­dos com bem-suce­di­da pro­du­ção artís­ti­ca rever­be­ram reper­tó­rio de gran­des com­po­si­ções para ale­grar a noi­te dos teles­pec­ta­do­res de todos os can­tos do país.

As novi­da­des não param por aí. A pro­gra­ma­ção de verão do canal está com tudo. Atra­ções iné­di­tas no canal emo­ci­o­nam bra­si­lei­ros de todas as ida­des. Para a garo­ta­da miú­da, o pro­gra­ma de recei­tas diver­ti­das Tem Cri­an­ça na Cozi­nha ensi­na pra­tos deli­ci­o­sos.

A série infan­to­ju­ve­nil Buga­dos dei­xa os jovens liga­di­nhos. A pro­du­ção Can­to e Sabor do Bra­sil res­ga­ta clás­si­cos da músi­ca ser­ta­ne­ja em um papo com a culi­ná­ria típi­ca regi­o­nal, cau­sos, poe­mas esco­lhi­dos de auto­res naci­o­nais, curi­o­si­da­des e rique­zas do fol­clo­re naci­o­nal.

Fil­mes ines­que­cí­veis da tru­pe for­ma­da pelos Os Tra­pa­lhões são o mote da ses­são Cine Retrô. E por falar em con­teú­dos his­tó­ri­cos, a série de dra­ma­tur­gia Águi­as de Fogo é outro mate­ri­al raro e mar­can­te da memó­ria da tele­vi­são bra­si­lei­ra que a emis­so­ra públi­ca res­ga­ta.

Repro­du­ção:  Fes­ti­val de Músi­ca da Rádio Naci­o­nal FM 2021 — Mar­cel­lo Casal JrA­gên­cia Bra­sil

Sobre o Todas as Bossas

Apre­sen­ta­do pela jor­na­lis­ta e can­to­ra Bia Apa­re­ci­da, o pro­gra­ma Todas as Bos­sas é uma jane­la para diver­sos esti­los musi­cais na TV Bra­sil. A cada nova edi­ção, o estú­dio da emis­so­ra tor­na-se pal­co de um show que con­tem­pla a vari­e­da­de de can­tos, rit­mos e sota­ques do reper­tó­rio naci­o­nal.

Em suas cin­co tem­po­ra­das, no ar des­de 2016 na emis­so­ra públi­ca, o pro­gra­ma já rece­beu talen­tos vari­a­dos. A pro­pos­ta da fai­xa é exa­ta­men­te apre­sen­tar um pano­ra­ma sobre a diver­si­da­de de gêne­ros que for­mam a cena da músi­ca bra­si­lei­ra: da MPB ao axé, do sam­ba ao rock, do român­ti­co ao expe­ri­men­tal.

Já pas­sa­ram pelo pal­co, ban­das como Blitz e Deto­nau­tas até Dre­am Team do Pas­si­nho e Tcha­ka­bum, per­so­na­li­da­des que já mor­re­ram como Ânge­la Maria, Nel­son Sar­gen­to e Monar­co, gêni­os do por­te de Fran­cis Hime, Ivan Lins e Geral­do Aze­ve­do, além de talen­tos como Isa­bel­la Tavi­a­ni, Leo Jai­me, Luiz Ayrão e Xan­de de Pila­res.

Diri­gi­do por Wal­de­cir de Oli­vei­ra, o pro­gra­ma Todas as Bos­sas tam­bém se des­ta­ca ao res­ga­tar a tra­di­ção dos gran­des espe­tá­cu­los rea­li­za­dos no estú­dio 3 da emis­so­ra públi­ca des­de os tem­pos da TV Edu­ca­ti­va do Rio de Janei­ro.

Ao vivo e on demand

Acom­pa­nhe a pro­gra­ma­ção da TV Bra­sil pelo canal aber­to, TV por assi­na­tu­ra e para­bó­li­ca. Sin­to­ni­ze: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favo­ri­tos estão no TV Bra­sil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por apli­ca­ti­vo no smartpho­ne. O app pode ser bai­xa­do gra­tui­ta­men­te e está dis­po­ní­vel para Android e iOS. Assis­ta tam­bém pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Pro­gra­ma­ção de ano-novo da TV Bra­sil
Todas as Bos­sas – Gus­ta­vo Lins, sex­ta-fei­ra, dia 31/12, às 22h30
Todas as Bos­sas – Bebe­to, sex­ta-fei­ra, dia 31/12, às 23h30
Espe­ci­al – Sebas­tião Tapa­jós e Amazô­nia Jazz Band, sex­ta-fei­ra, dia 31/12, para sába­do, dia 1/1, à 0h15

Face­bo­ok – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twit­ter – https://twitter.com/TVBrasil
Ins­ta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil
You­Tu­be – https://www.youtube.com/tvbrasil
Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Bares, restaurantes e padarias podem proibir clientes de usarem computador na mesa? Foto: Freepik

Estabelecimentos podem proibir uso de notebooks sem infringir a lei

Repro­du­ção: ©Fre­e­plk Restrição deve ser comunicada de forma clara ao consumidor Publi­ca­do em 19/02/2024 — …