...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Entretenimento / TV Brasil apresenta show de BNegão em homenagem a Dorival Caymmi

TV Brasil apresenta show de BNegão em homenagem a Dorival Caymmi

Repro­dução: © Jose Cruz/Agência Brasil

Produção exclusiva destaca ilustre músico baiano que morreu há 15 anos


Pub­li­ca­do em 18/08/2023 — 08:12 Por EBC — Brasília

ouvir:

Na sem­ana que mar­ca os 15 anos da morte do baiano Dori­val Caym­mi, a TV Brasil pres­ta trib­u­to ao saudoso músi­co na faixa musi­cal deste sába­do (19), às 23h15. A emis­so­ra públi­ca exibe o show exclu­si­vo “BNe­gão can­ta Dori­val Caym­mi”, grava­do no estú­dio do canal para o pro­gra­ma Todas as Bossas.

Apre­sen­ta­da por Bia Apare­ci­da, a atração em hom­e­nagem ao ilus­tre can­tor e com­pos­i­tor pode ser con­feri­da, na ínte­gra, no app TV Brasil Play. O musi­cal res­ga­ta o repertório autoral com­ple­to do álbum “Canções Praieiras”, primeiro dis­co de Caym­mi, lança­do em 1954, e out­ros hits da longe­va tra­jetória do artista que fale­ceu em 16 de agos­to de 2008, aos 94 anos.

Suces­sos do baiano embal­am o espetácu­lo real­iza­do pelo can­tor BNe­gão com o vio­lonista Bernar­do Bosi­sio no históri­co estú­dio 3 da TV Brasil. Em for­ma­to voz e vio­lão, a per­for­mance intimista cel­e­bra temas da obra de Caym­mi que atrav­es­sam ger­ações. Os con­vi­da­dos inter­pre­tam clás­si­cos como “O bem do mar”, “Canção da Par­ti­da”; “Saudade de Itapoã” e “É doce mor­rer no mar”, entre out­ras músi­cas.

Durante o espe­cial, a dupla faz releituras de faixas atem­po­rais do mar­cante uni­ver­so que Dori­val Caym­mi deixou como lega­do. BNe­gão e Bernar­do Bosi­sio cati­vam ao imprim­ir encan­to à exibição. Grande parcela das letras e melo­dias tem inspi­ração no encon­tro dos jan­gadeiros com o mar e seus mis­térios.

Reple­tas de poe­sia, beleza e pro­fun­di­dade, as obras sele­cionadas para o show na TV Brasil com­bi­nam o esti­lo próprio desen­volvi­do por Dori­val Caym­mi. As canções do artista se dis­tinguem pela espon­tanei­dade nos ver­sos, asso­ci­a­da à riqueza melódi­ca e ao tom den­goso e sen­su­al da exe­cução.

Faceta múltipla

Dorival Caymmi assinando material para álbum de 1984
Repro­dução: Dori­val Caym­mi assi­nan­do mate­r­i­al para álbum de 1984 “Seten­ta anos, Caym­mi” (Acer­vo Família Caym­mi) — Acer­vo Família Caym­mi

BNe­gão sur­preende os admi­radores com a plu­ral­i­dade do seu tra­bal­ho ao incor­po­rar refer­ên­cias vari­adas para expres­sar tan­tos tal­en­tos no pal­co. Essa face diver­si­fi­ca­da fica evi­dente quan­do se obser­va a sua car­reira solo e os elo­gia­dos tra­bal­hos cole­tivos.

Con­sid­er­a­do uma das prin­ci­pais per­son­al­i­dades da cena alter­na­ti­va no país, o músi­co Bernar­do San­tos, mais con­heci­do pelos fãs sob o nome artís­ti­co BNe­gão, é um dos ícones do hip hop nacional.

A mul­ti­pli­ci­dade é uma car­ac­terís­ti­ca da tra­jetória em que inte­grou inúmeros con­jun­tos des­de a juven­tude com influên­cias punk, met­al e eletrôni­ca.

Essa forte iden­ti­dade, porém, não restringe a dis­posição do can­tor e com­pos­i­tor para realizar novos empreendi­men­tos pecu­liares e tocar com out­ras estre­las do som brasileiro. BNe­gão con­cil­ia ini­cia­ti­vas mais indi­vid­u­ais com pro­postas ino­vado­ras ao for­mar gru­pos que resul­taram em dis­cos e turnês icôni­cas.

Vocal­ista da ban­da Plan­et Hemp, o astro tem muitos pro­je­tos em parce­ria com out­ros artis­tas. Por ter essa história mais vin­cu­la­da à cul­tura raptrapfunk e rock, o car­i­o­ca chamou a atenção de amantes da músi­ca ao escol­her a pro­dução artís­ti­ca de Caym­mi para entoar no espe­cial que o canal públi­co mostra.

Sobre o Todas as Bossas

Apre­sen­ta­do pela jor­nal­ista e can­to­ra Bia Apare­ci­da, o pro­gra­ma Todas as Bossas é uma janela para diver­sos esti­los musi­cais na TV Brasil. A cada nova edição, o estú­dio da emis­so­ra tor­na-se pal­co de um show que con­tem­pla a var­iedade de can­tos, rit­mos e sotaques do repertório nacional.

Em suas cin­co tem­po­radas, no ar des­de 2016 no canal públi­co, o pro­gra­ma já rece­beu tal­en­tos vari­a­dos. A pro­pos­ta da faixa é exata­mente apre­sen­tar um panora­ma sobre a diver­si­dade de gêneros que for­mam a cena da músi­ca brasileira: da MPB ao axé, do sam­ba ao rock, do român­ti­co ao exper­i­men­tal.

Já pas­saram pelo pal­co ban­das como Blitz e Det­o­nau­tas até Dream Team do Pass­in­ho e Tchak­abum, per­son­al­i­dades que já mor­reram como Ângela Maria, Elton Medeiros e Nel­son Sar­gen­to, gênios do porte de Fran­cis Hime, Ivan Lins e Ger­al­do Azeve­do, além de tal­en­tos como Isabel­la Taviani, Leo Jaime, Luiz Ayrão e Xande de Pilares.

Dirigi­do por Walde­cir de Oliveira, o pro­gra­ma tam­bém se desta­ca ao res­gatar a tradição dos grandes espetácu­los real­iza­dos no estú­dio 3 da emis­so­ra públi­ca des­de os tem­pos da TV Educa­ti­va do Rio de Janeiro.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTVhttps://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Jean Lima assumirá comando da EBC de forma interina

Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil Decisão foi anunciada pelo ministro Paulo Pimenta em rede social …