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TV Brasil aumenta em quase 300% presença do jornalismo na programação

TV BRASIL nova programação
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Estreia de três novos jornais locais contribuiu para resultado


Pub­li­ca­do em 04/05/2021 — 08:00 Por Clau­dia Fel­czac — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Des­de novem­bro, a TV Brasil vem tra­bal­han­do para ampli­ar o leque de pro­du­tos jor­nalís­ti­cos disponíveis ao cidadão brasileiro que procu­ra infor­mação públi­ca com equi­líbrio, plu­ral­i­dade, sem viés par­tidário, com­er­cial ou ide­ológi­co. Graças a ess­es esforços, a grade de pro­gra­mação da TV teve um aumen­to de 288% no con­teú­do jor­nalís­ti­co nesse perío­do. No que se ref­ere a tem­po de exibição, as pro­duções jor­nalís­ti­cas da casa pas­saram de 43 horas men­sais para 65 horas por mês des­de abril.

De acor­do com o ger­ente exec­u­ti­vo de Tele­jor­nal­is­mo da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), Ous­sama El Ghaouri, o aumen­to no con­teú­do jor­nalís­ti­co se deve a uma refor­mu­lação na pro­gra­mação da TV, com o surg­i­men­to de tele­jor­nais locais e maior duração nos pro­du­tos já exis­tentes.

Novos telejornais

TV Brasil gan­hou seis novos jor­nais des­de novem­bro: no fim do ano, estre­ou o ves­per­ti­no Repórter Brasil Tarde, coman­da­do do Rio de Janeiro pelo jor­nal­ista Luiz Car­los Bra­ga. “Acho impor­tante esse canal com as infor­mações públi­cas, que mostram um Brasil muitas vezes esque­ci­do por out­ros meios de comu­ni­cação”, diz Bra­ga. Em abril, o Brasil em Dia, que traz as notí­cias do gov­er­no fed­er­al, gan­hou um reforço nas man­hãs: O Repórter Nacional na TV. Coman­da­do pelos jor­nal­is­tas Monike Castil­ho e Miguelz­in­ho Mar­tins, ele traz as infor­mações públi­cas do iní­cio do dia. “A cred­i­bil­i­dade da Rádio Nacional, uma das mais tradi­cionais do país, ago­ra tam­bém está na tela da TV Brasil”, afir­ma a ger­ente de Jor­nal­is­mo da emis­so­ra, Gabriela Mendes.

Além dos novos jor­nais nacionais, a TV Brasil pas­sou a ter três pro­duções locais: o Repórter DF, Repórter Rio e Repórter SP. Cada um deles com o obje­ti­vo de traz­er as prin­ci­pais notí­cias dess­es três cen­tros durante 15 min­u­tos. “As coisas acon­te­cem é na cidade. Você ter um jor­nal local aprox­i­ma o cidadão da empre­sa jor­nalís­ti­ca porque ele vai ver o fato que acon­te­ceu na cidade dele apare­cen­do na TV”, diz o ger­ente de Tele­jor­nal­is­mo. “Em nív­el nacional, essa notí­cia às vezes se perde. Aí [no local] é que você se aprox­i­ma e cria vín­cu­lo com o cidadão”, com­ple­ta.

Além dess­es, surgiu tam­bém o Resumo Brasil. Coman­da­do por Priscila Mendes, ele vai ao ar todos os sába­dos e traz, como o próprio nome diz, um resumo com as prin­ci­pais notí­cias da sem­ana.

Tempo maior para o jornalismo

Além dos novos pro­du­tos, em abril a TV Brasil ampliou o tem­po dos tele­jor­nais nacionais da casa: O Repórter Brasil Tarde e o Repórter Brasil Noite. Eles pas­saram de 30 para 40 min­u­tos. “Com a pan­demia de covid-19, sen­ti­mos a neces­si­dade de ter mais tem­po para explicar esse assun­to à pop­u­lação e aí, con­se­quente­mente, pre­cisamos de mais tem­po para tratar de out­ros assun­tos que não podi­am ser deix­a­dos de lado.”, expli­ca El Ghaouri.

O diferencial da comunicação pública

A mis­são da TV Brasil é cri­ar e difundir con­teú­dos que con­tribuam para o desen­volvi­men­to da con­sciên­cia críti­ca das pes­soas. As infor­mações são lev­adas ao públi­co de for­ma clara e obje­ti­va. “Não tra­bal­hamos com sen­sa­cional­is­mo, com explo­ração da vida alheia e tra­bal­hamos exclu­si­va­mente com infor­mações ofi­ci­ais, as pes­soas têm certeza de que aqui não tem fake news.” diz Ous­sama El Ghaouri. “Isso é o que nos dá cred­i­bil­i­dade.”, com­ple­ta.

Edição: Graça Adju­to

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