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TV Brasil comemora 17 anos com novidades na programação

Canal público está em quinto lugar entre as emissoras abertas do país

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 02/12/2024 — 19:43
Brasília
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Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), sala do trafego de sinais recepçāo e distribuiçāo. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: © Joéd­son Alves/Agência Brasil

A TV Brasil, emis­so­ra públi­ca da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) com­ple­ta 17 anos no ar nes­ta segun­da-feira (2). A cada min­u­to, mais de 183 mil pes­soas estão sin­tonizadas no canal, com a pos­si­bil­i­dade de acom­pan­har os pro­du­tos do tele­jor­nal­is­mo, atrações infan­tis, séries, esportes, filmes, tele­dra­matur­gia, musi­cais e entreten­i­men­to. 

De acor­do com dados da Kan­tar Ibope Media, atual­mente, a TV públi­ca ocu­pa o quin­to lugar entre as emis­so­ras aber­tas mais assis­ti­das do país, em todos os esta­dos, mais o Dis­tri­to Fed­er­al. Em 2017, a audiên­cia da TV Brasil alcança­va o 27º lugar, na con­cor­rên­cia pela audiên­cia com as grandes redes com­er­ci­ais de comu­ni­cação.

Em 2024, a parce­ria com as emis­so­ras da Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca (RNCP) pos­si­bil­i­tou o aces­so à pro­gra­mação da TV Brasil de mais de 128 mil­hões de cidadãos. Atual­mente, a RNCP con­ta com a oper­ação 126 afil­i­adas de tele­visão e 162 ger­ado­ras de rádio, em todo o ter­ritório nacional.

Para o dire­tor-pres­i­dente da EBC, Jean Lima, a TV Brasil, como emis­so­ra públi­ca, cumpre funções que as out­ras emis­so­ras, por inter­esse com­er­cial, por vezes, não cumprem. “A TV Brasil é um patrimônio do povo brasileiro, que tem a mis­são de infor­mar e prestar um serviço públi­co para mostrar nos­sa iden­ti­dade, cul­tura e a nos­sa plu­ral­i­dade. E tem tam­bém o papel de levar para o cidadão infor­mação de qual­i­dade e con­teú­do cul­tur­al”.

“O papel da TV Brasil é infor­mar, levar con­teú­do de qual­i­dade e, tam­bém, entreten­i­men­to e cul­tura e aces­so à infor­mação”, declar­ou o dire­tor-pres­i­dente da EBC, Jean Lima.

Desafios

Brasília, 02/12/2024 - II Encontro da Rede Nacional de Comunicação . O presidente da EBC, Jean Lima na comemoração dos 17 anos da TV Brasil. Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Repro­dução: Brasília, 02/12/2024 — II Encon­tro da Rede Nacional de Comu­ni­cação . O pres­i­dente da EBC, Jean Lima na comem­o­ração dos 17 anos da TV Brasil. Foto: Wil­son Dias/ Agên­cia Brasil — Wil­son Dias/Agência Brasil

Em entre­vista à reportagem da TV Brasil, o dire­tor-pres­i­dente da EBC adiantou que a emis­so­ra terá mais inves­ti­men­tos nos con­teú­dos nacional e region­al; no audio­vi­su­al brasileiro; no esporte, com destaque ao fute­bol fem­i­ni­no; no entreten­i­men­to e na pro­dução cul­tur­al, e sobre­tu­do, no for­t­alec­i­men­to do jor­nal­is­mo, que detém a infor­mação cotid­i­ana necessária para ser lev­a­da à pop­u­lação brasileira e que tem papel rel­e­vante no com­bate às fak­e­news.

Jean Lima ressaltou que inves­ti­men­tos estão sendo feitos na pro­dução de con­teú­do audio­vi­su­al nacional do canal de comu­ni­cação. “A EBC lançou o edi­tal históri­co com mais de R$ 110 mil­hões de inves­ti­men­to no audio­vi­su­al em sete eixos de atu­ação, que envolvem a pro­gra­mação infan­to-juve­nil, infan­til, as séries sobre natureza, sobre o meio ambi­ente, sobre culinária. A ideia tam­bém é pro­duzir uma nov­ela, que temos os dire­itos da escrito­ra Janete Clair, do que era uma radionov­ela da Rádio Nacional”.

Projeções

Para 2025, o pres­i­dente da EBC pro­je­ta que a emis­so­ra públi­ca será pro­tag­o­nista na cober­tu­ra de dois even­tos inter­na­cionais, a exem­p­lo do que ocor­reu nas trans­mis­sões de ima­gens do G20, no Rio de Janeiro, em novem­bro. No próx­i­mo ano, o Brasil assumirá a presidên­cia do Brics, blo­co orig­i­nar­i­a­mente for­ma­do por Brasil, Rús­sia, Índia, Chi­na e África do Sul, e que foi ampli­a­do pela par­tic­i­pação de Arábia Sau­di­ta, Irã, Emi­ra­dos Árabes Unidos, Egi­to e Etiópia.

O Brasil sedi­ará, tam­bém, a Con­fer­ên­cia das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáti­cas de 2025, a COP 30, em Belém do Pará, em novem­bro, “Pre­tendemos ser a emis­so­ra sede nestes dois even­tos para trans­mi­tir para todo mun­do o que é de suma importân­cia para o debate sobre o for­t­alec­i­men­to do mul­ti­lat­er­al­is­mo e, tam­bém, para dis­cu­tir um mun­do mais jus­to e sus­ten­táv­el.”

Jornalismo

A dire­to­ra de Jor­nal­is­mo da EBC, Cid­in­ha Matos, desta­ca o for­t­alec­i­men­to do jor­nal­is­mo da comu­ni­cação públi­ca na TV Brasil e o cresci­men­to da par­tic­i­pação de emis­so­ras da Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca com con­teú­dos que val­orizam a diver­si­dade region­al e cul­tur­al.

“Nos­so jor­nal­is­mo tem con­quis­ta­do relevân­cia e cred­i­bil­i­dade. Cresce­mos em audiên­cia, em par­tic­i­pação nos grandes debates, e esta­mos cada dia mais empen­hados em levar infor­mação de qual­i­dade, com respon­s­abil­i­dade e prestação de serviço aos nos­sos tele­spec­ta­dores”.

Brasília (DF) 06-04-2023 - Por dentro da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estúdio 01 transmitindo ao vivo o programa Repórter DF, detalhe da tradutora de libras durante transmissão (e). Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília (DF) 06-04-2023 — Por den­tro da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC), Foto: Joéd­son Alves/Agência Brasil

Destaques

A dire­to­ra de Con­teú­do e Pro­gra­mação da EBC, Anto­nia Pel­le­gri­no, enfa­ti­zou o papel da TV Brasil de ser a mídia brasileira que ofer­ece uma pro­gra­mação de qual­i­dade e diver­si­fi­ca­da, que dialo­ga com a diver­si­dade da pop­u­lação brasileira, e que tem foco na cul­tura, edu­cação e infor­mação.

“É muito impor­tante que a gente con­si­ga acol­her toda a diver­si­dade da pop­u­lação brasileira, em uma grade que seja diver­sa e que tra­ga tam­bém a region­al­i­dade. É impor­tante que essas pes­soas se recon­heçam na TV Brasil, na TV públi­ca.”

 “É impor­tante falar da cul­tura brasileira e que a TV Brasil seja um veícu­lo do audio­vi­su­al brasileiro, da pro­dução inde­pen­dente brasileira. Nós temos hoje uma ampla prateleira de con­teú­dos brasileiros [na pro­gra­mação da emis­so­ra], afir­mou a dire­to­ra de Con­teú­do e Pro­gra­mação da EBC, Anto­nia Pel­le­gri­no.

Pel­le­gri­no declar­ou que os destaques da emis­so­ra públi­ca são a TV Brasil Ani­ma­da, a úni­ca pro­gra­mação de uma TV aber­ta, em nív­el nacional volta­da às cri­anças, além do jor­nal­is­mo esporti­vo, das trans­mis­sões de par­tidas de fute­bol fem­i­ni­no, da telen­ov­ela e dos pro­gra­mas já con­sol­i­da­dos na grade deste meio de comu­ni­cação, o Sem Cen­sura, com a apre­sen­ta­do­ra Cis­sa Guimarães; Dan­do a Real com Demori, apre­sen­ta­do pelo jor­nal­ista Lean­dro Demori.

A dire­to­ra adiantou as novi­dades da pro­gra­mação da TV Brasil, a par­tir da próx­i­ma sem­ana: a nova tem­po­ra­da do pro­gra­ma Sam­ba na Gam­boa, sob coman­do da can­to­ra e com­pos­i­to­ra Tere­sa Cristi­na, e o pro­gra­ma de culinária Xodó de Coz­in­ha, que será apre­sen­ta­do pela fun­dado­ra do pro­je­to Favela Orgâni­ca, Regi­na Tchelly.

Redes sociais

TV Brasil tam­bém se desta­cou como a insti­tu­ição fed­er­al com maior enga­ja­men­to nas redes soci­ais. De acor­do com lev­an­ta­men­to da Fun­dação Getúlio Var­gas (FGV), que anal­isou 136 insti­tu­ições fed­erais, a emis­so­ra se con­soli­dou como o prin­ci­pal meio de comu­ni­cação públi­ca dig­i­tal do país.

De acor­do com a dire­to­ra Anto­nia Pel­le­gri­no, esse resul­ta­do foi alcança­do a par­tir da cri­ação de con­teú­dos exclu­sivos e escol­has acer­tadas do que vai ao ar, e da capaci­dade da TV públi­ca de esta­b­ele­cer um diál­o­go com seu públi­co.

“Pre­cisamos pen­sar que a audiên­cia não é medi­da ape­nas pelos números das pes­soas que assis­tem pela tele­visão. Há pes­soas que nos assis­tem por platafor­mas, pelas redes soci­ais. Existe uma múlti­pla var­iedade de meios para se aces­sar o con­teú­do da TV Brasil”.

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