...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Meios de comunicação / TV Brasil estreia novela A Escrava Isaura nesta quarta

TV Brasil estreia novela A Escrava Isaura nesta quarta

Repro­dução TV Brasil

Produção de dramaturgia ganha exibição em novo horário às 20h


Pub­li­ca­do em 10/01/2022 — 07:00 Por EBC — Brasília

Suces­so da tele­dra­matur­gia nacional e inter­na­cional, a nov­ela A Escra­va Isaura estreia na pro­gra­mação da TV Brasil a par­tir des­ta quar­ta (12), às 20h. A pro­dução vai ao ar na telin­ha da emis­so­ra públi­ca, de segun­da a sába­do, sem­pre no mes­mo horário. A tra­ma estreia no canal após a reper­cussão pos­i­ti­va da nov­ela Os Dez Man­da­men­tos, obra que elevou a audiên­cia da TV Brasil. As emoções dos últi­mos capí­tu­los e o des­fe­cho da saga de Moisés são mostra­dos nes­ta segun­da e terça-feira, às 20h30.

Recon­heci­da pela críti­ca e pelo públi­co por abor­dar temas que retratam parte da história do país, A Escra­va Isaura é basea­da no romance homôn­i­mo escrito por Bernar­do Guimarães, em 1875. Com tex­to de Tia­go San­ti­a­go e Ana­maria Nunes, a nov­ela tem direção-ger­al de Her­val Rossano. O dire­tor de Con­teú­do e Pro­gra­mação da EBC, Denil­son Morales, ressalta que a exibição de A Escra­va Isaura vai ao encon­tro da mis­são da EBC de fomen­tar a cul­tura. “A nova atração tam­bém reforça um dos pilares da empre­sa, que é o de for­t­ale­cer a val­orizar as pro­duções nacionais”.

Morales con­ta tam­bém que o Comitê de Pro­gra­mação e Rede da EBC sele­cio­nou a nov­ela entre diver­sos con­teú­dos prospec­ta­dos por se tratar de um remake, grava­do em 2004, de uma das nov­e­las de maior suces­so da tele­visão brasileira e mundi­al, que em out­ubro de 2021 com­ple­tou 45 anos des­de a estreia. “Esse é um dos motivos pelo qual a história nar­ra­da tor­na-se atra­ti­va para o tele­spec­ta­dor. Vale lem­brar que a primeira ver­são da nov­ela é de 1976 e foi ven­di­da para mais de 80 país­es, sendo o primeiro grande suces­so mundi­al da Rede Globo de Tele­visão”.

Com 167 episó­dios de aprox­i­mada­mente 45 min­u­tos de duração por capí­tu­lo, a tra­ma prin­ci­pal acom­pan­ha os desafios vivi­dos pela escra­va Isaura, inter­pre­ta­da por Bian­ca Rinal­di, sobre os des­man­dos de Leôn­cio, papel de Leopol­do Pacheco. Théo Beck­er, como o abo­l­i­cionista Álvaro, e Rena­ta Dominguez, como a cru­el Bran­ca, tam­bém são pro­tag­o­nistas. A nov­ela ain­da tem a atu­ação de nomes con­heci­dos da dra­matur­gia brasileira como Patrí­cia França, Mayara Magri, Jack­son Antunes, Maria Ribeiro, Caio Jun­queira, Gabriel Gracin­do, Paulo Figueire­do e Ewer­ton de Cas­tro.

Os vet­er­a­nos Rubens de Fal­co e Nor­ma Blum fazem par­tic­i­pações espe­ci­ais no iní­cio da tra­ma após serem pro­tag­o­nistas na ver­são de 1976 da nov­ela. O galã ficou con­heci­do inter­na­cional­mente como o vilão Leôn­cio e retor­na para inter­pre­tar o Comen­dador Almei­da, pai do per­son­agem. Já Nor­ma Blum fez Malv­ina, casa­da com Leôn­cio, na primeira obra e ago­ra vive Gertrudes, madrin­ha de Isaura.

Gesto­ra da TV Brasil, a Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) adquir­iu os dire­itos de exibição do clás­si­co. O con­tra­to de licen­ci­a­men­to per­mite exibir a nov­ela pela emis­so­ra, pelas afil­i­adas da Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca (RNCP), pela TV Brasil Web e pelo aplica­ti­vo TV Brasil Play.

TV Brasil tam­bém terá out­ras novi­dades ao lon­go da pro­gra­mação de 2022, mais uma telen­ov­ela está em fase final de nego­ci­ação.

Conflito da trama

O enre­do mostra a roti­na da jovem Isaura (Bian­ca Rinal­di), órfã que enfrenta muitos sofri­men­tos até encon­trar a feli­ci­dade. Sua mãe era mula­ta e foi muca­ma na fazen­da onde ela nasceu e viveu. Isaura sem­pre rece­beu amparo de Gertru­dres (Nor­ma Blum), sua sen­ho­ra, como se fos­se uma fil­ha, mas foi despreza­da pelo seu sen­hor, o Comen­dador Almei­da.

Muito dócil, o son­ho de Isaura sem­pre foi con­quis­tar sua liber­dade. No entan­to, no cam­in­ho surge Leôn­cio, o úni­co fil­ho do Comen­dador Almei­da. Total­mente desprovi­do de caráter para con­quis­tar Isaura, Leôn­cio comete atro­ci­dades com Isaura que foge e assume out­ra iden­ti­dade.

Numa chá­cara per­to de São Paulo, Isaura vive um novo amor com o abo­l­i­cionista Álvaro, mas é des­mas­cara­da. Ela vol­ta a sofr­er nas mãos de Leôn­cio e de out­ras par­ceiras no crime. Revi­ra­voltas na tra­ma pro­por­cionam emoções para a pro­tag­o­nista.

A tra­ma desta­ca a luta dos escravos pela liber­dade, exibindo o começo dos movi­men­tos abo­l­i­cionistas, mostram o cotid­i­ano das sen­za­las e desta­ca as crenças, as danças e os rit­u­ais dos negros foram muito bem repro­duzi­das.

Ficha Técnica

País: Brasil
Ano: 2004, 2005.
Gênero: romance, dra­ma
Autores: Tia­go San­ti­a­go e Ana­maria Nunes
Colab­o­ração: Altenir Sil­va
Roteiro final: Tia­go San­ti­a­go
Direção: Her­val Rossano e Emílio Di Biasi
Direção-Ger­al: Her­val Rossano
Elen­co: Bian­ca Rinal­di, Leopol­do Pacheco, Théo Beck­er, Rena­ta Dominguez, Patrí­cia França, Mayara Magri, Jack­son Antunes, Maria Ribeiro, Caio Jun­queira, Gabriel Gracin­do, Paulo Figueire­do, Ewer­ton de Cas­tro, Jonas Mel­lo, Déo Garcez, Fer­nan­da Nobre, André Fusko, Lugui Pal­hares, Miri­am Mehler, Sílvia Ban­deira, Aldine Müller, Odilon Wag­n­er, Chi­ca Lopes, Ivan de Almei­da, Fábio Jun­queira, Maria Cláu­dia, Daniela Duarte, Lígia Fagun­des, Thaís Lima, Rômu­lo Del­duque, Cláu­dio Curi, Rodri­go Zanar­di, Daniel Alvim, Bár­bara Gar­cia, Chris­to­vam Neto.
Clas­si­fi­cação Indica­ti­va: 12 anos

#VemVer

A pro­gra­mação de verão da TV Brasil traz novi­dades para a grade da emis­so­ra. Além da nov­ela A Escra­va Isaura, o canal apre­sen­ta atrações inédi­tas para públi­cos de todas as idades. A garo­ta­da vai se diver­tir com o pro­gra­ma de receitas diver­tidas Tem Cri­ança na Coz­in­ha e as séries infan­to­ju­ve­nis Buga­dos D.P.A. — Dete­tives do Pré­dio Azul.

Destaques tam­bém para pro­dução de dra­matur­gia como os filmes da coleção da trupe de humoris­tas Os Tra­pal­hões, a históri­ca série brasileira Águias de Fogo e o clás­si­co inter­na­cional Guer­ra e Paz. Out­ra atração é o musi­cal e culinário Can­to e Sabor do Brasil. Con­fi­ra essas e out­ras atrações na TV, tablet ou celu­lar sin­toniza­dos na TV Brasil.

Ao vivo e on demand

Acom­pan­he a pro­gra­mação da TV Brasil pelo canal aber­to, TV por assi­natu­ra e parabóli­ca. Sin­tonize: tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus pro­gra­mas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site play.ebc.com.br ou por aplica­ti­vo no smart­phone. O app pode ser baix­a­do gra­tuita­mente e está disponív­el para Android e iOS. Assista tam­bém pela WebTV: tvbrasil.ebc.com.br/ webtv.

Serviço:

A Escra­va Isaura, na TV Brasil
Estreia: quar­ta-feira (12/1), às 20h
Exibição: segun­da a sába­do às 20h, com reap­re­sen­tação à 0h45

Face­book – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twit­ter – https://twitter.com/TVBrasil
Insta­gram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
Tik­Tok – https://www.tiktok.com/@tv.brasil

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira

Prêmio está estimado em R$ 30 milhões Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 17/03/2025 — 07:44 Brasília …