...
quarta-feira ,30 abril 2025
Home / Meios de comunicação / TV Brasil homenageia ator Luis Gustavo com filme Casinha Pequenina

TV Brasil homenageia ator Luis Gustavo com filme Casinha Pequenina

Repro­dução: © TV Brasil

Comédia de Mazzaropi com Tarcísio Meira vai ao ar hoje, no Cine Retrô


Pub­li­ca­do em 21/09/2021 — 07:00 Por EBC — Brasília

TV Brasil apre­sen­ta hoje (21), em trib­u­to ao ator Luis Gus­ta­vo — que fale­ceu neste domin­go (19) -, o clás­si­co Cas­in­ha Pequen­i­na, de 1963. O filme será exibido no Cine Retrô, às 22h30, e hom­e­nageia o ator de 87 anos que inter­pre­tou o per­son­agem Ben­to no clás­si­co.

Em sua tra­jetória, Luis Gus­ta­vo atu­ou em papéis mem­o­ráveis na dra­matur­gia que são refer­ên­cia na história da tele­visão brasileira. Entre os prin­ci­pais, o pro­tag­o­nista Beto Rock­feller na nov­ela homôn­i­ma de 1968, pro­dução da TV Tupi que rev­olu­cio­nou a lin­guagem tele­vi­si­va.

Luis Gus­ta­vo tam­bém é lem­bra­do por papéis cômi­cos. Ele fez o atra­pal­ha­do dete­tive Mario Fofo­ca, na tra­ma de Elas por Elas (1982); o diver­tido estilista Vic­tor Valen­tim, na primeira ver­são de Ti Ti Ti (1985); e o ine­scrupu­loso radi­al­ista Juca Pira­ma, em O Sal­vador da Pátria (1989).

Out­ro per­son­agem muito queri­do pelo públi­co e pre­sente na memória dos fãs é o tio Vavá, do humorís­ti­co Sai de Baixo (1996 a 2002). Cri­ador do sit­com ao lado do dire­tor Daniel Fil­ho, Luis Gus­ta­vo fez rir com o patri­ar­ca da família e síndi­co do fic­tí­cio con­domínio no Largo do Arouche, em São Paulo.

Nat­ur­al de Gotem­bur­go, na Sué­cia, Luis Gus­ta­vo era fil­ho de um diplo­ma­ta espan­hol e veio para o Brasil ain­da na infân­cia. Cun­hado do autor de nov­e­las Cas­siano Gabus Mendes, pio­neiro da tele­visão brasileira, o hom­e­nagea­do da emis­so­ra públi­ca ini­ciou a car­reira na extin­ta TV Tupi.

Com caris­ma e per­son­al­i­dade, o pre­mi­a­do artista atu­ou em mais de 50 pro­duções nas telin­has, fez filmes e tam­bém peças de teatro. Ele era tio dos tam­bém atores Tato Gabus Mendes e Cás­sio Gabus Mendes. Luis Gus­ta­vo trata­va um câncer des­de 2018 e fale­ceu em Ati­ba­ia, cidade paulista onde residia há anos.

Início da trajetória nas telonas

Con­sid­er­a­da a obra-pri­ma do humorista Amá­cio Maz­zaropi, a comé­dia Cas­in­ha Pequen­i­na tem o tér­mi­no da escravidão como pano de fun­do e mostra a luta con­tra os inter­ess­es de sen­hores de engen­ho. O lon­ga é um dos maiores suces­sos da fil­mo­grafia do ator e dire­tor ao lado de Jeca Tatu, de 1959.

Em iní­cio de car­reira, no segun­do filme após uma pon­ta em O Sobra­do (1956), o ator Luis Gus­ta­vo inter­pre­ta o per­son­agem Ben­to, ami­go do pro­tag­o­nista Nestor — papel do então estre­ante nas telonas Tar­cí­sio Meira. O galã viveu o fil­ho do casal Chico e Fifi­ca, respec­ti­va­mente, Amá­cio Maz­zaropi e Geny Pra­do. Eles tra­bal­ham para o fazen­deiro Coro­nel Pedro (Rober­to Duval).

O rico pro­du­tor rur­al escrav­ista envolve seu humilde empre­ga­do em uma tramoia. O colono de bom coração e sua família são coagi­dos em uma farsa para o patrão se livrar de duas mul­heres que o chan­tageiam por causa de um assas­si­na­to do pas­sa­do. Ape­sar do plano, o fil­ho do colono se encan­ta por uma das mul­heres e não acred­i­ta nas acusações que seu ami­go ten­ta esclare­cer.

Ficha téc­ni­ca
País: Brasil
Ano: 1963
Gênero: comé­dia
Direção: Glau­co Mirko Lau­rel­li
Elen­co: Amá­cio Maz­zaropi, Geny Pra­do, Rober­to Duval, Tar­cí­sio Meira, Edgard Fran­co, Astrogildo Fil­ho, Guy Loup, Luis Gus­ta­vo, Marly Mar­ley, Mari­na Freire e Ingrid Tobias.
Duração: 95 min
Clas­si­fi­cação: Livre
Serviço: Cine Retrô // Cas­in­ha Pequen­i­na
» Terça-feira, 21 de setem­bro, às 22h30
» Quar­ta-feira, 22 de setem­bro, às 3h45
LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

CPI das Bets prende empresário por falso testemunho no Senado

Daniel Pardim não convenceu senadores ao negar que conhecia sócia Lucas Pordeus León – Repórter …